Mostrar mensagens com a etiqueta projectos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta projectos. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Clube de leitura

        O Plano Nacional de Leitura e a Rede Bibliotecas Escolares lançaram um desafio às escolas no início do ano letivo. Tratava-se de um projeto de leitura denominado os “Melhores leitores do Mundo” (MLM). Após sugestão da professora bibliotecária, a docente que leciona Português aos alunos do ensino secundário, a professora Alexandra Lopes, decidiu motivar os estudantes que prontamente aceitaram o repto.

Todos os alunos assinaram um contrato de leitura, escolheram obras a seu gosto de entre as muitas sugeridas pelo PNL e participam na “Roda de livros da biblioteca,” local onde partilharam algumas passagem e trocaram opiniões. Alguns livros trocaram logo de mão porque uns leitores iam «abrindo o apetite» aos próximos.

Já no final do segundo período, os alunos tiveram oportunidade de ver a adaptação teatral da obra “Os Maias” de Eça de Queirós, que já tinham lido e analisado previamente. A professora Alexandra, assim que recebeu o convite da Escola Secundária de Elvas, organizou a ida ao teatro na qual tive o privilégio de acompanhar os nossos alunos.

O último encontro foi especialmente animado e divertido. Todos os alunos apresentaram as obras que leram, fizeram um resumo, expuseram as razões pelas quais os amigos deveriam ler a obra por eles escolhida. Estávamos todos mais descontraídos e até houve partilha de guloseimas. Saber e sabor têm a mesma raiz etimológica…
Maria José Amaral

Europa Sustentável

 O Concurso sobre a união europeia, Rota 2020, uma iniciativa da Comissão Europeia e do Centro de Informação Jacques Delors passou pela nossa biblioteca. Este evento tem o objetivo de consciencializar e incentivar os jovens para a construção de uma europa mais ecológica e sustentável, respeitosa com a natureza e na qual se privilegiem as energias renováveis.

Os responsáveis pelo projeto em Campo Maior são dois jovens que já terminaram os seus estudos universitários, a Ema e o Ricardo, ex-alunos da nossa escola. Foram eles que também implantaram no nosso agrupamento o seu projeto “DESCOBRE A CIÊNCIA, DESCOBRE UM MUNDO NOVO“.

Foi feito um torneio na biblioteca no dia 30 de abril, após ter sido realizada a promoção da participação junto de todas as turmas. No concurso foi selecionada uma equipa de 3.º ciclo constituída pelos alunos João Maria Azinhais e João Rafael Carrilho que, juntamente com as outras equipas do agrupamento, estará presente na final a realizar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a 4 de junho.
Maria José Amaral

domingo, 30 de junho de 2013

ITEC# Innovative Technologies for an Engaging Classroom

O projeto ITEC (Innovative Technologies for an Engaging Classroom) tem como objetivo: desenvolver cenários motivadores de ensino e de aprendizagem para a sala de aula futura. Participam 18 países, 1000 salas de aula, entre Setembro de 2010 e Agosto de 2014. Envolve: alunos, decisores políticos, investigadores, peritos na utilização educativa das TIC professores peritos na utilização educativa das TIC, professores inovadores e constitui a maior validação da utilização das TIC em sala de aula jamais feita até hoje.
O agrupamento de escolas de Campo Maior participa desde o 2º ciclo de pilotagem, sendo que estamos no 5º ciclo de pilotagem. O 3º ciclo de aprendizagem foi desenvolvido com o 7º A num ambiente de aprendizagem próximo da geografia, a localização. Com recurso à tecnologia, nomeadamente ao «itouchmapping» e Google EARTH os alunos localizaram lugares e aprenderam a importância da localização absoluta. A actividade culminou com uma actividade de «Geocaching» e a participação dos alunos: Tiago (9º ano) e Diogo (10ºano) e da professora Gabriela Alves. O 4º ciclo de aprendizagem tinha como objetivo a dinamização de um blog e a construção de um vídeo sobre uma temática. Os alunos do 7º A realizaram um trabalho de pesquisa: «Volta ao Mundo» - caracterização de um continente aplicando conteúdos já trabalhados: paisagem, localização, clima, relevo… e realizaram um pequeno vídeo.
O balanço da actividade foi muito positivo, sobretudo citando Constantine Cavafy: «Quando chegares a Ítaca, o importante não foi teres chegado, mas o que viste pelo caminho».
O produto pode ser visto em: http://projetogeograficomayor.blogspot.pt/, que recolhe toda a informação do projeto.


Elisabete Fiel (Professora responsável pelo ITEC – 3º, 4º e 5º ciclo de aprendizagem)

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Projeto euTUNE: uma viagem inesquecível!


De acordo com o previsto, no dia 13 de dezembro, uma comitiva do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior deslocou-se a Roma para participar numa conferência sobre o alargamento da União Europeia e para receber os prémios no âmbito do projeto euTUNE.

Fica o relato da experiência, pelas mãos da Joana Nunes.
     
O projeto “euTUNE” não só nos deu a oportunidade de conhecermos Roma, como também nos permitiu conhecer novas formas de interacção com o mundo exterior, como é o caso das histórias digitais, e nos ajudou a trocar novas experiências com alunos de outros países.

Apesar de sempre conhecer o prémio que poderíamos vir a ganhar, não foi a principal razão que me levou a participar neste projecto. Sempre gostei de conhecer e fazer coisas diferentes e originais, que me permitissem alargar horizontes e aumentar as minhas experiências de vida, e este projecto não foi diferente. Com a vitória da nossa colega Carolina e o patrocínio de entidades importantes da nossa vila, conseguimos viajar até Roma, onde, desde o momento que atravessámos o mar Mediterrâneo e chegámos a Itália, começámos a nossa maratona pelas ruas e praças da mítica cidade.

Foi uma viagem inesquecível! Conseguimos ver os monumentos mais importantes da cidade, mas também conhecer a cultura italiana escondida nas ruas estreitas de Roma. Os dois professores, e os meus dois colegas de turma, tornaram a experiência ainda melhor, pois nunca tivemos grandes problemas e conseguimos aproveitar cada minuto da viagem.

Na minha opinião, valeu a pena todo o trabalho que tivemos, por isso espero que, em projetos seguintes, haja mais iniciativa e curiosidade por parte dos alunos, pois não é impossível ganhar. Apesar de toda a preocupação e esforço, o trabalho sempre compensa, mesmo que não se ganhe nada!
Boas Festas!
Pela equipa de projeto: Joana Nunes

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Projeto euTUNE – E o Óscar vai para… Carolina! :-)

No final do ano letivo 2011/2012 os professores Ana Gonçalves e Luís Santa desafiaram-nos a participar no projeto euTUNE, cofinanciando pela União Europeia. Este projeto tinha como principal objetivo a constituição de uma comunidade de estudantes do Ensino Secundário dos estados membros da UE, países candidatos e potenciais candidatos da região Adriática, fomentando o diálogo entre os jovens através da utilização de Histórias Digitais (pequenos vídeos em que o autor transmite uma mensagem em formato de história), de modo a combater os preconceitos e estereótipos entre culturas. Durante o primeiro período, os alunos participantes, apoiados pelos professores, construíram histórias digitais que foram submetidas a concurso.

O concurso foi dividido em três categorias distintas: “Yes, that’s me”, onde o aluno teria que se apresentar, contextualizando a sua experiência de vida na herança cultural da sua localidade/país; “Stereotypes” que, como o próprio nome indica, pedia que se falasse dos estereótipos existentes no país de origem e de como eliminá-los e, por fim, “European High Hopes”, em que o tema a explorar deveria incidir sobre as vantagens e perspetivas acerca do alargamento da União Europeia.  

Após cerca de dois meses de trabalho, construção da narrativa, recolha de dados e imagens, montagem dos vídeos e muita imaginação, surgiram as três histórias das quais nos orgulhamos imenso e cujos resultados nos surpreenderam pela positiva. De entre os países participante da União Europeia, conseguimos um primeiro lugar na categoria “Stereotypes” (que será compensado com uma viagem a Roma no próximo dia 14 de Dezembro, para a cerimónia de entrega dos prémios), o segundo na categoria “European High Hopes” e o terceiro na categoria “Yes, that’s me”. Os vídeos submetidos a concursos foram os seguintes:

 - “The Forgotten Country” – Maria Carolina Carneiro (Stereotypes);

- "A Little Village near Spain" – Joana Nunes (European High Hopes);

- "The Kick of my Life" – João Azinhais (Yes, that’s me).

Foi um projeto breve, mas intenso, no qual aprendemos bastante, quer na utilização das tecnologias para produção de vídeos, quer pela pesquisa acerca da nossa cultura e passado, quer pela experiência de produzir uma história para contar aos outros. Espera-nos agora o que parece ser o desafio mais interessante: a viagem a Roma, onde iremos participar numa conferência sobre o alargamento da União Europeia e sobre as vantagens do mesmo para a nossa geração. Será certamente uma experiência enriquecedora que não iremos esquecer facilmente. 

Fica a promessa de divulgarmos neste espaço um relato da viagem e, claro está, o vídeo vencedor!

Pela equipa de projeto: Maria Carolina Carneiro


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Leituras online....


Os tablets têm feito as maravilhas dos alunos… do secundário e do básico claro! No secundário terminámos o 1º ciclo de pilotagem do projecto: «Bibliotecas em Permanência», financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e o balanço foi muito positivo!

Em aula: como se utilizam??? Para leitura… mas também em aulas de geografia, para viajar pelo mundo, como diz o André (7ºA)…

Elisabete Fiel 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

eTwinning: PROJETOS! PROJETOS! PROJETOS!!!

O eTwinning tem um sitio novo… e os projetos começam agora!!!

O eTwinning é a comunidade de escolas da Europa.

Proporciona uma plataforma para que os profissionais da educação (professores, diretores, bibliotecários…. Há um grupo especifico para Professores Bibliotecários…), que trabalham numa escola num dos países Europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar, em suma, sentir-se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa.

A acção eTwinning promove a colaboração entre escolas da Europa, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), proporcionando apoio, ferramentas e serviços que facilitam, em qualquer área disciplinar, a criação de parcerias, de curta ou longa duração.
O Portal eTwinning é o principal ponto de encontro e espaço de trabalho. Encontra-se disponível em vinte e cinco línguas, e, actualmente, já envolve mais de 170.000 membros, individuais, e mais de 5324 projectos entre duas ou mais escolas de toda a Europa. O Portal apresenta ferramentas, em linha, para que os professores possam encontrar colegas parceiros e, assim, criem projectos, partilhem ideias, troquem boas práticas e iniciem de imediato o trabalho colaborativo, aproveitando as diversas ferramentas disponíveis na plataforma eTwinning.
eTwinning foi lançada em 2005 como a principal acção do Programa de eLearning da Comissão Europeia, e, desde 2007, está totalmente integrada no Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong Learning Programme). O Serviço de Apoio Central está localizado na European Schoolnet, que é uma parceria internacional de 33 Ministérios da Educação europeus para o desenvolvimento da aprendizagem nas escolas, professores e alunos de toda a Europa. eTwinning conta ainda com o apoio a nível nacional de 35 Serviços de Apoio Nacional.
Descubra mais >>>


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Projetos & Leituras… Bibliotec@em… permanênci@# Fundação Calouste Gulbenkian

Mais um ano lectivo… e novos projectos aqui na biblioteca! Desde 2008 que apostamos na leitura em suporte digital, já desenvolvemos o projecto «@lerealer» com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian… este ano, também com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian: Bibliotec@em… permanênci@ a começar já!

As bibliotecas inscrevem-se na nova antropologia da modernidade, um espaço «não lugar», utilizando um conceito de Augé (2005), um lugar de passagem, com uma identidade própria dos «passageiros em trânsito». Os alunos que todos os dias visitam a biblioteca reconhecem-lhe a identidade, a geografia própria de uma biblioteca organizada por espaços definidos, no entanto urge multiplicar este espaço, utilizando o conceito do «não lugar» e de uma extensão própria da tecnologia: uma biblioteca diversificada num tablet, ereader, requisitável por dias.


Este projeto é exploratório e vem na sequência das acções já desenvolvidas pela equipa da biblioteca procurando dar resposta aos diferentes perfis de leitores e aprendentes. Trata-se de um campo a explorar, que aposta na formação de alunos e professores para a literacia (um workshop por turma) e para a leitura de todo o tipo de textos, pelo que pretendemos utilizar ebooks das diferentes áreas do conhecimento. Uma «biblioteca em permanência», utilizando um conceito da saúde, portanto disponível sempre em número de volumes e com «cuidados continuados» utilizando os canais de comunicação com a professora bibliotecária e equipa, em presença ou nas redes sociais, como já é hábito.

As sessões de divulgação, as leituras domiciliárias fazem parte do projeto e da acção normal da biblioteca escolar, tal como os eventos que promovam a leitura e encontros com escritores. Assim, propomos o reforço no «apoio domiciliário» de livros e obras diversificadas, mantendo as mesmas em impresso. O apoio ao currículo surge como uma biblioteca disponível de várias áreas do conhecimento, tendo como objectivo a leitura de outros textos, de carácter científico.

Pretendemos avaliar comportamentos, mas também entender os «leitores» e acompanhar o percurso da «extensão da biblioteca».

Agora pretendemos começar a trabalhar, já!!! :-)
Elisabete Fiel

domingo, 3 de junho de 2012

IV Encontro Comenius Regio “Bibliotecas sem Fronteiras/Bibliotecas sin Fronteras”


Nos dias 23 e 24 de Maio de 2012, realizou-se em Évora o IV e último Encontro Comenius Regio “Bibliotecas Sem Fronteiras - Bibliotecas Sin Fronteras”.
Este projecto contou com o apoio económico das Agências Nacionais de programas europeus tanto da Estremadura como de Portugal. Foi coordenado, desde 2010, entre a Direcção Regional de Educação do Alentejo e a Consejería de Educación de Extremadura, com os Agrupamentos de Escolas de Campo Maior, Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas e o Agrupamento nº 4 de Évora e com o apoio de parceiros como a Rede de Bibliotecas Escolares, Delta Cafés, Biblioteca Pública de Évora e o Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano. Este projecto, envolveu professores bibliotecários e professores de diferentes áreas curriculares e níveis de ensino, transversais à biblioteca escolar, tanto da região alentejana como estremenha. 
Estiveram presentes na Sessão de Abertura a Directora Regional de Educação do Alentejo, Maria Reina Martín, o Secretario Geral de Educação D. Cesar Díez Solís, a Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada e a Vereadora da Educação e Cultura, Cláudia Sousa Pereira.
Durante a manhã houve várias comunicações. A Coordenadora Nacional da RBE, Teresa Calçada, defendeu a importância da forma e do conteúdo da informação, como um aliado no acesso ao conhecimento. Considerou que é determinante a utilização das novas tecnologias e a sua integração na prática quotidiana da vida escolar, como uma das formas de melhoria das competências de literacia. Neste sentido, reconheceu a importância do papel do professor bibliotecário.
O Comissário Nacional do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, reiterou a importância do livro como fonte de conhecimento e saber a par das novas tecnologias, que se revelam como uma oportunidade em novos níveis de pesquisa, tanto na escrita, como na leitura. Assumiu que a dimensão de leitores em Portugal cresceu muito nos últimos anos, identificando leitores de variados níveis de interesse e géneros literários, desde as leituras fragmentadas, às leituras simples, completas e complexas, e em diferentes suportes, contribuindo desta forma, para reduzir a desigualdade social na literacia. 
Contou-se ainda com a presença do professor bibliotecário Carlos Pinheiro, coordenador inter-concelhio e formador na área da Web 2.0, com uma comunicação intitulada “As redes sociais nas bibliotecas escolares”, destacando as suas inúmeras potencialidades ao serviço dos alunos e da escola, e o uso das ferramentas digitais como parte integrante da vida escolar. 
A presença do escritor e ilustrador Pedro Seromenho, permitiu envolver todos os participantes em torno de contos e ilustrações. 
Durante a tarde foram apresentados os portefólios de todo o trabalho realizado nestes dois anos entre os Agrupamentos, os Centros e os Institutos. À noite assistiu-se ao espectáculo do grupo de teatro PIM, com a peça “O bicho papa livros” na sala de leitura da Biblioteca Pública de Évora, um espectáculo único e envolvente. No segundo dia do Encontro realizaram-se visitas guiadas às bibliotecas escolares do Agrupamento nº 4 de Évora. 
Estes Encontros também permitiram uma aproximação cultural e linguística entre ambas as regiões. Neste contexto, realizaram-se visitas guiadas à cidade de Évora, à Biblioteca Pública de Évora e ao Museu da cidade.
Finalmente, e a encerrar o Encontro, concluiu-se que todos os objectivos foram plenamente superados, reconhecendo a sustentabilidade do programa e do impacto significativo que esta parceria estabeleceu em ambas as regiões, estabelecendo laços de trabalho e de amizade.
Esta actividade foi financiada no âmbito do Projecto Comenius Regio.
Fonte: DREAlentejo - >>>

terça-feira, 22 de maio de 2012

IV Encontro Bibliotecas Sem Fronteiras

A apresentação de trabalhos de Campo Maior...

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox



terça-feira, 8 de maio de 2012

ENTRE PALAVRAS em Campo Maior…


No dia 4 de maio a biblioteca escolar recebeu o encontro distrital do concurso ENTRE  PALAVRAS, liderado pelo professor Paulo Costa. Durante uma hora as equipas de Avis e de Campo Maior debateram o problema da ética e da justiça. Ficam as fotografias, enquanto a equipa distrital se prepara para o encontro em Santa Maria da Feira.
Elisabete Fiel

terça-feira, 10 de abril de 2012

Bibliotecas Sem Fronteiras: e-guias.

A descobrir... a saga Flanagan, policiais escritos por Andreu Martín e Jaume Ribera. >>>

Carolina Coronado, uma poetisa espanhola que chegou a viver em Portugal. >>>

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

As Pulgas… de Beatriz Osés


As Pulgas foram alvo de uma exposição na nossa escola. Daí partiram outras histórias e outras ilustrações…

Elisabete Fiel 



Atualização: entretanto a Beatriz fez o favor de colocar uma referência ao nosso trabalho no seu blog. Obrigado Beatriz Osés!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

REVISTA eTwinning

Já está disponivel a 1ª edição da revista online do eTwinning. Descubra projetos interessantes realizados por professores igualmente interessantes!



Ler a publicação >>>

Elisabete Fiel


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Etwinning, no Alentejo: Multilateral e Prémios...


A bonita cidade de Évora teve a honra de receber um encontro eTwinning sobre língua portuguesa. Os participantes foram recebidos com flores de Campo Maior (obrigada à Associação de Festas de Campo Maior) e poemas trocados... e o grupo começou em conversa.

O acordo ortográfico, pela professora Margarita Correia (ILTEC), as vantagens do ensino bilingue, pela professora Helena Peralta (IE), estiveram em destaque. Os workshop tiveram a vantagem de divulgar muitos materiais interessantes como o ciberescola ou as ferramentas da WEB 2.0 ou ainda recursos para o ensino do português para estrangeiros...

O encontro... >>>

A entrega dos prémios teve lugar no último dia do encontro. Parabéns aos premiados! >>>

Na qualidade de Embaixadora eTwinning para o Alentejo agradeço a presença de todos na cidade de Évora. Agradeço ainda ao Município de Campo Maior as flores e os prémios oferecidos pelo Centro Educativo Alice Nabeiro.

Elisabete Fiel

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

«Maneras de Leer» - Bibliotecas Sem Fronteiras

No dia 20 e 21 de Setembro teve lugar em Madrid um encontro sobre boas práticas em bibliotecas. Estivemos presentes no âmbito do Projecto: «Bibliotecas Sem Fronteiras» a convite do Ministério da Educação Espanhol e da Consejeria de Educación da Junta de Extremadura. A curiosidade dos participantes incidiu no nosso clube virtual de leitura e na forma de promover este tipo de projectos. Os projectos europeus são sempre uma mais-valia para qualquer agrupamento, pois permitem a criação de redes de trabalho com outros profissionais. Por outro lado, abrem caminhos a novas formas de pensar, de desenvolver actividades e a novas culturas. Foi este o espírito presente na candidatura ao Comenius Regio, sobre a égide: Bibliotecas Escolares. >>>


Divulgámos o trabalho junto de professores e bibliotecários e tivemos oportunidade de conhecer outros projectos interessantes, nomeadamente assistir a uma performance: «Fahrenheit 451» o movimento das pessoas livro... alguém que utiliza a beleza das palavras...

Entre outros projectos fantásticos...a descobrir brevemente em: http://www.manerasdeleer.es/

Elisabete Fiel - Ler mais em >>>

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A leitura no futuro...


Pensamos sempre que o futuro será mais tecnológico, que nos proporcionará outras experiências. 

A Fundação Calouste Gulbenkian vai liderar um estudo sobre os livros, a leitura e as novas ferramentas para ler! Ficámos curiosos e... deixamos a nossa experiência. Por aqui vamos continuar na utilização dos iPAD na leitura, agora também com a segunda geração...


Fica o artigo apresentado em Nisa, no encontro sobre bibliotecas escolares com o título: «Leituras Luminosas».


Artigo >>> ; Estudo da Fundação >>> 

Elisabete Fiel

quinta-feira, 14 de julho de 2011

iPAD e o projecto Aprender a Inovar com TIC...

A primeira acção de formação do nosso projecto decorreu no mês de Julho e contou com dezassete empenhados formandos. O conceito de «literacia» foi amplamente discutido e o significado de «literacia digital», «infoxicação» e excesso de informação no mundo actual. A distinção entre produtor de informação e consumidor foi amplamente confrontada, tal como o conceito de «lurker». A ética da utilização da informação e as novas ecologias da informação suscitaram um levantamento de dúvidas e possíveis soluções para o respeito pela propriedade intelectual e os direitos de autor.
A comparação entre a sociedade do conhecimento e a sociedade de informação foi discutida e a necessidade de desenvolver competências na pesquisa de informação. Foram discutidos os modelos de pesquisa e a forma de operacionalizar no contexto da sala de aula.
A missão da Biblioteca Escolar e o apoio ao currículo foram debatidos e a forma de materializar a relação entre a sala de aula e a biblioteca escolar.
As ferramentas da WEB 2.0 e tecnologias como o GPS e o iPAD foram experimentadas e pensadas na forma como se podem explorar em contexto da sala de aula, numa atitude coerente de promoção da literacia digital. A animação à leitura e a leitura digital foram exploradas no âmbito do contexto de formação.
A avaliação da acção foi francamente positiva, foi privilegiado o trabalho de pares imprimindo a reflexão conjunta sobre a temática da leitura, da sociedade do conhecimento, da literacia e das novas formas de ler, foram ainda produzidos materiais específicos no âmbito da promoção da literacia, animação da leitura e animação da biblioteca revelaram empenho e mostraram ser exequíveis.
A qualidade dos materiais e a quantidade foi excepcional! Aguardamos o inicio do ano lectivo para colocar tudo em prática!
 Elisabete Fiel

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

iPAD – Planificação/Aplicação/Divulgação – interactivas

No dia 1 de Fevereiro, foi divulgada a lista das 100 escolas com projectos aprovados no âmbito da iniciativa ComTIC (“Aprender e Inovar com TIC”).

O projecto “iPAD
– Planificação / Aplicação / Divulgação – interactivas” do Agrupamento de escolas do Concelho de Campo Maior, em cuja candidatura a BE participou activamente, foi um dos 100 projectos seleccionados a nível nacional.

A iniciativa “Aprender e Inovar com TIC” tem como finalidade a promoção da utilização educativa das TIC, com vista à melhoria das aprendizagens dos alunos, através da rentabilização dos equipamentos disponíveis nas escolas. A iniciativa apoiará projectos inovadores que promovam a utilização educativa das TIC e privilegiem o seu uso no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a utilização de plataformas de gestão da aprendizagem pela comunidade educativa e a produção e partilha de recursos educativos digitais
.