quinta-feira, 14 de julho de 2011

iPAD e o projecto Aprender a Inovar com TIC...

A primeira acção de formação do nosso projecto decorreu no mês de Julho e contou com dezassete empenhados formandos. O conceito de «literacia» foi amplamente discutido e o significado de «literacia digital», «infoxicação» e excesso de informação no mundo actual. A distinção entre produtor de informação e consumidor foi amplamente confrontada, tal como o conceito de «lurker». A ética da utilização da informação e as novas ecologias da informação suscitaram um levantamento de dúvidas e possíveis soluções para o respeito pela propriedade intelectual e os direitos de autor.
A comparação entre a sociedade do conhecimento e a sociedade de informação foi discutida e a necessidade de desenvolver competências na pesquisa de informação. Foram discutidos os modelos de pesquisa e a forma de operacionalizar no contexto da sala de aula.
A missão da Biblioteca Escolar e o apoio ao currículo foram debatidos e a forma de materializar a relação entre a sala de aula e a biblioteca escolar.
As ferramentas da WEB 2.0 e tecnologias como o GPS e o iPAD foram experimentadas e pensadas na forma como se podem explorar em contexto da sala de aula, numa atitude coerente de promoção da literacia digital. A animação à leitura e a leitura digital foram exploradas no âmbito do contexto de formação.
A avaliação da acção foi francamente positiva, foi privilegiado o trabalho de pares imprimindo a reflexão conjunta sobre a temática da leitura, da sociedade do conhecimento, da literacia e das novas formas de ler, foram ainda produzidos materiais específicos no âmbito da promoção da literacia, animação da leitura e animação da biblioteca revelaram empenho e mostraram ser exequíveis.
A qualidade dos materiais e a quantidade foi excepcional! Aguardamos o inicio do ano lectivo para colocar tudo em prática!
 Elisabete Fiel

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Eco- escolas: Dia do Ambiente e Dia da Criança: 6 de Junho de 2011

Os alunos da Escola de Degolados estiveram na nossa escola a convite do 8º D e do projecto Eco-escolas. As actividades foram várias: teatro de fantoches, caça ao tesouro, pintura, jogos sobre a reciclagem e ainda uma «merenda saudável» à sombra dos pinheiros do pátio...

A turma do 8º D empenhou-se imenso na concepção das actividades. Duas ideias: aprender, proteger o meio-ambiente e divertir os mais pequenos! A manhã foi fantástica!
Elisabete Fiel

Partilha - Manuel António Pina

      Manuel António Pina, recentemente prestigiado com o prémio Camões 2011, serviu de mote à última Partilha de Leituras do presente ano lectivo.
     Mais uma vez, mais de uma dezena de amigos das letras reuniram-se num ambiente de boa disposição, partilhando a leitura de excertos de algumas das obras poéticas e narrativas do autor homenageado, disponíveis na nossa Biblioteca escolar.
     Houve ainda tempo para a apresentação de algumas sugestões de leitura de verão, deixando registo das mais recentes aventuras com os livros vividas pelos fiéis tertulianos.
     No próximo ano lectivo, todos os participantes desejam reencontrar-se para partilhar mais e boas leituras.
     Desejamos a toda a comunidade um verão bem lido!
Helena Saldanha



quarta-feira, 1 de junho de 2011

E hoje é o Dia Mundial da Criança...


Seguem as sugestões... Planeta Tangerina, O Cuquedo, Bruáa, filmes da Pixar... muito com que mimar os miúdos nas nossas bibliotecas. É só escolher e dedicar-lhe algum tempo...

Feliz Dia da Criança!

Elisabete Fiel