terça-feira, 30 de abril de 2013

Os catálogos do Museu…

A visita ao Museu ArpadSzenes-Vieira da Silva além de muito interessante ainda teve uma oferta extraordinária: catálogos das exposições que já estiveram no Museu. Dedicámos-lhe um exposição… porque merecem, porque o desfile de grandes pintores também se faz por aqui… na biblioteca!
Obrigada Fundação ArpadSzenes-Vieira da Silva!

A minha sardinha é tão bonita como a sardinha da vizinha…

A semana da leitura foi dedicada ao mar… e foi um mar de inspirações. Uma sardinha azul foi distribuída para testar a inspiração abissal de alunos e professores. Regressaram as sardinhas, lindas e para todos os gostos, pois se umas se vestem de festa e lantejoulas, outras apostam tudo no desportivismo, outras na reciclagem, outras há que são «fresquinhas».

Em exposição na «casa poema», com mensagens a condizer em garrafas!!!
Elisabete Fiel (PB)


terça-feira, 16 de abril de 2013

E há novidades na biblioteca escolar: Uma colecção de catálogos de obras de arte… muitos!

Na passada quarta-feira os alunos do 10º ano deslocaram-se a Lisboa no âmbito das disciplinas de filosofia e português. A visita incluiu um dos mais prestigiados museus portugueses, numa antiga fábrica de seda, em pleno Jardim das Amoreiras: O Museu Arpad Szenes Vieira Da Silva.
O museu alberga a produção artística do casal que viveu em Paris, Rio de Janeiro e nos últimos anos Maria Helena Vieira da Silva viveu em Portugal. Trata-se de uma das pintoras portuguesas mais prestigiada e reconhecida além-fronteiras durante o século XX. A visita foi guiada pelo Renato (Historiador de Arte) e de uma forma muito interessante (língua clara, simples e muito eficaz) considerando os alunos por unanimidade: «desta vez percebemos este tipo de arte e adorámos o museu».
Durante a tarde deslocamo-nos ao parlamento para assistir a uma sessão e perceber como funcionam as actividades daquela instituição.

Elisabete Fiel 

sexta-feira, 29 de março de 2013

As viagens e o mundo…

A geografia faz-se da descoberta do mundo. Dizia Saint-Exupéry, numa das suas obras emblemáticas - «O Principezinho», que um Geógrafo «era uma pessoa muito importante que sabia onde ficavam os rios, as montanhas e os mares.» Hoje um geografo é muito mais que isso, a geografia deve ser entendida como uma ciência necessária ao desenvolvimento de competências como a mobilização de saberes culturais e científicos que lhe proporcionem a compreensão do mundo… ou pelo menos uma aproximação, o entendimento sobre a diferença de povos e culturas e o desenvolvimento de capacidades tão importantes como tolerância. A perceção da localização antecede o conhecimento necessário dos lugares do mundo. 

Os alunos do 7ºA começaram a descobrir o mundo através de uma das revistas mais importantes de chancela portuguesa «A volta ao Mundo» e trilharam o seu próprio caminho.

Os cartazes estiveram na biblioteca acompanhados de obras literárias de alguns países. Como alguns disseram: «O mundo é fantástico….»
Elisabete Fiel (Geógrafa)