terça-feira, 16 de abril de 2013

E há novidades na biblioteca escolar: Uma colecção de catálogos de obras de arte… muitos!

Na passada quarta-feira os alunos do 10º ano deslocaram-se a Lisboa no âmbito das disciplinas de filosofia e português. A visita incluiu um dos mais prestigiados museus portugueses, numa antiga fábrica de seda, em pleno Jardim das Amoreiras: O Museu Arpad Szenes Vieira Da Silva.
O museu alberga a produção artística do casal que viveu em Paris, Rio de Janeiro e nos últimos anos Maria Helena Vieira da Silva viveu em Portugal. Trata-se de uma das pintoras portuguesas mais prestigiada e reconhecida além-fronteiras durante o século XX. A visita foi guiada pelo Renato (Historiador de Arte) e de uma forma muito interessante (língua clara, simples e muito eficaz) considerando os alunos por unanimidade: «desta vez percebemos este tipo de arte e adorámos o museu».
Durante a tarde deslocamo-nos ao parlamento para assistir a uma sessão e perceber como funcionam as actividades daquela instituição.

Elisabete Fiel 

sexta-feira, 29 de março de 2013

As viagens e o mundo…

A geografia faz-se da descoberta do mundo. Dizia Saint-Exupéry, numa das suas obras emblemáticas - «O Principezinho», que um Geógrafo «era uma pessoa muito importante que sabia onde ficavam os rios, as montanhas e os mares.» Hoje um geografo é muito mais que isso, a geografia deve ser entendida como uma ciência necessária ao desenvolvimento de competências como a mobilização de saberes culturais e científicos que lhe proporcionem a compreensão do mundo… ou pelo menos uma aproximação, o entendimento sobre a diferença de povos e culturas e o desenvolvimento de capacidades tão importantes como tolerância. A perceção da localização antecede o conhecimento necessário dos lugares do mundo. 

Os alunos do 7ºA começaram a descobrir o mundo através de uma das revistas mais importantes de chancela portuguesa «A volta ao Mundo» e trilharam o seu próprio caminho.

Os cartazes estiveram na biblioteca acompanhados de obras literárias de alguns países. Como alguns disseram: «O mundo é fantástico….»
Elisabete Fiel (Geógrafa) 

O amor aos livros…

A professora Alexandra Lopes organizou com a turma do 9.º B uma mostra de livros importantes na infância dos alunos. Além da capa, os alunos trouxeram fotografias suas da infância… e a exposição ficou linda com miúdos e miúdas com um ar muito, muito «fofinho!»



quinta-feira, 28 de março de 2013

Os amigos do Peixinho Maroto…

Uma semana em maré de leituras… o pré-escolar explorou o conto: «O Peixinho Maroto e os seus amigos», um empréstimo da nossa amiga Leonor Parente (de três anos) que adorou o livro. 

Contámos o conto e houve lugar a um happening - «Desenhar ao vivo»… e a professora bibliotecária desenhou todas as personagens do conto. Os alunos revelaram que o «golfinho» não fazia parte da história e tinham pena… o livro foi o ponto de partida para algo mais complexo: biodiversidade nos mares. 

No final… entregaram-me uma garrafa com uma mensagem sobre ler, livros e leituras…e fizeram um agradecimento «tamanho do mundo» como é habitual.
Elisabete Fiel