segunda-feira, 3 de junho de 2013

Mia Couto foi o vencedor do Prémio Luís de Camões

Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi jornalista e professor, e é, atualmente, biólogo e escritor. Está traduzido em diversas línguas. Entre outros prémios e distinções (de que se destaca a nomeação, por um júri criado para o efeito pela Feira Internacional do Livro do Zimbabwe, de Terra Sonâmbula como um dos doze melhores livros africanos do século xx), foi galardoado, pelo conjunto da sua já vasta obra, com o Prémio Vergílio Ferreira 1999 e com o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007. Ainda em 2007 Mia foi distinguido com o Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura pelo seu romance O Outro Pé da Sereia. Jesusalém, o seu último romance, foi considerado um dos 20 livros de ficção mais importantes da «rentrée» literária francesa por um júri da estação radiofónica France Culture e da revista Télérama. Em 2011 venceu o Prémio Eduardo Lourenço, que se destina a premiar o forte contributo de Mia Couto para o desenvolvimento da língua portuguesa. A Confissão da Leoa é o seu mais recente livro. Galardoado com o Prémio Camões 2013.
 Fonte: www.wook.pt

Outros livros   >>>

25 de Abril… na primeira pessoa, em Campo Maior!

No dia 31 de Maio, a convite do grupo de história, Joaquim Cantante, militar de Salgueiro Maia, relatou a sua vivência do dia da revolução. De forma emocionante, ficámos a saber como foi o caminho até Lisboa desde a Escola Prática de Santarém.

A mesa foi moderada pelo docente Fernando Antunes e pelo aluno Xavier Golaio. O nosso convidado gostou imenso da experiência, até porque foi a primeira vez que aceitou fazer uma palestra. Agradecemos à docente Fátima Galhanas a possibilidade de concretizar esta actividade.


Elisabete Fiel 

quinta-feira, 30 de maio de 2013

6º Ano em visita à escola... e à Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Campo Maior

E hoje foi dia de peddypaper na nossa escola - Escola Secundária de Campo Maior, paras alunos do sexto ano de escolaridade!!! Os serviços de orientação e psicologia fizeram um jogo para mostrar a escola... na biblioteca pesquisaram no site e blog da nossa biblioteca utilizando tecnologia... os iPAD. Uma novidade que adoraram... ficam as fotografias desta estação do peddypaper e da organização...

Elisabete Fiel  

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Teatro: "Os Supersorrisos"

O projeto "SOBE" aposta na promoção da higiene oral através da biblioteca escolar. Depois de terem sido distribuídos os kits de higiene oral, a Rede de Bibliotecas Escolares atribuiu ao agrupamento duas peças de teatro, pelo grupo de teatro "umbigo". Uma história inédita do grupo sobre a importância de ir ao dentista, de cuidar da higiene oral para ter dentes sãos. Foi contemplado todo o primeiro ciclo e ainda o ensino pré-escolar. A atividade decorreu de forma muito positiva, os alunos gostaram, participaram e aprenderam mais de forma divertida. Foi feita avaliação imediata e foi considerada muito positiva.