segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O Natal na Biblioteca Escolar

 A decoração da Biblioteca escolar foi elaborada com varias árvores de Natal, entre as quais uma árvore feita em madeira com adereços próprios de uma biblioteca, diversas coroas de natal e meias natalícias.
Para felicitar os muitos frequentadores da Biblioteca escolar foram feitos vários marcadores de livros para lhes oferecer.
Promoveu-se um concurso para a elaboração de “A nossa árvore de Natal” dirigida a todos os alunos do agrupamento, desde os alunos do pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e Secundário. A eleição da árvore vencedora será no dia 6 de janeiro.

Com estas pequenas atividades a BE desejou as Boas Festas a toda a comunidade escolar.
Maria José Carola Amaral

Feira do Livro

Como já vem sendo tradição, na Escola Secundária de Campo Maior, todos os anos se realiza uma ou várias feiras do livro. A primeira feira costuma realizar-se durante o primeiro período; também é tradição estas feiras contarem com uma temática - a feira deste ano contou com a temática do Cinema.
Assim, toda a biblioteca, como a sala onde foi feita a própria Feira do Livro, foram decoradas com o tema alusivo ao cinema e com os livros “obras” que foram posteriormente levados ao cinema.
A Inauguração da Feira do Livro aconteceu no dia 18 de novembro, pelas 19.30h, na Escola Secundária de Campo Maior, sendo aberta a toda a comunidade escolar.
 A animação foi a cargo da Associação de Estudantes e teve a colaboração da turma 12.º D (alunas do secretariado). Contou com um pequeno bufê, onde puderam conviver professores, alunos e encarregados de educação e onde a conversa foi sempre animada e à volta de temas de livros e filmes. Mais tarde, o presidente da associação de estudantes cortou a fita da feira propiamente dita, dando o toque descontraído e juvenil ao ato.
É de referir a colaboração da professora Cristina Azinhais e do professor Fernando Antunes, que durante todo o serão esteve a projetar filmes a preto e branco da cinematografia portuguesa dos anos 50 e 60 no átrio da escola. A colaboração da professora Dália e da professora Ascensão, cujas participações possibilitaram a inauguração, mas também asseguraram que a Feira do Livro estivesse sempre aberta durante todos os dias, sem interrupções nas horas de almoço.
Nessa noite venderam-se alguns livros, nos dias posteriores a adesão à feira foi notável, desde professores, alunos do secundário, passando pelos alunos do 1º ciclo, cinco turmas da Escola da Cooperativa e três turmas da Escola da Avenida. Todos os alunos tiveram oportunidade de verem e manusearem os livros infantis. Fizeram pequenas atividades, alguns alunos leram pequenas Histórias e pintaram desenhos alusivos ao cinema.
Os alunos das NEE visitaram, por diversas vezes, a feira onde participaram ativamente, quer na leitura feita pela professora Genoveva, quer fazendo perguntas e dando respostas às perguntas que lhe eram colocadas, quer pintando imagens alusivas ao cinema.
Maria José Carola Amaral

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Feira do Livro - 2013

# Feira do Livro - 2013 #  Escola Secundária de Campo Maior # 
# De 18 a 28 de novembro # >>>

Semana da biblioteca (28 de outubro a 1 novembro)




Os alunos do 7ºC participaram numa atividade de leitura na biblioteca, no dia 28 de outubro, dia da Biblioteca Escolar. A atenção e a boa disposição, lado a lado, marcaram presença. 









Dois grupos de alunos do NEE numa atividade de leitura sobre o Halloween na semana das Bibliotecas escolares. Cativam e foram cativados pela magia das palavras.
Várias turmas do quarto ano de escolaridade, duas turmas da escola da Cooperativa, uma turma da escola da Fonte Nova e uma turma da Avenida, vieram à biblioteca na semana da BE, para ouvirem a leitura do livro “Desculpe…. Por acaso és uma bruxa?” e posterior debate sobre a história. Suspeita-se que a grande afluência, para além do interesse do livro, se deveu à curiosidade sobre se algum(a) dos professores presentes teria participado no voo de vassouras e aspiradores relatados na semana anterior… não, não fomos nós, hehehe…




Fizeram intervenções sobre o livro, foi debatida a temática do Halloween, medos, fobias, superstições e tradições importadas de outros países.  


Maria José Carola Amaral