quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Partilha: China & o Prémio Nobel


As comemorações do mês das bibliotecas incluíram as sessões de partilha de leituras moderadas pela professora Helena Saldanha. A China, o Prémio Nobel e outros escritores chineses estiveram em destaque... recebemos um conjunto de alunos interessantes e interessados no «poder dos livros»… enquanto bebíamos chá da China.

No final: escrita de caracteres chineses e a expressão - «Cultiva o teu coração»  ou 培育的心

Elisabete Fiel 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Leituras online....


Os tablets têm feito as maravilhas dos alunos… do secundário e do básico claro! No secundário terminámos o 1º ciclo de pilotagem do projecto: «Bibliotecas em Permanência», financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e o balanço foi muito positivo!

Em aula: como se utilizam??? Para leitura… mas também em aulas de geografia, para viajar pelo mundo, como diz o André (7ºA)…

Elisabete Fiel 

Atelier de Monstros & Halloween


A biblioteca vestiu-se de terror para receber os alunos no dia 31 de Outubro. Recebemos ofertas de abóboras, líquidos coloridos, dicionários de terror e monstros desenhados pelos alunos de Jardinagem do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Elvas.

Edgar Allan Poe… em destaque, pela professora Carla Correia.

O Atelier de Histórias contou com palavras alusivas à época e enquanto se bebericava «sangue»… surgiam as histórias! Monstruosas, portanto! :-)

Elisabete Fiel 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dia das Bibliotecas Escolares # Biblioteca em permanênci@


O projeto «Biblioteca em permanênci@» começou com a apresentação da ideia: ler livros em tablets de literatura, mas também revistas científicas, mas também os jornais… e houve imensos interessados! Começaram as sessões de formação, a escolha dos livros e a selecção de prateleiras… Para já um desafio muito, muito interessante, que já tinha sido comprovado por projetos anteriores: «@lerealer» - desde 2008 nestas andanças!
Este projeto contempla a urgência dos utilizadores: «levam prateleiras para casa»… o primeiro ciclo de pilotagem termina no dia 5 de Novembro… prometemos deixar aqui as primeiras «impressões digitais» (?!) do projeto.
Elisabete Fiel #