sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

#27 de outubro - Dia das Bibliotecas Escolares

Durante todo o mês de outubro esteve patente na Biblioteca Escolar a exposição “ Mês internacional da Biblioteca Escolar – A Tua Biblioteca escolar: um mapa de ideias”.
A comemoração do dia 27 de outubro, dia internacional das Bibliotecas, foi realizada em parceria pelas bibliotecas escolares do agrupamento e decorreu na biblioteca escolar da escola secundária.
A sessão principiou com a leitura de um texto de uma aluna do segundo ciclo, Oriana Silva, no qual testemunhava a relevância da leitura para todos os jovens.
A professora Alexandra Lopes leu um texto de Jorge Luís Borges sobre a importância dos livros como geradores de memória criativa. Depois, todos os presentes leram em voz alta várias citações de atribuídas a escritores de renome que assim atestavam o seu amor pelos livros e pela leitura. Para além dos alunos do ensino secundário, contámos com a presença e a participação ativa de alguns professores, como foi o caso da professora Paula Fevereiro e do professor Pedro Reis.
          Em seguida, as duas professoras bibliotecárias lançaram o projeto “Vamos dar a ler”, em parceria com o Centro Educativo Alice Nabeiro, que visa a angariação de livros para equipar bibliotecas de instituições de solidariedade social.
Por último, o professor Carlos Pepê do Centro Educativo Alice Nabeiro apresentou o livro da sua autoria A Porta dos Segredos, uma história dedicada ao seu avô Gaspar e a todos os avós que ajudaram os netos a crescer. Este livro recentemente publicado emocionou todos os presentes, desde alunos a funcionários e professores. Campomaiorenses ou não, todos se reviram na história de uma criança que descobre pela primeira vez as Festas do Povo, comemoração entranhada na vida de cada habitante desta vila. 
Maria José Amaral

Sem comentários: