quarta-feira, 29 de maio de 2013

Teatro: "Os Supersorrisos"

O projeto "SOBE" aposta na promoção da higiene oral através da biblioteca escolar. Depois de terem sido distribuídos os kits de higiene oral, a Rede de Bibliotecas Escolares atribuiu ao agrupamento duas peças de teatro, pelo grupo de teatro "umbigo". Uma história inédita do grupo sobre a importância de ir ao dentista, de cuidar da higiene oral para ter dentes sãos. Foi contemplado todo o primeiro ciclo e ainda o ensino pré-escolar. A atividade decorreu de forma muito positiva, os alunos gostaram, participaram e aprenderam mais de forma divertida. Foi feita avaliação imediata e foi considerada muito positiva.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Sandra Fernandes & José Machado//Dia da Terra & Dia do Livro

A paleta de letras tem uma colecção de livros dedicados à reciclagem…a «reciclomania». No ano passado o autor Pedro Seromenho visitou-nos em Campo Maior, este ano tivemos a presença dos ilustradores Sandra Fernandes & José Machado que ilustraram dois livros da colecção: «Felismina Cartolina e João Papelão» e «Chico Fantástico, o Herói do Plástico». 

Os encontros tiveram um formato de «workshop de criação de histórias» e resultaram ilustrações surpreendentes! Os ilustradores foram muito generosos na arte de explicar como se ilustra um livro, um texto, o que é necessário para o trabalho de edição… foi muito, muito positivo desfrutar da companhia de dois jovens artistas no dia da Terra e na véspera do dia do livro!

Obrigada Paleta das Letras! 

terça-feira, 30 de abril de 2013

25 de Abril… e já lá vão 39 anos…


O 25 de Abril de 1974 representou a esperança num futuro melhor. Portugal mudou, muito… mas a esperança nesse mundo melhor continua, porque nas palavras de Sophia de Mello Breyner «Como casa limpa, como chão varrido, como porta aberta…»
Elisabete Fiel 

Os catálogos do Museu…

A visita ao Museu ArpadSzenes-Vieira da Silva além de muito interessante ainda teve uma oferta extraordinária: catálogos das exposições que já estiveram no Museu. Dedicámos-lhe um exposição… porque merecem, porque o desfile de grandes pintores também se faz por aqui… na biblioteca!
Obrigada Fundação ArpadSzenes-Vieira da Silva!