O livro “Resgate” foi elaborado pela prestigiada jornalista Alexandra Borges e por Rita Palma Borges, a sua sobrinha.
Este livro tem como objetivo retratar a dura realidade passada num dos países da África Ocidental, o Gana. No Gana, há inúmeras crianças que são vendidas aos 3 e 4 anos de idade pelos seus próprios pais a traficantes, por menos de 30 euros. Depois de vendidas a estes traficantes, são revendidas aos pescadores do Lago Volta, onde são escravizadas. Trabalham 14 horas por dia, 7 dias por semana a troco de uma única refeição por dia.
Alexandra Borges foi pioneira em vários projetos com o fim de angariar fundos para possibilitar os resgates. Um dos projetos foi o Cd “Filhos do Coração”, que foi feito com a colaboração de várias entidades públicas. Após objetivo cumprido, partiu para o Gana na companhia de Rita e de Júlio Barulho. Para além dos resgates, Alexandra tinha como objetivo garantir-lhe um futuro com acesso ao meio escolar. Após o resgate de algumas crianças, no seu olhar transparecia o medo e no corpo as marcas visíveis dos maus tratos sofridos.
Esta escravatura do século XXI foi denunciada por John. John era uma das crianças escravizadas do lago Volta que conseguiu fugir a nado depois de ter sido amarrado a uma árvore e chicoteado várias vezes.
As crianças resgatadas neste
momento encontram-se instaladas em orfanatos, onde podem usufruir de liberdade,
viver em segurança e receber também muito afeto.
É um livro bastante acessível,
onde surgem inúmeros sentimentos dos quais se destaca a revolta, pois “o tráfico infantil não é uma brincadeira
de crianças, é um negócio de gente grande”
É bom saber que ainda existem
pessoas que lutam não só pelos seus direitos, como lutam também pelo direito
dos outros. Após a leitura partilhada com a turma, começámos a recolher
material escolar e lápis de cor para estas crianças…e pretendemos ir mais
longe.
Joana Tinoco
Sem comentários:
Enviar um comentário