quinta-feira, 31 de maio de 2007

A Varanda das Gardénias


A sugestão de leitura para esta edição apresenta o romance A Varanda das Gardénias, publicado pela DIFEL e destacado pela Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior durante a exposição «Cores, Sabores e Odores na Literatura» que decorre durante esta semana.
Varanda das Gardénias é da autoria de Sandra Sabanero, escritora mexicana, autora de outros dois romances La Alcaldesa e A Boda Mexicana, este último também editado pela DIFEL. Este romance narra a história da família Dominguéz, onde os laços do amor e da lealdade nunca são quebrados, nem mesmo quando os seus membros se vêem confrontados com a morte injusta do chefe de família e têm de viver afastados. Os filhos do casal Domingues seguem percursos diferentes: Ezequiel, o filho adoptivo, afasta-se para paradeiro incerto fugindo ao preconceito e à maldade que o ameaçam; Rebeca, a filha, muda-se para Lugarana, para prosseguir os seus estudos. Ela é obrigada a viver na mansão da família de seu pai, na companhia da sua déspota e ressequida tia. Aí, numa varanda repleta de gardénias, cujo odor primeiro amor de sua vida, amor logrado pelos preconceitos sociais e culturais.
Quando a família de Rebeca se volta a reunir, os seus membros estão marcados por anos de sofrimentos. É o forte amor que nutrem uns pelos outros que os ajuda a manter-se à tona. È nesse momento que Rebeca decide
travar uma pugna árdua pela justiça, pela verdade e pela reposição da honra do seu pai e da sua família. No entanto, os homens poderosos contra os quais Rebeca vai confrontar-se estão instalados numa impunidade propiciada por uma sociedade indulgente e empobrecida, de gente enfraquecida por décadas de opressão e terror. Durante essa luta, Rebeca reencontra Patrick, o seu amor perdido nos desencontros da juventude. O amor que os uniu uma vez ressurge, mas será que tem força suficiente para ultrapassar as barreiras que o limitaram no passado, ao mesmo tempo que a sua vida corre perigo?... O odor das gardénias da varanda da sua juventude paira sobre Rebeca enquanto se confronta com as decisões que tem de tomar.
Um livro para conhecer melhor a teia social mexicana, mas também para valorizar o que a vida pode dar de melhor: o amor e a família. Este livro está disponível na Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior.

Professora Carla Correia


terça-feira, 29 de maio de 2007

Dia Mundial do Ambiente e a Ecologia de José Jorge Letria


O “Dia Mundial do Ambiente” comemora-se no dia 5 de Junho. Nos últimos anos têm-se intensificado esforços no sentido do respeito pelo meio ambiente. «A Ecologia Explicada aos Jovens…e aos Outros» de José Jorge Letria, apela ao respeito pela natureza, através de um diálogo entre pai e filho. A acção de defesa do ambiente, pode começar em nós, desencadeando acções que podem contribuir para o equilíbrio ambiental. Os últimos capítulos são dedicados a número e factos sobre o consumo de recursos terminando com conselhos sobre a redução do lixo e a poupança de energia. Um livro de 2003, mas actualizado do ponto de vista da atitude face ao ambiente.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

A BescMag de Abril já está on-line

Destaque: on-line a BescMag de Abril de 2007!

terça-feira, 8 de maio de 2007

A PROFECIA CLESTINA


Se as coincidências não são mero acaso, então aproveitando a recente estreia do filme A Profecia Celestina em Portugal, a BE destaca o conhecido best-seller do sociólogo James Redfield, marco fundamental para quem se interessa por questões metafísicas.

Laurinda Alves na sua recensão crítica sobre A Profecia Celestina apresenta-nos o autor e o livro:
Mundialmente conhecido pelos seus escritos sobre a vida espiritual e as relações entre a experiência do dia-a-dia e a dimensão sagrada do Universo, (…) A partir da sua publicação em 1994, este livro foi um dos mais vendidos em todo o mundo, tendo sido traduzido em quase todas as línguas. O fenómeno manteve-se ao longo da década de 90 e durante três anos consecutivos o livro esteve na lista de best-sellers do conceituado New York Times.

Um antigo manuscrito composto por nove revelações, cujo teor ameaça as altas esferas governamentais e religiosas do mundo, é encontrado no Peru.
Num singular processo de crescimento interior baseado em coincidências, a cada revelação, o narrador é desafiado a participar numa demanda pela verdade espiritual deparando-se com uma nova consciência que está a emergir no mundo. Também o leitor, inevitavelmente atraído por este enredo, vai transportando essas mesmas revelações para a sua própria vida e caminhada espiritual, construindo uma nova compreensão da humanidade, daí tornando-se, positivamente, um “co-criador” do seu futuro, vivendo o seu “despertar espiritual” com consciência e responsabilidade.
É frequente ficarmos ainda mais despertos para as “coincidências” que permeiam a nossa vida, ao ler este livro.

A não perder esta coincidência: já disponível na BE!

Teresa Branco