quarta-feira, 8 de julho de 2015

Dia Mundial do Livro

No dia 23 de abril comemorámos o dia Mundial do livro e dos direitos de autor. Oferecemos a todos os alunos marcadores de livros, com frases de alguns autores. Decorámos vários pontos da biblioteca com frases de autores célebres.
Maria José Amaral

Exposições na BE no 3º período

Esteve patente na Biblioteca escolar durante o mês de abril, “Mês da Prevenção maus-tratos na infância”, a exposição com trabalhos elaborados por todos os alunos do 1.º ciclo do agrupamento.

Maria José Amaral 

Semana da Leitura 2015

Durante uma semana, de 16 a 21 de março, realizou-se no concelho de Campo Maior a 2ª semana da leitura em conjunto com todas as bibliotecas do nosso concelho na 9.ª edição da Semana de Leitura, atividade esta que segue as diretrizes do Plano Nacional da Leitura. Tal como no ano anterior contamos com muitas atividades.

No dia 16 contamos com a presença:
Dinamização da história “Anuro” pelo autor Carlos Canhoto (para as crianças do 3º e 4º ano);
Abertura Oficial da Semana da Leitura com a participação dos alunos do pré-escolar.

A abertura oficial foi no dia 16 de março, pelas 18h30. Todos os alunos do pré-escolar e duas alunas do segundo ciclo construíram com caixas de papelão, decoradas por todos os alunos do agrupamento, um muro com “palavras do mundo” no parque de estacionamento do Hotel Santa Beatriz. Já no interior, os alunos do pré-escolar e as alunas do 12.º Ano construíram com caixas de cartão a frase “Palavras do Mundo”. Tudo isto apresentado pelo aluno Xavier Gonçalves o qual apresentou também as personalidades participantes. Contámos com a presença do diretor do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior, professor José Emílio Pernas, com o senhor comendador Rui Nabeiro e com a representante da Câmara Municipal, Dra. Isabel Raminhas que fizeram um pequeno discurso inaugural, após terem agradecido a todos os participantes pela sua presença na abertura oficial.

No dia 17 contamos com a presença:
Dinamização de histórias por Miguel Gouveia (para as crianças do 5º e 6º ano);
Oficina de Ilustração, por Luís Rosário (para a turma PIEF);
Atelier de Flores de Papel, pelas senhoras da Loja Solidária (público em geral).

No dia 18 contamos com a presença:
Teatro de Marionetas pela Associação Cafinvenções (para as crianças do 1º e 2º ano);
Oficina de Escrita Criativa “Histórias d’Vida” por Liliana Lima (para professores e educadores);
Apresentação do livro “Valsa a 5 tempos”, por Liliana Lima (público em geral);

No dia 19 contamos com a presença:
Oficina de Escrita Criativa por Liliana Lima (para alunos de 10º, 11º e 12º ano); Apresentação do livro “O País das Gravatas” por João Janeiro (para as crianças do 1º ano em ATL do CEAN);
Oficina de Origami no Dia do Pai por Fátima Camoesas, Atividade para Pais e Filhos.

No dia 20 contamos com a presença:
Oficina de Ilustração, por Vivian Vilela (para alunos do 7º, 8º e 9º ano);
Oficina de Ilustração, por Vivian Vilela, na Biblioteca da Escola Secundária (para alunos do 7º, 8º e 9º ano);
Dinamização de Histórias, por Rodolfo Castro (para as crianças do Pré-escolar);
Conto “Querida Avozinha”, Gabinete de Alzheimer | Santa Casa da Misericórdia (para as crianças em ATL do Arco-Íris);
Sessão de Contos, por Rodolfo Castro (público em geral).

Foi uma semana de bastante trabalho, mas extremamente gratificante, pela qualidade dos intervenientes e pelos resultados que se obtiveram. Verificou-se uma grande adesão da comunidade escolar, e não só, pelo que se considera que o esforço desenvolvido foi um sucesso e que sem dúvida será uma actividade a repetir.

Maria José Amaral

terça-feira, 7 de julho de 2015

Exposição de Livros obras de arte

Durante a semana da leitura, esteve em exposição na nossa biblioteca, obras de arte literárias transformadas em maravilhosas esculturas literárias……. Sim maravilhosas esculturas, desdobráveis onde a obra literária se transformou em arte visual, A professora Ana Bela Pereira, como boa prof. de português e boa PB transformou os livros que tanto ama em obras de arte para cativarem os seus alunos…….. e todos aqueles que vêm os seus  livros transformados em autenticas obras de arte…….
Estas obras de arte não pretendem roubar ou suplantar os direitos de autor de quem escreveu os livros mas sim sublimar as suas obras literárias mas sim aportar o seu valor artístico…….

“O apreço exterior pela arte é a sobrecasaca da inteligência. Quem se quererá apresentar diante dos seus amigos com uma inteligência nua?”
Eça de Queirós, in Ecos de Paris

“Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia.”
Carl Sagan

“A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são.”
Fernando Pessoa

Maria José Amaral