quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Semana da biblioteca (28 de outubro a 1 novembro)




Os alunos do 7ºC participaram numa atividade de leitura na biblioteca, no dia 28 de outubro, dia da Biblioteca Escolar. A atenção e a boa disposição, lado a lado, marcaram presença. 









Dois grupos de alunos do NEE numa atividade de leitura sobre o Halloween na semana das Bibliotecas escolares. Cativam e foram cativados pela magia das palavras.
Várias turmas do quarto ano de escolaridade, duas turmas da escola da Cooperativa, uma turma da escola da Fonte Nova e uma turma da Avenida, vieram à biblioteca na semana da BE, para ouvirem a leitura do livro “Desculpe…. Por acaso és uma bruxa?” e posterior debate sobre a história. Suspeita-se que a grande afluência, para além do interesse do livro, se deveu à curiosidade sobre se algum(a) dos professores presentes teria participado no voo de vassouras e aspiradores relatados na semana anterior… não, não fomos nós, hehehe…




Fizeram intervenções sobre o livro, foi debatida a temática do Halloween, medos, fobias, superstições e tradições importadas de outros países.  


Maria José Carola Amaral

Clube «livromaníacos»

Foi iniciada a atividade do Clube «livromaníacos»!

No dia 24 de outubro reuniram-se, às 17:30H, alguns “livromaníacos” do secundário, onde se leu “O Leproso” e “A doce desgraça de Bernardina dos Prazeres”. Posteriormente fez-se um debate sobre os textos, por parte dos alunos e com a orientação da professora de Língua Portuguesa Alexandra Lopes.
Já nó final,
bebeu-se “sangue de vampiro já com alguma decomposição” (groselha com algumas gomas).

Foi uma sessão de tremer de medo e com um pequeno manjar digno desta época do ano.

No dia 31 de outubro reuniram-se, às 17:30H, os alunos “livromaníacos” do 3º ciclo, tendo-se registado maior participação do que na semana anterior. Desta feita, comemorou-se o dia das Bruxas em grande, bebendo-se a mesma bebida “sangue de vampiro já com alguma decomposição” e, mais importante, leu-se e analisou-se as histórias “A mão” e “O gato preto”, sempre com atenta supervisão da professora de Língua Portuguesa Alexandra Lopes.

Nesta sessão contámos, ainda, com a estimável presença da professora Ermelinda.
Maria José Carola Amaral

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Exposição Bibliotecas


Esta a decorrer a exposição sobre as 30 bibliotecas mais famosas do mundo na biblioteca mais famosa da nossa escola.
Começa por descobrir a primeira e mais importante biblioteca do mundo antigo, que teve uma existência fascinante e digna de constar em muitos livros.
As bibliotecas aumentam o encanto dos livros nelas consultados, promovendo só por si viagens de grande beleza.
Em Portugal podes visitar a BIBLIOTECA JOANINA, situada na Universidade de Coimbra. Mais a Norte, no Porto, podes visitar a bela Livraria Lello, que também inspira o sonho acordado.

Vem até nós e boa viagem!

Maria José Carola Amaral

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A forma mais barata de viajar é a leitura

Um novo ano letivo começa e como em todos os inícios, existem muitas expectativas e esperanças de que algo de bom e sempre melhor está ao virar da próxima esquina. Esta é uma das molas fundamentais da evolução e do progresso. Sabemos que irá requerer esforço, dedicação e algum sacrifício, mas a recompensa não está apenas no final do caminho, mas também na viagem. No abrir de cada livro começa uma jornada que se pode, e deve, desfrutar em toda a sua extensão.
Como quando se realiza uma viagem de comboio, não só a paisagem e o destino, mas o próprio comboio é motivo de encanto e de descoberta, também a nossa biblioteca está aqui para entusiasmar e incentivar à descoberta e à “fome” de conhecimento.
As instalações pretendem-se inspiradoras e os docentes estão aqui para indicar, tal como o transeunte que se encontra ao lado da estrada, quando numa viagem de automóvel por zonas desconhecidas nos perdemos, e ao qual pedimos indicações para continuar o nosso caminho até bom porto.
As atividades que irão ser desenvolvidas ao longo do ano letivo, pretendem-se que funcionem como um farol, que ilumine o navegar em águas calmas ou tempestuosas, mas que sempre transmitam a segurança no caminho e que alguém esteja sempre atento às dificuldades, que uma vez ou outra se nos atravessam no caminho.
Continuar-se-á a abrir portas através do espaço Internet, e já imaginamos que teremos que funcionar como controladores aéreos para regular o tráfego dos alunos que procuram esta forma de voar.

A nova equipa que te irá acompanhar neste ano é constituída pelos professores: Alexandra Lopes, Manuela Tomé e Maria Amaral, mantendo-se da equipa anterior o professor Luís Santa.

Esperamos que partilhes com entusiasmo esta caminhada, porque referindo uma frase lida, e acrescentando um toque pessoal: “A forma mais rápida, segura e barata de viajar é a leitura”

Maria José Carola Amaral

(Professora Bibliotecária – Agrupamento de Escolas de Campo Maior – Escola Secundária de Campo Maior)