Manuel António Pina, recentemente prestigiado com o prémio Camões 2011, serviu de mote à última Partilha de Leituras do presente ano lectivo.
Mais uma vez, mais de uma dezena de amigos das letras reuniram-se num ambiente de boa disposição, partilhando a leitura de excertos de algumas das obras poéticas e narrativas do autor homenageado, disponíveis na nossa Biblioteca escolar.
Houve ainda tempo para a apresentação de algumas sugestões de leitura de verão, deixando registo das mais recentes aventuras com os livros vividas pelos fiéis tertulianos.
No próximo ano lectivo, todos os participantes desejam reencontrar-se para partilhar mais e boas leituras.
Seguem as sugestões... Planeta Tangerina, O Cuquedo, Bruáa, filmes da Pixar... muito com que mimar os miúdos nas nossas bibliotecas. É só escolher e dedicar-lhe algum tempo...
No dia 9 de Maio recebemos a visita do escritor Pedro Seromenho, numa acção conjunta das bibliotecas do concelho de Campo Maior. A recepção foi composta por um cenário do livro: «Porque é que não conduzem os animas?» - um carrinho por alunos que conheciam a história e uns painéis fantásticos decorados por alunos e professores...
Miúdos e graúdos tiveram oportunidade de conhecer o escritor e contribuir com ideias fantásticas para a construção de duas telas. No final... a fila para autógrafos era interminável e os autógrafos fantásticos... pois cada um tinha um desenho feito pelo ilustrador à vista do «dono do livro»...
Nos dias 11 e 12 de os parceiros do projecto “Bibliotecas Sem Fronteiras” encontraram-se em Campo Maior.
Tudo começou na Adega Mayor, um edifício onírico do Arquitecto Siza Vieira, com a presença do Sr. Comendador Rui Nabeiro para dar as boas-vindas a professores portugueses e espanhóis, bem como aos representantes da Direcção Regional de Educação, Conserjería de Educación, Rede de Bibliotecas e conferencistas.
A Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares lançou alguns desafios às bibliotecas escolares na sua comunicação.
Artur Dagge, professor bibliotecário e mente muito inquieta, apresentou uma comunicação sobre a literacia, os contos, as fábulas e as mensagens que estes escondem.
Teresa Pombo, representante da ERTE e activista da Web 2.0 centrou a comunicação na leitura e nas novas formas de ler.
O ciclo de conferências terminou da melhor forma com um espectáculo do performer Paulo Condessa – poesia portuguesa e espanhola dita de forma única.
A cultura é o que define um povo, logo, a passagem por Campo Maior incluiu um espectáculo com o grupo de cantares e o grupo da nossa escola “Eki Nossio”, que tocaram para a ocasião apenas músicas portuguesas.
O serão foi fantástico e terminou tarde, apesar do dia de trabalho se avizinhar…
Clubes de leitura, troca de experiências e novas linhas de trabalho forma definidos. A tarde foi dedicada a uma sessão de poesia na EB2, com o livro de Beatriz Osés. O Museu Aberto mereceu visita e o encerramento teve lugar na Biblioteca Municipal (com a presença do Sr.ª Vereadora da Cultura), onde decorria a exposição “ilustração no feminino”, que encantou todos os participantes.
O balanço foi muito positivo, tal como a conjugação da vontade de trabalhar em equipa, que resultou muito, muito bem!
Obrigado aos parceiros, conferencistas e colaboradores!