quarta-feira, 4 de maio de 2011

Afonso Cruz na nossa escola...

No dia 29 de Abril o escritor Afonso Cruz esteve na nossa escola. O 10º B preparou uma leitura expressiva da obra «Os Livros que devoraram o Meu Pai», seguiu-se uma opinião dos mesmos alunos lida pela professora Alexandre Lopes, que publicamos em anexo.
O autor deliciou alunos e professores com as viagens, a imaginação, os livros, as estórias, a ilustração, filmes e ainda a música.
Quando perguntei a um dos alunos se tinha gostado da sessão:

«É com muito agrado que lhe digo que gostei muito da sessão. E o mesmo se passa com os meus colegas. O feedback deles vai de encontro à minha opinião: uma pessoa muito interessante, o que deriva das muitas histórias que tem para contar e do percurso diversificado que traçou. Foi muito bom.»

Adorámos a sessão. Vamos continuar a ler os livros e a acompanhar o blog... 

Obrigado Afonso!

Elisabete Fiel


quarta-feira, 27 de abril de 2011

O homem que quis ser rei

      No passado dia 23 de Fevereiro, o livro O homem que quis ser rei de Rudyard Kipling (escritor que recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1907) serviu de pretexto para mais uma sessão de Partilha de Leituras na nossa Biblioteca Escolar.

     A obra narra a história de dois amigos aventureiros que resolvem procurar um lugar no mundo onde poderiam reinar o Kafiristão – e retrata a Índia Britânica. O livro de Kipling serviu, também, de inspiração para um filme com o mesmo nome, que contou com a representação de actores célebres como Sean Connery e Michael Caine, que os “tertulianos” visionaram graças às novas tecnologias disponíveis na nossa escola, neste caso, e para delícia dos presentes, - os iPad’s.

     A Partilha de Leituras reuniu mais de uma dezena de amigos das letras que, em ambiente de boa disposição, partilharam as suas mais recentes aventuras com os livros de múltiplos géneros e temáticas.

     A sessão terminou com o desafio de, em breve, estabelecermos um reencontro para partilhar mais leituras.

Helena Saldanha

23 de Abril... dia Mundial do Livro!

O dia 23 de Abril coincidiu com a Semana Santa... mas, como o DIA do LIVRO é TODOS os dias, na biblioteca escolar... comemoramos o DIA do Livro no dia 29 de Abril. Motivo: a deslocação à nossa escola do escritor, ilustrador, viajante, músico e realizador de filmes de animação Afonso Cruz.


Os livros em destaque: «Os Livros que Devoraram o Meu Pai», «Contradição Humana» e «Enciclopédia da História Universal», todos fabulosos!!!


O blog do autor...

Elisabete Fiel

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O Ano Internacional da Química




As comemorações do AnoIinternacional da Química  tiveram lugar na Semana da Leitura, pela mão do nosso ex-aluno e fanático da Química e da Física: Mário Miranda. 




No Centro Educativo Alice Nabeiro desenvolveu um jogo, agora aplicou o jogo aos alunos do 2 º e 3º ciclo com o desafio de criarem outros jogos...



Aguardamos os resultados.


Elisabete Fiel