segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Astérix – A Zaragata


A aldeia gaulesa aparece, cada vez mais, como um «personagem» de pleno direito nas aventuras de Astérix, e os meios utilizados por César para se livrar desta bolsa de resistência tornam-se cada vez mais perniciosos. Desta vez, envia para a aldeia um «vírus» romano capaz de semear a discórdia por toda a parte, quebrando assim a habitual harmonia que reina entre os seus habitantes e seguindo o lema “dividir para reinar”.

Autor: Albert Uderzo, René Goscinny
Colecção: Astérix
Editora: ASA
Formato: Grande Formato

BD - O motivo da minha visita à Biblioteca Escolar!

Faço muitas visitas à Biblioteca, sobretudo para ler Banda Desenhada. Gosto deste género porque mostram cada acção das personagens, as decisões, as novas personagens. Adoro o”Tintin”, “Blake e Mortimore” mas, principalmente “Astérix e Obelix”. É uma óptima forma de passar a hora de almoço…

Luís António -7ºA

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

SÉTIMO SELO – JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS


O escritor José Rodrigues dos Santos conta mais uma vez as aventuras de um Professor Universitário de História, o Professor Noronha, com um novo mistério.

A história gira à volta de uma morte e de um desaparecimento misterioso de individualidades ligadas à ciência. Cabe ao Professor Noronha seguir pistas e procurar respostas que inevitavelmente o levam a sair de Portugal em direcção a terras longínquas como a Sibéria e a Austrália. No meio destas viagens e de muitos perigos, lançam-se questões pertinentes relacionadas com o degelo das calotes polares, as alterações climáticas, o aumento do preço do petróleo, as reservas de petróleo existentes no globo e as possíveis energias alternativas. Ao longo do livro, uma poderosa organização internacional procura a todo custo apagar alguns elementos indesejáveis, que podem por em causa os lucros elevados da indústria petrolífera ao inventarem uma fonte de energia alternativa. Alguns cientistas sobreviventes, especialistas em diferentes áreas, contam com a ajuda do Professor Noronha. Não sendo o tema principal do livro, o autor aborda uma outra problemática preocupante para a nossa sociedade, a velhice e a ida dos idosos para os lares.

Vicente Costa (Prof. de História)

A Volta ao Mundo em 80 dias…

A primeira ideia que me ocorre sobre Júlio Verne é o facto de ser um visionário para a altura em que viveu. A propósito do Concurso Nacional de Leitura recordei a volta ao Mundo em 80 dias. Obra adaptada diversas vezes ao cinema foi um prazer reler Júlio Verne e recordar outras tantas obras tais como: Vinte mil léguas submarinas, Viagem ao centro da Terra ou o Castelo dos Cárpatos.

Phileas Foog era uma personagem enigmática, rico, elegante, um verdadeiro gentleman, membro do Reform Club. No dia 2 de Outubro, em companhia dos membros do Reform Club, aposta fazer a volta ao mundo em 80 dias, com base num artigo do jornal que demonstrava ser possível cumprir tal façanha. O recém-contratado Passpartout é de repente confrontado com uma viagem, ele que queria uma vida calma e por isso aceitou trabalhar para Phileas Foog. As apostas sucedem-se a um ritmo alucinante e a viagem é assombrada pelo roubo do Banco de Inglaterra.

Uma aventura geográfica…acompanhada das ilustrações originais…para voltar aos clássicos…

------------

Saber mais sobre Júlio Verne em: http://jverneportugal.no.sapo.pt/index.htm

Autor: Júlio Verne

Colecção: Júlio Verne, nº 4

Editora: Livros do Brasil

Ano de Edição 2005

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

A BescMag de Janeiro já está on-line

Destaque: on-line a a BescMag de Novembro - ver frente >> ver verso >>

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

A FÓRMULA DE DEUS

Uma conversa entre o 1.º Ministro israelita Ben Gurion e o Grande Físico Albert Einstein captada nos anos cinquenta do século passado pela CIA serve de pano de fundo a mais uma aventura do historiador e Criptololgista Tomás Noronha na demanda da prova científica da existência de Deus.

Esta questão é colocada na sequência do manuscrito Göttsformel de autoria de Albert Einstein ter caído em mão iranianas, tendo esse facto constituído uma ameaça para a segurança ocidental, particularmente dos Estado Unidos, por, supostamente, poder conter, sob uma cifra, a fórmula para desenvolvimento e produção de uma arma de destruição maciça de baixo custo.

Tomás é contratado pela CIA e pelo Irão, como criptologista insuspeito para ambas as partes, a partir do Irão sofre uma série de aventuras desagradáveis e algumas agradáveis.

De realçar a extraordinário viagem pelo mundo da física para onde somos transportados por José Rodrigues dos Santos para procurar a prova científica da existência de Deus.

E se Deus estiver por trás de tudo?

Ricardo Simões

CODEX 632


Qual a naturalidade de Cristóvão Colombo? Português, Espanhol ou Genovês, é este enigma e todo o conjunto de interesses relacionados que José Rodrigues dos Santos procurar desvendar num romance com profunda investigação histórica, utilizando a personagem de Tomás Noronha, um Historiador Criptologista de Universidade Nova de Lisboa para completar a soldo de uma fundação americana o trabalho de historiador decano que morre no início do romance.

Assim, o trabalho de Tomás é feito partir de uma cifra deixada pelo defunto historiador, sendo que, a partir dai, uma série de acontecimento sucedem-se a uma velocidade vertiginosa, a nível pessoal e profissional tendo sempre como fio condutor a busca do que está escondido pela cifra, que permitirá criar as condições para desvendar o mistério da origem de Colombo, percorrendo toda giesta da patilha do mundo entre Portugal e Espanha, enquadrados com mestria e clareza por José Rodrigues dos Santos.


Ricardo Simões