Mostrar mensagens com a etiqueta em destaque. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta em destaque. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Mia Couto foi o vencedor do Prémio Luís de Camões

Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi jornalista e professor, e é, atualmente, biólogo e escritor. Está traduzido em diversas línguas. Entre outros prémios e distinções (de que se destaca a nomeação, por um júri criado para o efeito pela Feira Internacional do Livro do Zimbabwe, de Terra Sonâmbula como um dos doze melhores livros africanos do século xx), foi galardoado, pelo conjunto da sua já vasta obra, com o Prémio Vergílio Ferreira 1999 e com o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007. Ainda em 2007 Mia foi distinguido com o Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura pelo seu romance O Outro Pé da Sereia. Jesusalém, o seu último romance, foi considerado um dos 20 livros de ficção mais importantes da «rentrée» literária francesa por um júri da estação radiofónica France Culture e da revista Télérama. Em 2011 venceu o Prémio Eduardo Lourenço, que se destina a premiar o forte contributo de Mia Couto para o desenvolvimento da língua portuguesa. A Confissão da Leoa é o seu mais recente livro. Galardoado com o Prémio Camões 2013.
 Fonte: www.wook.pt

Outros livros   >>>

sexta-feira, 22 de março de 2013

José Fanha & João Fanha em Campo Maior, na abertura da Semana da Leitura …

Os workshops de escrita criativa e ilustração fizeram parte do projeto deste ano, pelo que convidámos o escritor José Fanha e o ilustrador João Fanha para desenvolverem actividades com os nossos alunos. As opiniões de alunos e docentes foram unanimes: o contato com escritores e ilustradores é um privilégio. 

«Durantes as várias sessões de pintura e escrita criativa e as palestras realizadas no Centro Cultural de Campo Maior, os nossos alunos escreveram, pintaram e refletiram sobre a importância do pensamento artístico e crítico para o desenvolvimento pleno do ser humano.
O contacto com o mundo artístico e criativo é uma fonte importante de um tipo de conhecimento que nem sempre está disponível aos nossos jovens e que pode vir a ser ferramenta muito útil como veículo de apropriação de valores, sentimentos e pensamento crítico.»
Carla Correia, professora de português.

Na opinião da professora Helena Saldanha:

«A leitura e a escrita são motores de desenvolvimento cognitivo e pessoal, pois alicerçam competências no domínio de uma língua que revertem num uso mais eficiente e eficaz desse código de comunicação.
Ouvir, ou melhor, escutar um profissional da escrita, e um bom leitor, motiva e chega até a cativar os aprendizes, mesmo aqueles que têm menos apetência por este domínio do português.
Os conselhos de um profissional de inspirada personalidade desencadearam uma actividade de escrita que, pelo inesperado da temática proposta, aproximou os alunos da narrativa num ambiente de entusiasmo e empatia.
O produto final foi muito positivo, tal como o testemunham os «minicontos» redigidos pelos discentes que usufruíram de uma experiência que não esquecerão, mas que pelo contrário ficará guardada nas suas memórias académicas»
Helena Saldanha, professora de português.

As opiniões dos alunos também foram muito positivas, constituindo um incentivo à prática e organização destes eventos:

«Sempre fui um aluno pouco dado às artes plásticas, mas a atividade que o artista João Fanha fez com a minha turma mostrou uma forma diferente de encarar a inspiração e a expressão através do desenho e da pintura. Quanto ao escritor achei-o o máximo, eu sempre gostei muito de ler em voz alta, e a minha parte favorita destas visitas é quando se recitam poesias. Acho que é muito importante que venham escritores à nossa escola para podermos falar com eles, porque são pessoas muito interessantes com ideias divertidas que nos ensinam lições importantes»
David Cardoso 8º B

«Achei muito importante o ilustrador ter chamado a tenção para a importância da pintura, da dança e da música. Deixou-nos uma mensagem de confiança em relação ao que queremos para o futuro, pois com trabalho e dedicação conseguimos os nossos objetivos.»
Rita Antunes 10º C

«Achei muito interessante a  sessão com o autor, José Fanha, uma vez que adquirimos novos conhecimentos e outras filosofias acerca da leitura e da poesia. 
A nossa escola deveria continuar a apostar nestes fantásticos projetos, que ajudam e propiciam bons momentos, aos alunos Interessados nestas áreas.»
                                                                             João Maria Muacho Azinhais, 8º A.

«A ida ao Centro Cultural de Campo Maior foi muito interessante. Mostrou-nos novas perspectivas acerca daquilo que está certo e errado, para além disto, adorei a forma como o escritor José Fanha representava os poemas que estava a declamar.»
                                                                        Bernardo Machado Antunes, 8º B.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Enove & Agrupamento de Escolas de Campo Maior

O Enove+ aconteceu em Campo Maior, uma feira de empreendedorismo onde estiveram presentes instituições de educação e formação.

O Agrupamento esteve presente, aproveitando a oportunidade para divulgar os projectos existentes nos vários domínios. A dinamização do stand esteve a cargo do curso de Técnicos de Secretariado.
 Elisabete Fiel  -  Cartazes Enove >>>

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Semana da Leitura 2013

Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior 

Cartazes >>>

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Histórias às cores: António Mota em Campo Maior


No dia 29 de Janeiro o escritor António Mota partilhou a manhã com os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do Agrupamento de Campo Maior e ainda com os alunos do Centro Educativo Alice Nabeiro.

As paredes estavam decoradas com muitas das histórias, que o autor contou, ilustradas pelos alunos… um trabalho fantástico de alunos e professores sobra a biografia e bibliografia do autor.

Ao todo passaram pelo Centro Cultural de Campo Maior cerca de 700 pessoas… (alunos e professores) em ambiente de alegria, histórias partilhadas e perguntas ao António… que, apesar do cansaço, respondeu com toda a generosidade. Alunos e professores estavam «radiantes», o tempo «voou» e tudo decorreu da melhor maneira. No dia anterior o Xavier e a Rita entrevistaram o escritor, entrevista que aguarda publicação no jornal da nossa escola.

Obrigada António pela «Abada de histórias» e pelas «Histórias às cores» do dia 29, aqui em Campo Maior.  

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

António Mota


No dia 29 de Janeiro o escritor António Mota vem a Campo Maior… os alunos do pré-escolar e 1º ciclo entraram em modo: “preparação da visita”! Encantados com as magnificas histórias aguardam ansiosamente a visita!!! Na próxima semana… há mais novidades! :-)

Elisabete Fiel

sábado, 22 de dezembro de 2012

Boas Festas!


A Biblioteca Escolar de Campo Maior deseja a todos Festas Felizes!! 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Projeto euTUNE: uma viagem inesquecível!


De acordo com o previsto, no dia 13 de dezembro, uma comitiva do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior deslocou-se a Roma para participar numa conferência sobre o alargamento da União Europeia e para receber os prémios no âmbito do projeto euTUNE.

Fica o relato da experiência, pelas mãos da Joana Nunes.
     
O projeto “euTUNE” não só nos deu a oportunidade de conhecermos Roma, como também nos permitiu conhecer novas formas de interacção com o mundo exterior, como é o caso das histórias digitais, e nos ajudou a trocar novas experiências com alunos de outros países.

Apesar de sempre conhecer o prémio que poderíamos vir a ganhar, não foi a principal razão que me levou a participar neste projecto. Sempre gostei de conhecer e fazer coisas diferentes e originais, que me permitissem alargar horizontes e aumentar as minhas experiências de vida, e este projecto não foi diferente. Com a vitória da nossa colega Carolina e o patrocínio de entidades importantes da nossa vila, conseguimos viajar até Roma, onde, desde o momento que atravessámos o mar Mediterrâneo e chegámos a Itália, começámos a nossa maratona pelas ruas e praças da mítica cidade.

Foi uma viagem inesquecível! Conseguimos ver os monumentos mais importantes da cidade, mas também conhecer a cultura italiana escondida nas ruas estreitas de Roma. Os dois professores, e os meus dois colegas de turma, tornaram a experiência ainda melhor, pois nunca tivemos grandes problemas e conseguimos aproveitar cada minuto da viagem.

Na minha opinião, valeu a pena todo o trabalho que tivemos, por isso espero que, em projetos seguintes, haja mais iniciativa e curiosidade por parte dos alunos, pois não é impossível ganhar. Apesar de toda a preocupação e esforço, o trabalho sempre compensa, mesmo que não se ganhe nada!
Boas Festas!
Pela equipa de projeto: Joana Nunes

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Projeto euTUNE – E o Óscar vai para… Carolina! :-)

No final do ano letivo 2011/2012 os professores Ana Gonçalves e Luís Santa desafiaram-nos a participar no projeto euTUNE, cofinanciando pela União Europeia. Este projeto tinha como principal objetivo a constituição de uma comunidade de estudantes do Ensino Secundário dos estados membros da UE, países candidatos e potenciais candidatos da região Adriática, fomentando o diálogo entre os jovens através da utilização de Histórias Digitais (pequenos vídeos em que o autor transmite uma mensagem em formato de história), de modo a combater os preconceitos e estereótipos entre culturas. Durante o primeiro período, os alunos participantes, apoiados pelos professores, construíram histórias digitais que foram submetidas a concurso.

O concurso foi dividido em três categorias distintas: “Yes, that’s me”, onde o aluno teria que se apresentar, contextualizando a sua experiência de vida na herança cultural da sua localidade/país; “Stereotypes” que, como o próprio nome indica, pedia que se falasse dos estereótipos existentes no país de origem e de como eliminá-los e, por fim, “European High Hopes”, em que o tema a explorar deveria incidir sobre as vantagens e perspetivas acerca do alargamento da União Europeia.  

Após cerca de dois meses de trabalho, construção da narrativa, recolha de dados e imagens, montagem dos vídeos e muita imaginação, surgiram as três histórias das quais nos orgulhamos imenso e cujos resultados nos surpreenderam pela positiva. De entre os países participante da União Europeia, conseguimos um primeiro lugar na categoria “Stereotypes” (que será compensado com uma viagem a Roma no próximo dia 14 de Dezembro, para a cerimónia de entrega dos prémios), o segundo na categoria “European High Hopes” e o terceiro na categoria “Yes, that’s me”. Os vídeos submetidos a concursos foram os seguintes:

 - “The Forgotten Country” – Maria Carolina Carneiro (Stereotypes);

- "A Little Village near Spain" – Joana Nunes (European High Hopes);

- "The Kick of my Life" – João Azinhais (Yes, that’s me).

Foi um projeto breve, mas intenso, no qual aprendemos bastante, quer na utilização das tecnologias para produção de vídeos, quer pela pesquisa acerca da nossa cultura e passado, quer pela experiência de produzir uma história para contar aos outros. Espera-nos agora o que parece ser o desafio mais interessante: a viagem a Roma, onde iremos participar numa conferência sobre o alargamento da União Europeia e sobre as vantagens do mesmo para a nossa geração. Será certamente uma experiência enriquecedora que não iremos esquecer facilmente. 

Fica a promessa de divulgarmos neste espaço um relato da viagem e, claro está, o vídeo vencedor!

Pela equipa de projeto: Maria Carolina Carneiro


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Leituras online....


Os tablets têm feito as maravilhas dos alunos… do secundário e do básico claro! No secundário terminámos o 1º ciclo de pilotagem do projecto: «Bibliotecas em Permanência», financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e o balanço foi muito positivo!

Em aula: como se utilizam??? Para leitura… mas também em aulas de geografia, para viajar pelo mundo, como diz o André (7ºA)…

Elisabete Fiel 

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Dia do Diploma 2012

O dia do diploma realizou-se a 29 de Setembro, na passada sexta-feira, das 19h às 21h no Centro Cultural de Campo Maior.

A cerimónia começou com palavras do diretor do agrupamento de escolas, Dr. José Emílio Pernas, seguindo-se a atuação da banda VIP M (Verdadeiramente Interessados Pela Música) do Centro Educativo Alice Nabeiro, em que se destacou o hino do Eco-Escolas, ganho pelo grupo.

De seguida, procedeu-se à entrega das medalhas e diplomas aos alunos que se destacaram pelo mérito académico e valor, do 1º, 2º e 3º ciclos e do ensino secundário; também foi premiado o mérito desportivo e literário.

Os alunos do ensino profissional e regular receberam os seus diplomas de finalistas e foram distinguidos André Apolinário e Andreia Máximo, como os melhores do ano 2011/2012.

Rita Antunes




terça-feira, 25 de setembro de 2012

Diplomas!!!!

E é já no dia 28 de Setembro, às 19 horas, no Centro Cultural de Campo Maior que vamos entregar os diplomas de mérito e valor!

Um momento de festa para a escola, os alunos e as famílias!


eTwinning: PROJETOS! PROJETOS! PROJETOS!!!

O eTwinning tem um sitio novo… e os projetos começam agora!!!

O eTwinning é a comunidade de escolas da Europa.

Proporciona uma plataforma para que os profissionais da educação (professores, diretores, bibliotecários…. Há um grupo especifico para Professores Bibliotecários…), que trabalham numa escola num dos países Europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar, em suma, sentir-se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa.

A acção eTwinning promove a colaboração entre escolas da Europa, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), proporcionando apoio, ferramentas e serviços que facilitam, em qualquer área disciplinar, a criação de parcerias, de curta ou longa duração.
O Portal eTwinning é o principal ponto de encontro e espaço de trabalho. Encontra-se disponível em vinte e cinco línguas, e, actualmente, já envolve mais de 170.000 membros, individuais, e mais de 5324 projectos entre duas ou mais escolas de toda a Europa. O Portal apresenta ferramentas, em linha, para que os professores possam encontrar colegas parceiros e, assim, criem projectos, partilhem ideias, troquem boas práticas e iniciem de imediato o trabalho colaborativo, aproveitando as diversas ferramentas disponíveis na plataforma eTwinning.
eTwinning foi lançada em 2005 como a principal acção do Programa de eLearning da Comissão Europeia, e, desde 2007, está totalmente integrada no Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong Learning Programme). O Serviço de Apoio Central está localizado na European Schoolnet, que é uma parceria internacional de 33 Ministérios da Educação europeus para o desenvolvimento da aprendizagem nas escolas, professores e alunos de toda a Europa. eTwinning conta ainda com o apoio a nível nacional de 35 Serviços de Apoio Nacional.
Descubra mais >>>


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Projetos & Leituras… Bibliotec@em… permanênci@# Fundação Calouste Gulbenkian

Mais um ano lectivo… e novos projectos aqui na biblioteca! Desde 2008 que apostamos na leitura em suporte digital, já desenvolvemos o projecto «@lerealer» com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian… este ano, também com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian: Bibliotec@em… permanênci@ a começar já!

As bibliotecas inscrevem-se na nova antropologia da modernidade, um espaço «não lugar», utilizando um conceito de Augé (2005), um lugar de passagem, com uma identidade própria dos «passageiros em trânsito». Os alunos que todos os dias visitam a biblioteca reconhecem-lhe a identidade, a geografia própria de uma biblioteca organizada por espaços definidos, no entanto urge multiplicar este espaço, utilizando o conceito do «não lugar» e de uma extensão própria da tecnologia: uma biblioteca diversificada num tablet, ereader, requisitável por dias.


Este projeto é exploratório e vem na sequência das acções já desenvolvidas pela equipa da biblioteca procurando dar resposta aos diferentes perfis de leitores e aprendentes. Trata-se de um campo a explorar, que aposta na formação de alunos e professores para a literacia (um workshop por turma) e para a leitura de todo o tipo de textos, pelo que pretendemos utilizar ebooks das diferentes áreas do conhecimento. Uma «biblioteca em permanência», utilizando um conceito da saúde, portanto disponível sempre em número de volumes e com «cuidados continuados» utilizando os canais de comunicação com a professora bibliotecária e equipa, em presença ou nas redes sociais, como já é hábito.

As sessões de divulgação, as leituras domiciliárias fazem parte do projeto e da acção normal da biblioteca escolar, tal como os eventos que promovam a leitura e encontros com escritores. Assim, propomos o reforço no «apoio domiciliário» de livros e obras diversificadas, mantendo as mesmas em impresso. O apoio ao currículo surge como uma biblioteca disponível de várias áreas do conhecimento, tendo como objectivo a leitura de outros textos, de carácter científico.

Pretendemos avaliar comportamentos, mas também entender os «leitores» e acompanhar o percurso da «extensão da biblioteca».

Agora pretendemos começar a trabalhar, já!!! :-)
Elisabete Fiel

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Manual digital gratuito para alunos de Matemática do 12.º ano

Manual digital gratuito para alunos de Matemática do 12.º ano. >>>

terça-feira, 22 de maio de 2012

IV Encontro Bibliotecas Sem Fronteiras

A apresentação de trabalhos de Campo Maior...

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox



domingo, 15 de abril de 2012

Anatomia dos Mártires de João Tordo


Um romance polémico, contemporâneo que cruza a crise actual com um ícone da liberdade – Catarina Eufémia.
Sinopse
Anatomia dos Mártires é a história de uma obsessão verdadeira transformada em ficção - a de uma investigação contemporânea (e original) sobre o mito de Catarina Eufémia - e também a tentativa de reconciliação de um escritor nascido imediatamente após a Revolução de Abril com o passado. Um jornalista insensato e ambicioso quer provar ao seu editor - um comunista irascível, alcoólico e com bastante desprezo pelos jovens - que não é só mais um na redacção. Escolhido para ir a Berlim entrevistar o biógrafo de um mártir religioso, aproveita a deixa para fazer, no seu artigo, uma analogia com a história de Catarina Eufémia, a camponesa que se tornou um ícone do Partido Comunista, mas de quem, na verdade, pouco ou nada sabe. Quando, porém, o artigo é publicado, as reacções de indignação por parte dos leitores não se fazem esperar, algumas das quais bastante ameaçadoras; e, na noite em que o editor é encontrado na rua em coma, aparentemente brutalizado, o jornalista pergunta-se se não terá sido por defender publicamente o seu artigo e começa a suspeitar de que existe muito mais em jogo do que a simples memória de uma camponesa assassinada pela GNR durante a ditadura. É então que decide investigar obsessivamente a vida de Catarina, desbravando por entre o nevoeiro que paira sobre os mártires e os transforma em mitos de que sempre alguém se apodera. E encontra realidades bem distintas - e mais tenebrosas - do que podia esperar.

Fonte:   http://www.wook.pt

terça-feira, 10 de abril de 2012

Bibliotecas Sem Fronteiras: e-guias.

A descobrir... a saga Flanagan, policiais escritos por Andreu Martín e Jaume Ribera. >>>

Carolina Coronado, uma poetisa espanhola que chegou a viver em Portugal. >>>

quarta-feira, 28 de março de 2012

Eco-escolas: dia mundial da árvore e da poesia – 21 de Março


A primavera chegou no dia 20 às 5:17 da madrugada. No dia 21 de Março continua a comemoração: dia mundial da árvore e dia mundial da poesia. A coordenadora do Eco-escolas convidou o biólogo João Paulo Silva do Instituto de Conservação da Natureza para uma palestra sobre um tesouro identificado em Campo Maior a «Avifauna». Tudo começou com a leitura de um poema sobre o património português com o propósito de sensibilizar os alunos para a importância da conservação da natureza e das espécies endémicas.
Elisabete Fiel