quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Resgate


O livro “Resgate” foi elaborado pela prestigiada jornalista Alexandra Borges e por Rita Palma Borges, a sua sobrinha. 

Este livro tem como objetivo retratar a dura realidade passada num dos países da África Ocidental, o Gana. No Gana, há inúmeras crianças que são vendidas aos 3 e 4 anos de idade pelos seus próprios pais a traficantes, por menos de 30 euros. Depois de vendidas a estes traficantes, são revendidas aos pescadores do Lago Volta, onde são escravizadas. Trabalham 14 horas por dia, 7 dias por semana a troco de uma única refeição por dia.

Alexandra Borges foi pioneira em vários projetos com o fim de angariar fundos para possibilitar os resgates. Um dos projetos foi o Cd “Filhos do Coração”, que foi feito com a colaboração de várias entidades públicas. Após objetivo cumprido, partiu para o Gana na companhia de Rita e de Júlio Barulho. Para além dos resgates, Alexandra tinha como objetivo garantir-lhe um futuro com acesso ao meio escolar. Após o resgate de algumas
  crianças,  no seu olhar transparecia o medo e no corpo as marcas visíveis dos maus tratos sofridos.


Esta escravatura do século XXI foi denunciada por John.
John era uma das crianças escravizadas do lago Volta que conseguiu fugir a nado depois de ter sido amarrado a uma árvore e chicoteado várias vezes.
As crianças resgatadas neste momento encontram-se instaladas em orfanatos, onde podem usufruir de liberdade, viver em segurança e receber também muito afeto.

É um livro bastante acessível, onde surgem inúmeros sentimentos dos quais se destaca a revolta, pois “o tráfico infantil não é uma brincadeira de crianças, é um negócio de gente grande”

É bom saber que ainda existem pessoas que lutam não só pelos seus direitos, como lutam também pelo direito dos outros. Após a leitura partilhada com a turma, começámos a recolher material escolar e lápis de cor para estas crianças…e pretendemos ir mais longe.

Joana Tinoco

A Escriba de António Garrido

Sinopse


Alemanha, ano 799. Carlos Magno, em vésperas de ser coroado imperador do Ocidente, encarrega Gorgias, um ilustre escriba bizantino, da tradução de um documento de vital importância para o futuro da Cristandade. O trabalho deverá ser executado no mais absoluto segredo. Entretanto, Theresa, filha de Gorgias e aprendiz de escriba, é falsamente acusada de um crime e procura refúgio na cidade alemã de Fulda, perdendo o contacto com o pai. Aí, conhecerá Alcuino de York, um frade britânico que investiga uma terrível epidemia que assola a população. Quando Theresa é informada do desaparecimento misterioso de Gorgias, ela e Alcuino embarcam numa aventura inquietante para o encontrar e infiltram-se numa teia conspirativa de ambição, poder e morte, em que nada nem ninguém é o que parece e da qual depende o futuro do mundo ocidental.

Combinando o rigor histórico com uma prosa de ritmo trepidante, este romance de Antonio Garrido conduz o leitor por cidades, claustros e abadias medievais, num thriller apaixonante inspirado em factos reais.



A Escriba de Antonio Garrido

Fonte: Wook

sábado, 22 de dezembro de 2012

Boas Festas!


A Biblioteca Escolar de Campo Maior deseja a todos Festas Felizes!! 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Projeto euTUNE: uma viagem inesquecível!


De acordo com o previsto, no dia 13 de dezembro, uma comitiva do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior deslocou-se a Roma para participar numa conferência sobre o alargamento da União Europeia e para receber os prémios no âmbito do projeto euTUNE.

Fica o relato da experiência, pelas mãos da Joana Nunes.
     
O projeto “euTUNE” não só nos deu a oportunidade de conhecermos Roma, como também nos permitiu conhecer novas formas de interacção com o mundo exterior, como é o caso das histórias digitais, e nos ajudou a trocar novas experiências com alunos de outros países.

Apesar de sempre conhecer o prémio que poderíamos vir a ganhar, não foi a principal razão que me levou a participar neste projecto. Sempre gostei de conhecer e fazer coisas diferentes e originais, que me permitissem alargar horizontes e aumentar as minhas experiências de vida, e este projecto não foi diferente. Com a vitória da nossa colega Carolina e o patrocínio de entidades importantes da nossa vila, conseguimos viajar até Roma, onde, desde o momento que atravessámos o mar Mediterrâneo e chegámos a Itália, começámos a nossa maratona pelas ruas e praças da mítica cidade.

Foi uma viagem inesquecível! Conseguimos ver os monumentos mais importantes da cidade, mas também conhecer a cultura italiana escondida nas ruas estreitas de Roma. Os dois professores, e os meus dois colegas de turma, tornaram a experiência ainda melhor, pois nunca tivemos grandes problemas e conseguimos aproveitar cada minuto da viagem.

Na minha opinião, valeu a pena todo o trabalho que tivemos, por isso espero que, em projetos seguintes, haja mais iniciativa e curiosidade por parte dos alunos, pois não é impossível ganhar. Apesar de toda a preocupação e esforço, o trabalho sempre compensa, mesmo que não se ganhe nada!
Boas Festas!
Pela equipa de projeto: Joana Nunes