quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Exposição Bibliotecas


Esta a decorrer a exposição sobre as 30 bibliotecas mais famosas do mundo na biblioteca mais famosa da nossa escola.
Começa por descobrir a primeira e mais importante biblioteca do mundo antigo, que teve uma existência fascinante e digna de constar em muitos livros.
As bibliotecas aumentam o encanto dos livros nelas consultados, promovendo só por si viagens de grande beleza.
Em Portugal podes visitar a BIBLIOTECA JOANINA, situada na Universidade de Coimbra. Mais a Norte, no Porto, podes visitar a bela Livraria Lello, que também inspira o sonho acordado.

Vem até nós e boa viagem!

Maria José Carola Amaral

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A forma mais barata de viajar é a leitura

Um novo ano letivo começa e como em todos os inícios, existem muitas expectativas e esperanças de que algo de bom e sempre melhor está ao virar da próxima esquina. Esta é uma das molas fundamentais da evolução e do progresso. Sabemos que irá requerer esforço, dedicação e algum sacrifício, mas a recompensa não está apenas no final do caminho, mas também na viagem. No abrir de cada livro começa uma jornada que se pode, e deve, desfrutar em toda a sua extensão.
Como quando se realiza uma viagem de comboio, não só a paisagem e o destino, mas o próprio comboio é motivo de encanto e de descoberta, também a nossa biblioteca está aqui para entusiasmar e incentivar à descoberta e à “fome” de conhecimento.
As instalações pretendem-se inspiradoras e os docentes estão aqui para indicar, tal como o transeunte que se encontra ao lado da estrada, quando numa viagem de automóvel por zonas desconhecidas nos perdemos, e ao qual pedimos indicações para continuar o nosso caminho até bom porto.
As atividades que irão ser desenvolvidas ao longo do ano letivo, pretendem-se que funcionem como um farol, que ilumine o navegar em águas calmas ou tempestuosas, mas que sempre transmitam a segurança no caminho e que alguém esteja sempre atento às dificuldades, que uma vez ou outra se nos atravessam no caminho.
Continuar-se-á a abrir portas através do espaço Internet, e já imaginamos que teremos que funcionar como controladores aéreos para regular o tráfego dos alunos que procuram esta forma de voar.

A nova equipa que te irá acompanhar neste ano é constituída pelos professores: Alexandra Lopes, Manuela Tomé e Maria Amaral, mantendo-se da equipa anterior o professor Luís Santa.

Esperamos que partilhes com entusiasmo esta caminhada, porque referindo uma frase lida, e acrescentando um toque pessoal: “A forma mais rápida, segura e barata de viajar é a leitura”

Maria José Carola Amaral

(Professora Bibliotecária – Agrupamento de Escolas de Campo Maior – Escola Secundária de Campo Maior)

segunda-feira, 15 de julho de 2013

As palavras mais bonitas nunca se gastam…

«Aqueles que passam por nós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si levam um pouco de nós.»
Saint- Exupéry


Se as palavras se gastassem ou tivessem alguma espécie de crédito, seguramente eu já teria gasto estas palavras e esta expressão de Saint-Exupéry. Chegámos ao final de mais um ano letivo e de muitas mudanças, novos desafios que se perspectivam num futuro muito próximo. Com o final do ano letivo, muitos alunos chegam ao final do ciclo de estudos e deixam a escola para ingressar no mundo do trabalho ou continuar os estudos em universidades e politécnicos. Durante o ano letivo muitos projectos se desenvolveram muitos encontros e desencontros se materializaram, com um objetivo: aprender, porque aprendemos todos e por isso nunca ficamos sós…

A biblioteca escolar da escola secundária de campo maior chega ao fim de um ciclo de implementação: em 2004 iniciámos a candidatura à Rede de Bibliotecas Escolares, que iniciou o investimento de cerca de 20 mil euros, beneficiámos o espaço, melhorámos o acervo... criámos um ambiente propício à leitura com a ajuda da equipa e dos docentes que ao longo destes nove anos letivos desenvolveram projectos e parcerias com a biblioteca escolar. Conseguimos apoios, projectos nacionais: +LER, Plano Nacional de Leitura, a Fundação Calouste Gulbenkian apoiou duas vezes a biblioteca escolar, o que permitiu o desenvolvimento de um projeto inovador a leitura online… e ainda estávamos em 2008. No total chegámos a quase 60 mil euros de investimento, mas também reconhecimento, pois inúmeras vezes estivemos em seminários e workshops onde divulgámos o nosso trabalho e as boas práticas. Internacionalizámos o projeto das bibliotecas escolares com o projeto etwinning, onde chegámos à moderação do grupo de School Libraries e com o projeto Comenius Regio à estrela europeia, uma distinção de qualidade.

Neste espaço de tempo, muitos foram os escritores, ilustradores, artistas plásticos que por aqui passaram, numa primeira fase para a escola secundária, numa segunda fase para todo o agrupamento. 

Cheguei ao final do destacamento e das funções como professora bibliotecária em Campo Maior, vou-me embora, mas não vou só… deixei muito de mim nestes projectos, na rede de pessoas (a minha espectacular equipa e os colegas que sempre colaboraram com a BE) que permitiu o sucesso das actividades e a energia para continuar e levo muito de vós: a cooperação, a rede, a amizade…

E porque as palavras não se gastam, um agradecimento especial à equipa da biblioteca escolar e a todos os que permitiram o sucesso deste projeto. Continuamos em contacto, porque as tecnologias mudaram a geografia, sobretudo a geografia emocional.

Elisabete Fiel
(Professora Bibliotecária – Agrupamento de Escolas de Campo Maior – Escola Secundária de Campo Maior)