terça-feira, 30 de março de 2010

Percursos da História: Cem Anos de República

O docente Fernando Antunes preparou um dia intenso para as comemorações dos Cem Anos da República. O dia foi recheado de comunicações sobre: Adelaide Cabete, uma repúblicana elvense; A presença portuguesa na Primeira Guerra Mundial, A Arte de Bordalo Pinheiro a Santa-Rita Pintor, A República e ainda um Retrato a Noite Sangrenta. As conferências tiveram ainda como convidado especial o Dr. Galego que apresentou as vivências da República em Campo Maior e a assistência da Universidade Sénior.

Os alunos do 11º B elaboraram uma exposição sobre a temática. A Biblioteca colaborou na montagem da Exposição e a Professora Bibliotecária com o contributo de uma comunicação.

Obrigada Fernando Antunes. Viva a República!


Paulo Condessa em Campo Maior...

O escritor, poeta, performista, etc, etc... Paulo Condessa esteve em Campo Maior no dia 22 e 23 de Março a propósito do Dia Mundial da Poesia. Paulo Condessa realizou três workshops na nossa escola sobre a dimensão do «sentir a palavra». Foram um sucesso, precedendo a noite magnifica de poesia que proporcionou no Centro Cultural, dizendo poemas de vários monstos consagrados: Camões, Cesariny, O'Neill, Natália Correia, Adélia Pires, etc. No dia 23 seguiu-se a presentação dos livros: «Bizz Dizz» e «O Céu Dentro da Boca» editados pela Mariposa Azual. As alunas Andreia e Magda disseram alguns poemas que escolheram do livro «O Céu Dentro da Boca» ao som do Jazz de Coltrane, para uma sala de audiovisuais a «abarrotar...». Depois, foi a vez do escritor le passagens dos livros numa performance que impressionou a assistência... Dois dias memoráveis! Obrigada Paulo!!!!

Elisabete Fiel


segunda-feira, 29 de março de 2010

Poesia...Poesia...21 de Março#

O Dia Mundial da Poesia foi preparado pela turma RCT2, a professora Célia Pingo em colaboração com a Biblioteca Escolar.

Aproveitando a visita do escritor e poeta Paulo Condessa, os alunos escolheram poemas e ilustraram-nos com base na obra do pintor António Sena. Os livros foram apresentados aos alunos, bem como as obras do pintor e rapidamente sairam trabalhos gráficos muito interessantes que permitiram enriquecer a visita do poeta. A obra gráfica ficou em exposição na Biblioteca Esclar e teve um impacto muito positivo.

Elisabete Fiel

Arcebispo da Diocese de Évora na nossa escola...

O dia 19 de Março, dia do Pai, foi comemorado na nossa escola com a visita de sua excelência o Sr. Arcebispo da Diocese de Évora e a Nossa Senhora de Fátima. O palco da missa envolveu o trabalho de professores, funcionários e alunos, nomeadamente: as artes, com um cenário fantástico realizado pelo professor Jorge Costa e as alunas do TAI, a música com o grupo dirigido pelo professor Paulo Cachinho. A missa teve a participação de vários elementos da comunidade.

A Biblioteca Escolar ofereceu poemas para o DIA DO PAI...

Elisabete Fiel