segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Feira do Livro

Como já vem sendo tradição, na Escola Secundária de Campo Maior, todos os anos se realiza uma ou várias feiras do livro. A primeira feira costuma realizar-se durante o primeiro período; também é tradição estas feiras contarem com uma temática - a feira deste ano contou com a temática do Cinema.
Assim, toda a biblioteca, como a sala onde foi feita a própria Feira do Livro, foram decoradas com o tema alusivo ao cinema e com os livros “obras” que foram posteriormente levados ao cinema.
A Inauguração da Feira do Livro aconteceu no dia 18 de novembro, pelas 19.30h, na Escola Secundária de Campo Maior, sendo aberta a toda a comunidade escolar.
 A animação foi a cargo da Associação de Estudantes e teve a colaboração da turma 12.º D (alunas do secretariado). Contou com um pequeno bufê, onde puderam conviver professores, alunos e encarregados de educação e onde a conversa foi sempre animada e à volta de temas de livros e filmes. Mais tarde, o presidente da associação de estudantes cortou a fita da feira propiamente dita, dando o toque descontraído e juvenil ao ato.
É de referir a colaboração da professora Cristina Azinhais e do professor Fernando Antunes, que durante todo o serão esteve a projetar filmes a preto e branco da cinematografia portuguesa dos anos 50 e 60 no átrio da escola. A colaboração da professora Dália e da professora Ascensão, cujas participações possibilitaram a inauguração, mas também asseguraram que a Feira do Livro estivesse sempre aberta durante todos os dias, sem interrupções nas horas de almoço.
Nessa noite venderam-se alguns livros, nos dias posteriores a adesão à feira foi notável, desde professores, alunos do secundário, passando pelos alunos do 1º ciclo, cinco turmas da Escola da Cooperativa e três turmas da Escola da Avenida. Todos os alunos tiveram oportunidade de verem e manusearem os livros infantis. Fizeram pequenas atividades, alguns alunos leram pequenas Histórias e pintaram desenhos alusivos ao cinema.
Os alunos das NEE visitaram, por diversas vezes, a feira onde participaram ativamente, quer na leitura feita pela professora Genoveva, quer fazendo perguntas e dando respostas às perguntas que lhe eram colocadas, quer pintando imagens alusivas ao cinema.
Maria José Carola Amaral

Sem comentários: