quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bibliotecas Sem Fronteiras...



Nos dias 11 e 12 de os parceiros do projecto “Bibliotecas Sem Fronteiras” encontraram-se em Campo Maior.
Tudo começou na Adega Mayor, um edifício onírico do Arquitecto Siza Vieira, com a presença do Sr. Comendador Rui Nabeiro para dar as boas-vindas a professores portugueses e espanhóis, bem como aos representantes da Direcção Regional de Educação, Conserjería de Educación, Rede de Bibliotecas e conferencistas.
A Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares lançou alguns desafios às bibliotecas escolares na sua comunicação.
Artur Dagge, professor bibliotecário e mente muito inquieta, apresentou uma comunicação sobre a literacia, os contos, as fábulas e as mensagens que estes escondem.
Teresa Pombo, representante da ERTE e activista da Web 2.0 centrou a comunicação na leitura e nas novas formas de ler.
O ciclo de conferências terminou da melhor forma com um espectáculo do performer Paulo Condessa – poesia portuguesa e espanhola dita de forma única.
A cultura é o que define um povo, logo, a passagem por Campo Maior incluiu um espectáculo com o grupo de cantares e o grupo da nossa escola “Eki Nossio”, que tocaram para a ocasião apenas músicas portuguesas.
O serão foi fantástico e terminou tarde, apesar do dia de trabalho se avizinhar…
Clubes de leitura, troca de experiências e novas linhas de trabalho forma definidos. A tarde foi dedicada a uma sessão de poesia na EB2, com o livro de Beatriz Osés. O Museu Aberto mereceu visita e o encerramento teve lugar na Biblioteca Municipal (com a presença do Sr.ª Vereadora da Cultura), onde decorria a exposição “ilustração no feminino”, que encantou todos os participantes.
O balanço foi muito positivo, tal como a conjugação da vontade de trabalhar em equipa, que resultou muito, muito bem!
Obrigado aos parceiros, conferencistas e colaboradores!
Elisabete Fiel



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Afonso Cruz na nossa escola...

No dia 29 de Abril o escritor Afonso Cruz esteve na nossa escola. O 10º B preparou uma leitura expressiva da obra «Os Livros que devoraram o Meu Pai», seguiu-se uma opinião dos mesmos alunos lida pela professora Alexandre Lopes, que publicamos em anexo.
O autor deliciou alunos e professores com as viagens, a imaginação, os livros, as estórias, a ilustração, filmes e ainda a música.
Quando perguntei a um dos alunos se tinha gostado da sessão:

«É com muito agrado que lhe digo que gostei muito da sessão. E o mesmo se passa com os meus colegas. O feedback deles vai de encontro à minha opinião: uma pessoa muito interessante, o que deriva das muitas histórias que tem para contar e do percurso diversificado que traçou. Foi muito bom.»

Adorámos a sessão. Vamos continuar a ler os livros e a acompanhar o blog... 

Obrigado Afonso!

Elisabete Fiel


quarta-feira, 27 de abril de 2011

O homem que quis ser rei

      No passado dia 23 de Fevereiro, o livro O homem que quis ser rei de Rudyard Kipling (escritor que recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1907) serviu de pretexto para mais uma sessão de Partilha de Leituras na nossa Biblioteca Escolar.

     A obra narra a história de dois amigos aventureiros que resolvem procurar um lugar no mundo onde poderiam reinar o Kafiristão – e retrata a Índia Britânica. O livro de Kipling serviu, também, de inspiração para um filme com o mesmo nome, que contou com a representação de actores célebres como Sean Connery e Michael Caine, que os “tertulianos” visionaram graças às novas tecnologias disponíveis na nossa escola, neste caso, e para delícia dos presentes, - os iPad’s.

     A Partilha de Leituras reuniu mais de uma dezena de amigos das letras que, em ambiente de boa disposição, partilharam as suas mais recentes aventuras com os livros de múltiplos géneros e temáticas.

     A sessão terminou com o desafio de, em breve, estabelecermos um reencontro para partilhar mais leituras.

Helena Saldanha

23 de Abril... dia Mundial do Livro!

O dia 23 de Abril coincidiu com a Semana Santa... mas, como o DIA do LIVRO é TODOS os dias, na biblioteca escolar... comemoramos o DIA do Livro no dia 29 de Abril. Motivo: a deslocação à nossa escola do escritor, ilustrador, viajante, músico e realizador de filmes de animação Afonso Cruz.


Os livros em destaque: «Os Livros que Devoraram o Meu Pai», «Contradição Humana» e «Enciclopédia da História Universal», todos fabulosos!!!


O blog do autor...

Elisabete Fiel