«Aqueles que passam por nós, não nos deixam sós, deixam um pouco de si levam um pouco de nós.»
Saint-Exupéry
A equipa da Bibilioteca Escolar da Escola Secundária de Campo Maior empobreceu em capital humano: a professora, colega e amiga, Luz de Sousa deixou-nos.
Durante algum tempo desenvolvi projetos de leitura com a Luz, um dos quais inovador. Sempre entusiasta e apaixonada por ensinar e aprender, deixo aqui as suas palavras relativamente ao projeto que desenvolvemos e que viria a servir de base às Leituras Luminosas. Fica o excerto da sua reflexão e um agradecimento profundo por tudo o que me ensinou.
Obrigada Luz. Até sempre. Elisabete Fiel
Na opinião da docente Maria da Luz Sousa: «Não há expressão que melhor traduza o facto de conseguir que alunos, habitualmente, avessos e que reagem com contrariedade a propostas de leitura, tenham aderido, entusiasticamente, a este projecto no âmbito das novas ecologias da leitura.
Paradigma do que afirmo, o aluno David Portela, adepto fervoroso dos jogos de computador (que lhe consomem muitas horas do quotidiano) e confesso «inimigo» do livro impresso que escolhia, obrigado, pelo menor número de páginas, e lia, como quem cumpria um castigo, e que aderiu, desde o primeiro momento, ao projecto, tornando-se um leitor entusiasta das obras de Edgar Allan Poe, cuja temática o fascina. Um sucesso! - não apenas (e já seria razão mais do que sobeja!) por ter levado o David a ler, de facto, mas sobretudo, por ter conseguido um leitor literário que lê e partilha a experiência de leitura com um prazer genuíno, um entusiasmo dos que garante outras leituras (e isso é genial!).
Por minha parte, enquanto professora, confesso-me, também rendida às evidentes potencialidades das novas ecologias da leitura.»
Sem comentários:
Enviar um comentário