quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Comenius Regio “Bibliotecas Sem Fronteiras”

Comenius Regio “Bibliotecas Sem Fronteiras” em parceria com a Junta de Extremadura, Direcção Regional do Alentejo, Agrupamentos n.º 4 de Évora, n.º 1 de Elvas e Agrupamento de Escolas de Campo Maior e Centros Educativos da Extremadura

Nos dias 27 e 28 de Outubro, deslocaram-se a Mérida para participar no I Encontro da Associação Comenius Regio, “Bibliotecas Sem Fronteiras”, os treze professores dos Agrupamentos n.º 4 de Évora, n.º 1 de Elvas, e o Agrupamento de Escolas de Campo Maior, com o objectivo de iniciarem os Projectos comuns futuros. Também marcou presença neste Encontro a Direcção Regional de Educação do Alentejo e a Consejeria de Educácion de la Junta de Extremadura, parceiras na coordenação deste Projecto Comenius, com os Agrupamentos já referidos e com os Centro Educativos de Extremadura: o CEIP "Manuel Pacheco" de Badajoz, "José María Calatrava" de Mérida; Os IES "El Brocense" de Cáceres e "Jálama" de Moraleja, CRA "Maestro Victoriano Mateos" de La Cumbre e ainda os Centros de Profesores y Recursos (CPR) de Badajoz e Cáceres, a Biblioteca Pública Municipal "Juan Pablo Forner" de Mérida e a Asociación Cultural Extremeño-Alentejana.

Os trabalhos desenvolveram-se ao longo destes dois dias, tendo sido apresentado pelas professoras bibliotecárias e docentes, diversas práticas implementadas nas Bibliotecas Escolares, tanto do Alentejo como da Extremadura. Nas várias sessões de trabalho planificaram-se parte das actividades a desenvolver nas Escolas até ao próximo Encontro, que se realizará em Campo Maior no mês de Maio de 2011. Todo este trabalho foi simultaneamente enriquecido com a presença de vários especialistas da área, que apresentaram diversas comunicações: “A competência informacional: ler, aprender e investigar”, por Gloria Durban de Barcelona, “Projectos Documentais”, por Rosa Piquín e Laura Andreu de Madrid, “Difusão de unidades de informação: a revista Belvedere” por Diego Pedrera de Coria e um momento de poesia com a leitura do livro “O Segredo do papa-formigas” pela sua autora, Beatriz Osés e por professoras portuguesas.

Este Projecto, estruturado para dois anos, pretende promover a colaboração estreita entre Bibliotecas Escolares, o intercâmbio cultural, o conhecimento e promoção das línguas e culturas portuguesa e espanhola através da partilha de experiências no âmbito da leitura e literacia, assim como a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Bibliotecas Escolares.

Pela parte portuguesa conta-se ainda com o apoio de parceiros como a Rede de Bibliotecas Escolares, Delta Cafés, Biblioteca Pública de Évora e Centro de Formação de Professores do Norte Alentejano.


Notícia original publicada em: Direcção Regional de Educação do Alentejo

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ilustração da «Rapariga com Muitos Olhos» …

A experiência com os alunos de 5º Ano foi fantástica…ilustração de poemas com ideias absolutamente deliciosas…

Elisabete Fiel


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vítor Serpa, escritor e director do Jornal «A Bola» na nossa Escola…

O nome de Vítor Serpa está sempre associado ao Jornal desportivo «A Bola», mas a faceta de escritor descobrimo-la no livro «Salão Portugal» e no romance: «Tanta Gente em Mim». As razões para o convidar o autor, jornalista, escritor, eram bastantes, pois o jornal «A Bola» é uma referência na nossa Biblioteca. Como escritor é uma agradável surpresa.

A turma do 10º B e a professora Alexandra Lopes, prepararam a adaptação do conto: «Dona Filipa» que surpreendeu a assistência e o autor. O conto é fantástico e retrata as diferenças sociais de uma forma hilariante.

A sessão foi animada e o nosso convidado muito simpático, pois respondeu a todas as questões (e foram muitas) que lhe foram colocadas tanto no domínio desportivo como no domínio da escrita. A actividade jornalística e o futebol acabaram por dominar a sessão, em especial com a turma CIOSI, que tinha uma lista de questões sobre o «desporto rei».

E além da simpatia e boa disposição do escritor, jornalista, director, tivemos direito a uma prenda: Uma colecção sobre os recordistas mundiais e uma página no jornal «A Bola» que fez as delícias dos participantes.

Foi uma manhã fantástica neste mês dedicado às bibliotecas escolares.

O nosso «Obrigada» a Vítor Serpa.

Elisabete Fiel


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

República em Moedas…

A Biblioteca Escolar recebeu a colecção de Moedas do professor João Golaio por empréstimo…Moedas muito especiais desde a Monarquia até à III República e à longa vida do escudo…91 anos. Os pormenores históricos ficaram a cargo do professor Fernando Antunes e da turma do 12º B.

Recordámos as várias formas de «chamar» o dinheiro: «massa», «pilim», «pasta», «papel» e muitos outros nomes. Vestimos a República de prata e com uma bandeira com 100 anos. Foi um dia em cheio !!!

Elisabete Fiel