
Vicente Costa (Prof. de História)
Colecção: Autores de Língua Portuguesa
ISBN: 978-972-20-3439-5
Páginas: 120
Vicente Costa (Prof. de História)
Esta história decorre numa época muitíssimo anterior à história de “O Senhor do Anéis”. Passa-se na Primeira Era da Terra Média.
Numa época em que o medo a Margoth - o Senhor Negro, o mais poderoso dos Poderes - era cada vez maior, Húrin, Senhor de Dor-lómin, vai combatê-lo. É, no entanto, capturado e levado à presença do Senhor Negro. Este tenta intimidá-lo mas Húrin não permite que isso aconteça e desafia-o:
“- Cego és Margoth Bouglir, e cego serás sempre, capaz apenas de ver as trevas. Desconheces o que rege o coração dos Homens, mesmo que conhecesses não saberias usá-lo(…)”
Irado Margoth responde:
“- E todavia posso chegar a ti e a toda a tua amaldiçoada casa, e dobrar-se-ão à minha vontade (…). Vê! A sombra do meu pensamento abater-se-á sobre eles aonde quer que vão e o meu ódio persegui-los-á até aos confins do mundo.”
A história conta como Túrin e Niënor, filhos de Húrin, viveram as suas breves mas intensas vidas marcados pela maldição de Margoth e como apesar de tudo o que fizeram para lhe fugir foi impossível escapar aos seus efeitos perversos.
Rita Velez
A história, inicialmente, dá a crer que o enredo se passará à volta de Titus, o Herdeiro de Gormenghast, um antiquíssimo castelo do tamanho de uma cidade, dominado por tradições de uma mistura medieval com costumes do século dezoito, mas rapidamente se centra em Steerpike, o ligeiramente deformado génio que ambiciona dominar o Castelo; Flay o decrépito criado do Conde; Swelter, o mundano chefe de cozinha; e Fuchsia, a perturbada irmã mais velha de Titus.
O livro é simultaneamente mágico e perturbante, agarrador e enfadonho. O leitor ficará preso às histórias e pessoas de Gormenghast.
Bernardo Borralho- 9ºB
O seu primeiro grande single, "Misery Buisiness" deu a conhecer ao mundo este grupo americano através de meios como a MTV (MTV Portugal incluída), variados sites da Internet tais como o FueledByRamen, ganhando assim bastante sucesso entre os jovens. Pessoalmente achei este um dos melhores álbuns rock que já ouvi; as músicas mantêm uma ligação umas com as outras, têm todas um instrumental espectacular, assim como uma vocalização espantosa.
Recomendo!
A editora Saída de Emergência, conhecida pelas suas publicações especialmente no campo do fantástico e das conspirações, traz-nos uma excelente oportunidade: O Concurso para Literatura Fantástica Bang!
O Concurso consiste em criar um livro, de preferência romance (mínimo 45000 palavras) de estilo fantástico para publicação. O vencedor terá o seu livro publicado pela Saída de Emergência e ganhará uma modesta quantia de 1500 euros numa cerimónia pública antes do final do ano. Pessoalmente, começo a pensar em concorrer. Boa sorte para todos aqueles que decidam fazê-lo também.
O prazo de entrega termina dia 31 de Julho e o vencedor será declarado em Outubro.
Para mais informações: www.saidadeemergencia.comBernardo Borralho 9ºB