segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

“Os Filhos de Húrin” - J.R.R Tolkien e Christopher Tolkien


Esta história decorre numa época muitíssimo anterior à história de “O Senhor do Anéis”. Passa-se na Primeira Era da Terra Média.

Numa época em que o medo a Margoth - o Senhor Negro, o mais poderoso dos Poderes - era cada vez maior, Húrin, Senhor de Dor-lómin, vai combatê-lo. É, no entanto, capturado e levado à presença do Senhor Negro. Este tenta intimidá-lo mas Húrin não permite que isso aconteça e desafia-o:

“- Cego és Margoth Bouglir, e cego serás sempre, capaz apenas de ver as trevas. Desconheces o que rege o coração dos Homens, mesmo que conhecesses não saberias usá-lo(…)”

Irado Margoth responde:

“- E todavia posso chegar a ti e a toda a tua amaldiçoada casa, e dobrar-se-ão à minha vontade (…). Vê! A sombra do meu pensamento abater-se-á sobre eles aonde quer que vão e o meu ódio persegui-los-á até aos confins do mundo.”

A história conta como Túrin e Niënor, filhos de Húrin, viveram as suas breves mas intensas vidas marcados pela maldição de Margoth e como apesar de tudo o que fizeram para lhe fugir foi impossível escapar aos seus efeitos perversos.

Rita Velez

Sem comentários: