quinta-feira, 9 de julho de 2015

Leandro rei da Helíria

Esta atividade com base no referencial aprender com a biblioteca, teve como resposta a adesão das docentes que lecionam a disciplina de português ao 7.º ano.
A obra recomentada para leitura integral é “Leandro rei da Helíria” de Alicie Vieira, texto dramático infantil, inspirado na narrativa popular.
Pretende-se associar a leitura, o uso das TIC, dos diferentes média e a pesquisa e trabalho com a informação, em situações de aprendizagem curriculares ou extracurriculares, num trabalho articulado entre a professora bibliotecária e as docentes da disciplina de português.
A biblioteca tem vários tablets o que nos permitia ler a obra em formato digital, tornando mais apelativo para os alunos a leitura da obra “Leandro rei da Helíria”.
Na biblioteca, com a colaboração da professora Célia Pingo, formatámos as tablets com a referida obra.
No dia 4 de maio tivemos as duas primeiras horas de leitura com os alunos do 7.ºB e 7.ºC (turma dos avançados) com a professora Célia Pingo. Por cada 2 alunos tínhamos um Tablet
No mesmo dia, já da parte da tarde, tivemos mais 2 horas, com os alunos do 7º.A, 7.ºB, 7.ºC e 7.ºD (alunos do ninho) com a professora Vânia Faria.
No dia 5 de maio tivemos mais duas horas de leitura e questionários sobre a obra com os alunos do 7.ºB e 7.ºC (turma dos intermédios) com a professora Célia Pingo.
No mesmo dia, já da parte da tarde, tivemos mais 2 horas, com os alunos 7.ºE (turma dos avançados) com a professora Célia Pingo.
No dia 8 de maio tivemos mais 2 horas de leitura e questionários sobre a obra com os alunos 7º.A, 7.ºB, 7.ºC e 7.ºD (alunos do ninho) com a professora Vânia Faria.
No mesmo dia já da parte da tarde tivemos mais 1 hora de leitura e questionários sobre a obra com os alunos 7.ºE (turma dos avançados) com a professora Célia Pingo.
No dia 11 de maio tivemos mais duas horas de leitura e questionários sobre a obra com os alunos do 7.ºB e 7.ºC (turma dos intermédios) com a professora Célia Pingo.
Já a última sessão que tivemos foi com os alunos do 7.ºA e 7.ºD (turma dos intermédios) com a professora Manuela Tomé. Estes fizeram uma dramatização de duas versões escritas por eles. Uma versão com final cómico e a outra com final feliz. 
Todos os alunos se mostraram interessados nestas atividades e o comportamento foi exemplar em todas as turmas. A interação entre as professoras e alunos foi bastante fluída, mostrando a cumplicidade entre todos na leitura da obra.

Maria José Amaral

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Exposição do 1º de Maio

Não deixámos passar de lado a comemoração do primeiro de maio. Expomos fotografias com imagens de trabalhadores e de várias manifestações históricas desta data.

Maria José Amaral

25 de Abril

Comemorámos o 25 de abril de 74, expondo os trabalhos dos alunos do 12º, alusivos a esta data. Expomos informação sobre esta efeméride e fotografias, ícones da revolução dos cravos que fez agora o 41º aniversário.

Maria José Amaral

Dia Mundial do Livro

No dia 23 de abril comemorámos o dia Mundial do livro e dos direitos de autor. Oferecemos a todos os alunos marcadores de livros, com frases de alguns autores. Decorámos vários pontos da biblioteca com frases de autores célebres.
Maria José Amaral

Exposições na BE no 3º período

Esteve patente na Biblioteca escolar durante o mês de abril, “Mês da Prevenção maus-tratos na infância”, a exposição com trabalhos elaborados por todos os alunos do 1.º ciclo do agrupamento.

Maria José Amaral 

Semana da Leitura 2015

Durante uma semana, de 16 a 21 de março, realizou-se no concelho de Campo Maior a 2ª semana da leitura em conjunto com todas as bibliotecas do nosso concelho na 9.ª edição da Semana de Leitura, atividade esta que segue as diretrizes do Plano Nacional da Leitura. Tal como no ano anterior contamos com muitas atividades.

No dia 16 contamos com a presença:
Dinamização da história “Anuro” pelo autor Carlos Canhoto (para as crianças do 3º e 4º ano);
Abertura Oficial da Semana da Leitura com a participação dos alunos do pré-escolar.

A abertura oficial foi no dia 16 de março, pelas 18h30. Todos os alunos do pré-escolar e duas alunas do segundo ciclo construíram com caixas de papelão, decoradas por todos os alunos do agrupamento, um muro com “palavras do mundo” no parque de estacionamento do Hotel Santa Beatriz. Já no interior, os alunos do pré-escolar e as alunas do 12.º Ano construíram com caixas de cartão a frase “Palavras do Mundo”. Tudo isto apresentado pelo aluno Xavier Gonçalves o qual apresentou também as personalidades participantes. Contámos com a presença do diretor do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior, professor José Emílio Pernas, com o senhor comendador Rui Nabeiro e com a representante da Câmara Municipal, Dra. Isabel Raminhas que fizeram um pequeno discurso inaugural, após terem agradecido a todos os participantes pela sua presença na abertura oficial.

No dia 17 contamos com a presença:
Dinamização de histórias por Miguel Gouveia (para as crianças do 5º e 6º ano);
Oficina de Ilustração, por Luís Rosário (para a turma PIEF);
Atelier de Flores de Papel, pelas senhoras da Loja Solidária (público em geral).

No dia 18 contamos com a presença:
Teatro de Marionetas pela Associação Cafinvenções (para as crianças do 1º e 2º ano);
Oficina de Escrita Criativa “Histórias d’Vida” por Liliana Lima (para professores e educadores);
Apresentação do livro “Valsa a 5 tempos”, por Liliana Lima (público em geral);

No dia 19 contamos com a presença:
Oficina de Escrita Criativa por Liliana Lima (para alunos de 10º, 11º e 12º ano); Apresentação do livro “O País das Gravatas” por João Janeiro (para as crianças do 1º ano em ATL do CEAN);
Oficina de Origami no Dia do Pai por Fátima Camoesas, Atividade para Pais e Filhos.

No dia 20 contamos com a presença:
Oficina de Ilustração, por Vivian Vilela (para alunos do 7º, 8º e 9º ano);
Oficina de Ilustração, por Vivian Vilela, na Biblioteca da Escola Secundária (para alunos do 7º, 8º e 9º ano);
Dinamização de Histórias, por Rodolfo Castro (para as crianças do Pré-escolar);
Conto “Querida Avozinha”, Gabinete de Alzheimer | Santa Casa da Misericórdia (para as crianças em ATL do Arco-Íris);
Sessão de Contos, por Rodolfo Castro (público em geral).

Foi uma semana de bastante trabalho, mas extremamente gratificante, pela qualidade dos intervenientes e pelos resultados que se obtiveram. Verificou-se uma grande adesão da comunidade escolar, e não só, pelo que se considera que o esforço desenvolvido foi um sucesso e que sem dúvida será uma actividade a repetir.

Maria José Amaral

terça-feira, 7 de julho de 2015

Exposição de Livros obras de arte

Durante a semana da leitura, esteve em exposição na nossa biblioteca, obras de arte literárias transformadas em maravilhosas esculturas literárias……. Sim maravilhosas esculturas, desdobráveis onde a obra literária se transformou em arte visual, A professora Ana Bela Pereira, como boa prof. de português e boa PB transformou os livros que tanto ama em obras de arte para cativarem os seus alunos…….. e todos aqueles que vêm os seus  livros transformados em autenticas obras de arte…….
Estas obras de arte não pretendem roubar ou suplantar os direitos de autor de quem escreveu os livros mas sim sublimar as suas obras literárias mas sim aportar o seu valor artístico…….

“O apreço exterior pela arte é a sobrecasaca da inteligência. Quem se quererá apresentar diante dos seus amigos com uma inteligência nua?”
Eça de Queirós, in Ecos de Paris

“Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia.”
Carl Sagan

“A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são.”
Fernando Pessoa

Maria José Amaral

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Roda de Livros para os alunos de ensino especial

Tal como acontece desde o início do ano letivo, a professora bibliotecária e a professora Susana Ferreira mantiveram a atividade de leitura “Roda de Livros” durante este segundo período. À exceção do mês de janeiro e das duas primeiras semanas de fevereiro, em que a periodicidade foi quinzenal, as leituras realizaram-se semanalmente.
Assim, todas a segundas-feiras e em algumas sextas-feiras, alunos e professoras juntaram-se para ler as histórias de que todos gostavam.
Na última semana contámos com mais um leitor, o professor Pedro Reis, que aceitou pertencer à nossa “Roda de Livros.” Como cantava o Zeca Afonso: Amigo Maior que o pensamento. Por essa estrada “o livro” vem. Não percas tempo que “o livro”. É meu amigo também.
Maria José Amaral

Pedro Belo Clara cativou Campo Maior - 3/3/2015

O jovem escritor de vinte e oito anos, Pedro Belo Clara, já vai na quinta obra publicada. No passado dia três de Março trouxe a Campo Maior o seu talento, conversando com alunos e professores sobre a temeridade de dedicar os seus dias à produção literária.Participaram as turmas do 10.ºD e E com a professora Ana Paula Costa, o 11.ºA e B com o professor Pedro Reis, o 12.º A e B com a professora Alexandra Lopes, o vocacional do 2.º ano com a professora Ludovina Rosinha, o 10.ºC com o professor Fernando Veríssimo, o 12.ºC com o professor Alexandre Henriques e o 12.ºD com a professora Maria Rodrigues. A equipa da biblioteca agradece em especial à professora Luísa Silva que teve a iniciativa deste convite e aos professores Alexandra Lopes e Pedro Reis pela sua colaboração antes e durante o evento.

A biblioteca da escola recebeu o escritor para “uma conversa de amigos”, na qual ficou a saber o percurso de vida deste autor e tomou contacto com os seus textos. Ao contrário do que seria expectável, Pedro Belo Clara não lia muito na adolescência. Não era que não gostasse de ler, apenas ainda não tinha pegado nos livros certos. Foi pela mão da professora do ensino secundário que ele chegou ao seu habitat natural: o texto poético.

Apesar se ter licenciado em gestão e marketing, a escrita tornou-se a sua paixão e hoje faz da literatura a sua principal ocupação. Os livros Jornada da loucura, Nova era e O velho sábio das montanhas estiveram em cima da mesa e deram origem a várias leituras, realizadas pelo próprio e por professores e alunos. Para breve estará a publicação da obra Cristal, um livro de poesia onde se notam ecos de Sophia e Eugénio de Andrade.

O talento e a simpatia deste jovem escritor encantaram o Agrupamento, provando que a poesia não é assunto exclusivo de seres exuberantes e inacessíveis. Vamos continuar no seu rasto.

Maria José Amaral

O São Valentim para os alunos mais novos


Para esta atividade destinada à promoção da leitura dos alunos do 1.º ciclo, contámos com a presença dos meninos da Escola da Cooperativa, a saber, as turmas 1.ºA, 2.º B, 3.º C, 3.º E, 3.º D e 4.º F, dos professores: Isabel Maneta, Rui Aragonês, Vitorina Mourato, Maria João Costa, Manuela Gomes e Conceição Baptista, respetivamente. O livro escolhido, pela temática alusiva ao dia, foi Bilhetinhos de Namorados de Virginie Hanna.
Durante uma conversa muito animada com os jovens alunos sobre o tema do amor e sobre os afetos em geral, alguns confessaram que tinham namoradinhos e até contaram quem eram os seus amiguinhos especiais.
Seguidamente, lemos o livro supracitado do qual todos gostaram muito. Alguns alunos identificaram-se com os personagens da história “Eva e o Matias”, pois também davam prendas aos seus namoradinhos. A maioria dos alunos, porém, revelou que nunca tinha escrito um bilhetinho. Ainda vão a tempo de experimentar…No final, elaborámos cartões com frases de amor e amizade, muito bem decorados com bonitos corações, para oferecer a quem entendessem no dia dos namorados.

Maria José Amaral

sábado, 21 de março de 2015

No emparceirar é que está o ganho

Fevereiro foi um mês de boas parcerias para a nossa Biblioteca. De 9 a 12 de fevereiro realizou-se, na biblioteca escolar, a tradicional Feira dos Minerais e fósseis, organizada pelo grupo de Biologia e Geologia. Em simultâneo, decorreu, pela primeira vez, uma pequena feira de artesanato do grupo de Educação Especial.
Mas não ficámos por aí. Ainda contámos com a colaboração dos alunos do 3º ciclo, nomeadamente com as turmas do 7º C, 7º D, 7º E, 9ºA, 9º B e 9º C, alunos de Educação Visual da professora Helena Salgueiro, que elaboraram postais alusivos ao São Valentim com a técnica da Arte Pop e nos permitiram montar uma exposição alusiva ao São Valentim.

Com estas feiras e com a exposição criámos um ambiente bonito e trouxemos muita gente ao espaço da biblioteca criando condições para a promoção da leitura. É caso para dizer que no emparceirar é que está o ganho.
Maria José Amaral

O cadáver esquisito do amor - 14/2/2015

A biblioteca da escola diviniza o amor e não deixou passar a data de São Valentim sem dar um ar da sua graça. Enfeitada a preceito com corações e outras preciosidades festivas, o espaço da BECRE convidava a uma visita.
Ora, para assinalar o evento, os alunos da turma A do 12.º ano, aceitaram o repto de compor, em grupos de seis a sete elementos, textos segundo técnica do cadáver esquisito que falassem de amor. Como se podia suspeitar a partir do título deste texto, não se matou o amor. Foi tudo muito pacífico e muito divertido.
O método "cadavre exquis" (cadáver esquisito) foi inventado, no princípio do século XX, pelos surrealistas franceses, para subverter o discurso literário convencional. Usando uma folha de papel, cada autor escreve o que deseja, deixando visível apenas uma pequena parte das linhas preenchidas e dobrando o papel, para que os demais colaboradores não tenham conhecimento do que foi escrito antes. No nosso caso, o resultado final foi um conjunto de textos estranhos, muito engraçados e com uma pitada de malícia à mistura. Gargalhada geral e algum rubor.
Em paralelo, sobre as mesas estavam variadíssimas obras alusivas ao sentimento causado por Cupido: cartas de Fernando Pessoa a Ofélia Queirós, cartas de António Lobo Antunes, poesia camoniana, Alexandre O’Neil, Eugénio, Adília Lopes, Maria Teresa Horta, poesia medieval, Bocage… Poemas delicados e outros textos mais veniais… Folheados em privado ou lidos à boca cheia, valeu tudo para honrar o mais nobre sentimento humano.
Maria José Amaral

quinta-feira, 19 de março de 2015

Sobre um atril, leituras mil - 28/1/2015

As turmas dos cursos profissionais de turismo (carinhosamente denominadas por pelo acrónimo TAR e TUR) vieram à biblioteca para concluir o Módulo dois da disciplina de Português. A prova de avaliação da oralidade consistia na leitura expressiva de um poema, precedida de uma exposição sumária sobre a biografia do autor e uma justificação pessoal da escolha do texto poético.

À espera dos alunos estava um atril solenemente coberto com um pano vermelho. Para quem não sabe o que é um atril passamos a explicar. Um atril ou leitoril é uma pequena estante, disposta em plano inclinado onde se coloca um livro aberto, para se poder ler de pé. Se for de grandes dimensões, designa-se por facistol, caso em que tem quatro lados que giram sobre um pé elevado.

Nas igrejas cristãs costuma ser usado para a leitura da bíblia. O uso de atris junto ao altar começou no final do século XIV, pois antes desta data o missal era colocado sobre uma pequena almofada, mais ou menos adornada.

No mundo da música, o atril também é conhecido por estante musical e consiste no suporte onde os maestros e os intérpretes (instrumentistas ou cantores) assentam as partituras.

Ora como íamos dizendo, os alunos abeiraram-se do atril e realizaram leituras de poetas muito diversos: Pessoa, António Pina, Cesariny, José Régio, Sophia, Jorge de Sena, Vinicius, Florbela… Houve até escolhas pouco ortodoxas como letras de Carlos Tê, Sérgio Godinho ou Ornatos Violeta. 

No fim, todos ficaram satisfeitos com a beleza e a qualidade das suas prestações e das prestações dos amigos. A professora estava muito orgulhosa e fez questão de dizer aos alunos que tinham estado muito bem. Parece que sobre um atril, a leitura fica mais gentil.
Maria José Amaral

Sessão com o escritor Pedro Seromenho

No dia 4 de dezembro, os alunos do pré-escolar e 1º ciclo tiveram o privilégio de receber no nosso agrupamento o escritor e ilustrador Pedro Seromenho.
Foram realizadas 3 sessões, duas da parte da manhã e uma terceira na parte da tarde. Em cada uma, o escritor apresentou o seu último livro “As gravatas do meu pai” e leu aos alunos do 1º ciclo a “Fuga da ervilha”, conto que agradou especialmente aos estudantes do terceiro ano de escolaridade, pois estão a aprender o aparelho digestivo. 
Aos alunos do pré-escolar, o escritor leu o livro “Porque é que os animais não conduzem” e, seguidamente, dramatizou a história “do palhaço avaria” e cantou várias canções. Como primícia, deu a conhecer a história de “uma cidade que queria ser aldeia”, um texto do seu próximo livro.
Durante cada sessão, Pedro Seromenho foi realizando um quadro segundo as indicações que lhe davam os alunos da plateia e, no fim, autografou livros e desenhos a pedido dos pequenos leitores.
Foi uma visita que os nossos alunos não vão esquecer, já que gostaram muito desta atividade, assim como ficará registada na memória dos professores e dos funcionários que os acompanhavam.

Maria José Amaral

sábado, 24 de janeiro de 2015

Exposição do centenário da 1ª Guerra Mundial

               No dia 12 de dezembro, pelas 21.00 h, realizou-se na biblioteca escolar a inauguração da exposição do Centenário da 1ª Guerra Mundial, que contou com a participação dos alunos do 9º A, 10º E e 10º D, curso profissional vocacional de turismo.
            No início da inauguração, o aluno do 10ºC, Miguel Tavares, tocou a trompete em homenagem aos mortos em combate.
            Pouco depois, contámos com a presença de dois fadistas, a D.ª Catarina Morcela e o Sr. João Gonçalves, acompanhados na guitarra pelo professor Alexandre Gomes e na guitarra portuguesa pelo Sr. José Rondão. Estes intervenientes amenizaram o sarau com fados relacionados com a guerra.
            Igualmente interessantes foram as leituras alusivas ao confronto bélico. A D.ª Sofia Gaita declamou um texto em francês. Os alunos do 10º A, Bernardo Antunes, David Cardoso, Guilherme Golaio, João Azinhais, Mário Ceteno, Rafael Orelhas e o Ricardo… leram vários trechos de obras literárias portuguesas e recitaram poemas em inglês. O aluno do vocacional secundário do 2º ano, José Belga, recitou um poema em alemão.
             O professor Fernando Antunes agradeceu a todos os colaboradores nesta atividade cuidada e morosa que já vinha sendo preparada desde o mês de setembro.
             No final, todos fomos convidados a ver a exposição e tivemos direito a participar num beberete onde confraternizámos animadamente.
            Esta noite lembrou-nos de que é importante conhecermos o passado para prevenirmos o futuro.
Maria José Amaral

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Atividade de Natal na Biblioteca

Os alunos do 10º D e 10º E, dos cursos profissionais de turismo, com a supervisão da professora de português, Alexandra Lopes, elaboraram postais de natal para darem a todos os alunos do ensino especial, numa partilha que se realizou na Biblioteca escolar.
A professora leu um conto de Natal da escritora Nora Clarke, “Um Gato Muito Grande,” e os alunos do 10.º ano dramatizaram a leitura com vista a divertirem a plateia de alunos do ensino especial e dos professores e auxiliares educativos que os acompanhavam.
No final, todos e em conjunto, realizaram pinturas em papel de cenário para mostrarem como viam o natal, tendo como base a história que tinham ouvido.
Para adoçar a atividade, comeram-se rebuçados Bolas de Neve, que combinam lindamente com a decoração natalícia.
Maria José Amaral

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Contos de Natal

O clube do empreendedorismo e os alunos do 9 º A, orientados pela professora Cidália Loureta, elaboraram um livro de “Contos de Natal”. Foram eles que escreveram os textos e fizeram os desenhos. O material produzido, depois de compilado, deu origem a uma publicação cuja receita reverte e favor da realização de visitas de estudo para a comunidade escolar.
Durante os dias 9 e 10 de dezembro que os alunos realizam na biblioteca as encadernações de cada livro, realizaram dois desenhos em papel de cenários para decorarem um cantinho aconchegante para os pequeninos alunos do pré-escolar. Na quinta-feira e na sexta-feira (dia 11 e 12 de dezembro) os alunos do 9º ano leram aos alunos do pré-escolar algumas histórias do livro que escreveram, no final os pequenos alunos desenharam as personagens da história como eles a imaginavam.
       No dia 15 pelas 15.00h foi realizado um Peddy Papper para todos os alunos do 3º ciclo, com atividades espalhadas pela escola incluindo a biblioteca.
Maria José Amaral

Exposição alusiva ao aniversário da morte de John Lennon


     Sob pretexto do aniversário da morte do músico John Lennon, ocorrido a 8 de dezembro de 1980, a associação de estudantes, mais precisamente o delegado da cultura, Carlos Cardoso, lançou uma proposta aos alunos: escreverem mensagens de paz num mural situado à entrada da escola junto de uma instalação alusiva ao acontecimento Bed in for Peace.


Com a colaboração da biblioteca escolar realizou-se uma pequena exposição comemorativa, que focava a biografia do ex-Beatle que só queria dar uma chance à paz.
Maria José Amaral

Feira do Livro

De 17 a 28 de novembro decorreu na escola secundária de Campo Maior a feira do livro subordinada à temática “Escritores Portugueses”.
A inauguração teve lugar pelas 19h30 do dia 17 de novembro, no espaço da Biblioteca Escolar.
Como já vem sendo costume, realiza-se a feira do livro final do primeiro período, pouco antes do Natal, como incentivo à leitura. Pretende-se, com esta atividade, que os alunos comprem livros para ler em tempo de férias e também para oferecer na quadra festiva que se aproxima.
Na inauguração contámos com a declamação do aluno Xavier Gonçalves, que leu um poema de Fernando Pessoa, e com o talento das alunas Leonor e Nádia, que acompanhadas pelo professor de música, nos deleitaram com as suas extraordinárias vozes. Estiveram presentes, entre outros, alguns elementos da associação de estudantes e os alunos do 10.º e respetivos professores.
Após o espetáculo, todos pudemos fruir de um pequeno bufê, conversámos animadamente, observámos a oferta da feira, escolhemos livros e trocámos opiniões acerca das obras e dos autores que nos marcaram.
Maria José Amaral

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Dia 11 de novembro, dia de São Martinho

     A Biblioteca Escolar, conjuntamente com a professora Susana, planificou uma atividade para sinalizar o dia de S. Martinho destinada aos alunos do ensino especial com vista à comemoração desta quadra.
     Os alunos da professora Susana visitaram durante vários dias a biblioteca para pesquisarem e elaborarem apresentações em powerpoint sobre o “Milagre de S. Martinho”.
    E foi mesmo isso que aconteceu no dia 11. Cada um partilhou o fruto do seu trabalho com os colegas e com os professores. Em especial foram destacadas as qualidades humanas de São Martinho: a atenção ao próximo, a bondade e o altruísmo.
   Por último, todos juntos, sob a supervisão da professora bibliotecária, da professora Susana e dos restantes professores do ensino especial, os alunos elaboraram desenhos, pintaram os frutos típicos desta comemoração e alguns, os mais velhos, fizeram palavras cruzadas e sopa de letras.

Maria José Amaral