segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Feira do Livro

Como já vem sendo tradição, na Escola Secundária de Campo Maior, todos os anos se realiza uma ou várias feiras do livro. A primeira feira costuma realizar-se durante o primeiro período; também é tradição estas feiras contarem com uma temática - a feira deste ano contou com a temática do Cinema.
Assim, toda a biblioteca, como a sala onde foi feita a própria Feira do Livro, foram decoradas com o tema alusivo ao cinema e com os livros “obras” que foram posteriormente levados ao cinema.
A Inauguração da Feira do Livro aconteceu no dia 18 de novembro, pelas 19.30h, na Escola Secundária de Campo Maior, sendo aberta a toda a comunidade escolar.
 A animação foi a cargo da Associação de Estudantes e teve a colaboração da turma 12.º D (alunas do secretariado). Contou com um pequeno bufê, onde puderam conviver professores, alunos e encarregados de educação e onde a conversa foi sempre animada e à volta de temas de livros e filmes. Mais tarde, o presidente da associação de estudantes cortou a fita da feira propiamente dita, dando o toque descontraído e juvenil ao ato.
É de referir a colaboração da professora Cristina Azinhais e do professor Fernando Antunes, que durante todo o serão esteve a projetar filmes a preto e branco da cinematografia portuguesa dos anos 50 e 60 no átrio da escola. A colaboração da professora Dália e da professora Ascensão, cujas participações possibilitaram a inauguração, mas também asseguraram que a Feira do Livro estivesse sempre aberta durante todos os dias, sem interrupções nas horas de almoço.
Nessa noite venderam-se alguns livros, nos dias posteriores a adesão à feira foi notável, desde professores, alunos do secundário, passando pelos alunos do 1º ciclo, cinco turmas da Escola da Cooperativa e três turmas da Escola da Avenida. Todos os alunos tiveram oportunidade de verem e manusearem os livros infantis. Fizeram pequenas atividades, alguns alunos leram pequenas Histórias e pintaram desenhos alusivos ao cinema.
Os alunos das NEE visitaram, por diversas vezes, a feira onde participaram ativamente, quer na leitura feita pela professora Genoveva, quer fazendo perguntas e dando respostas às perguntas que lhe eram colocadas, quer pintando imagens alusivas ao cinema.
Maria José Carola Amaral

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Feira do Livro - 2013

# Feira do Livro - 2013 #  Escola Secundária de Campo Maior # 
# De 18 a 28 de novembro # >>>

Semana da biblioteca (28 de outubro a 1 novembro)




Os alunos do 7ºC participaram numa atividade de leitura na biblioteca, no dia 28 de outubro, dia da Biblioteca Escolar. A atenção e a boa disposição, lado a lado, marcaram presença. 









Dois grupos de alunos do NEE numa atividade de leitura sobre o Halloween na semana das Bibliotecas escolares. Cativam e foram cativados pela magia das palavras.
Várias turmas do quarto ano de escolaridade, duas turmas da escola da Cooperativa, uma turma da escola da Fonte Nova e uma turma da Avenida, vieram à biblioteca na semana da BE, para ouvirem a leitura do livro “Desculpe…. Por acaso és uma bruxa?” e posterior debate sobre a história. Suspeita-se que a grande afluência, para além do interesse do livro, se deveu à curiosidade sobre se algum(a) dos professores presentes teria participado no voo de vassouras e aspiradores relatados na semana anterior… não, não fomos nós, hehehe…




Fizeram intervenções sobre o livro, foi debatida a temática do Halloween, medos, fobias, superstições e tradições importadas de outros países.  


Maria José Carola Amaral

Clube «livromaníacos»

Foi iniciada a atividade do Clube «livromaníacos»!

No dia 24 de outubro reuniram-se, às 17:30H, alguns “livromaníacos” do secundário, onde se leu “O Leproso” e “A doce desgraça de Bernardina dos Prazeres”. Posteriormente fez-se um debate sobre os textos, por parte dos alunos e com a orientação da professora de Língua Portuguesa Alexandra Lopes.
Já nó final,
bebeu-se “sangue de vampiro já com alguma decomposição” (groselha com algumas gomas).

Foi uma sessão de tremer de medo e com um pequeno manjar digno desta época do ano.

No dia 31 de outubro reuniram-se, às 17:30H, os alunos “livromaníacos” do 3º ciclo, tendo-se registado maior participação do que na semana anterior. Desta feita, comemorou-se o dia das Bruxas em grande, bebendo-se a mesma bebida “sangue de vampiro já com alguma decomposição” e, mais importante, leu-se e analisou-se as histórias “A mão” e “O gato preto”, sempre com atenta supervisão da professora de Língua Portuguesa Alexandra Lopes.

Nesta sessão contámos, ainda, com a estimável presença da professora Ermelinda.
Maria José Carola Amaral