No fim de semana de 22/23 de Maio teve lugar a visita de estudo dos alunos do curso profissional e EFA ao Porto e Santa Maria da Feira…as imagens falam por si!
terça-feira, 1 de junho de 2010
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Encontros Interculturais - Málaga
Hoje, que tudo chegou ao fim, infelizmente, que posso eu dizer? Não há muitas palavras, por muito bonitas e elaboradas que possam ser, não são suficientes para descreverem o que aquela semana foi. Só quem lá esteve pode dizer o que sentiu, o que viveu e acima de tudo que diferença fez esta viagem nas nossas vidas. Pessoalmente, nesta semana cresci. Tornei-me numa pessoa com uma maior capacidade de estar longe dos meus pais, de aprender a tolerar certas coisas que não conseguia, aprendi que a amizade e a confiança são coisas que não demoram tanto tempo a construir como inicialmente pensava. Depois de uma semana, conheci pessoas novas das quais posso afirmar que tenho saudades e que ficaram grandes amigos. Aquela azáfama, aquelas actividades, aqueles monitores, toda aquela semana foi quase como um viver de novas experiências. Não foram só pessoas novas que se conheceram; foram também culturas diferentes, uma língua que apesar se ser nossa conhecida arrancou muitos neologismos e consequentemente muitas gargalhadas. Mas gargalhadas e animação foi algo que nunca faltou.
Infelizmente o tempo passou… os laços de amizade foram-se tornando cada vez mais fortes e o dia de despedida chegou. A festa final foi muito emotiva. Houve lágrimas, houve palavras de despedida e tudo o que se criou se traduz numa noite onde não havia termos que chegassem. Aquelas lágrimas não foram de tristeza, mas sim de alegria por tudo o que vivemos numa simples semana. Quando partimos sabíamos que íamos ter tempos animados mas nunca pensamos que iria ser aquilo que acabou por se transformar. As saudades de casa não se faziam notar.
Em poucas palavras que se pode dizer de Mollina e de tudo o que se viveu? Primeiro há que respeitar o lema que tanto nos uniu “lo que se pasa en Mollina, en Mollina se queda” e depois apenas digo que cresci, que fiquei uma pessoa mais tolerante, criei grandes amizades e conheci pessoas novas. Tal como muitos dos meus colegas, posso dizer, sem qualquer tabu, que vivi a melhor semana da minha vida!
terça-feira, 13 de maio de 2008
Encontros Interculturais - Málaga - dia 6 e 7 - As despedidas!
Hoje foi um dia muito emocionante. De manhã, tomámos o pequeno-almoço, como de costume e depois saímos até Torcal – Antequera, com o objectivo de ficarmos a conhecer algumas paisagens protegidas contendo nelas, várias rochas de interesse geológico. O Torcal constituí um modelado cársico de beleza impar. Foi bastante interessante, mas um pouco cansativo. Havia ainda outro ponto a nosso desfavor: a temperatura. Estavam 6ºC e corremos o risco de não fazermos o passeio devido à nebulosidade pois poderíamos perder-nos. Felizmente correu tudo como previsto e foi uma visita muito interessante.
Quando chegámos a CEULAJ, alguns alunos foram visitar a cidade de Mollina, pois tínhamos uma hora livre. Depois do almoço, fomos divididos por grupos, a preencher uma ficha sobre as condições do encontro, e uma actividade relacionada com o grau de satisfação em relação a CEULAJ.
Depois estivemos a preparar a festa de despedida, enfeitando a sala de festas. As “lonjas” do dia correram normalmente e depois de jantar começou a festa.
Aqui muita gente se emocionou, pois embora estivéssemos muito felizes, houve uma actividade que nos fez recordar o bom da viagem, pois cada um teria de dizer, se o entendesse, como foi este encontro. Depois a festa continuou até tarde sempre com a música e muita diversão à mistura.
Magda
--------------------------------------------------------------------------------------------------Estamos à espera de mais relatos dos alunos participantes! Entretanto, publicamos a fotos do última dia...
sábado, 10 de maio de 2008
Encontros Interculturais - Málaga - dia 6
Albert abad palma de Mallorca(ies ses estacions)
Tradução:
Esta noche es la última para nosotros y ya en el comedor a la hora de cenar se han empezado a ver las primeras lágrimas.
Esta parece que va a ser una de esas noches muy largas, donde se disfruta mucho y a la vez se respirara un aire de tristeza ya que los que el primer día éramos unos auténticos desconocidos ahora somos grandes amigos.
----------------------------
Estamos à espera dos relatos da manhã... entretanto ficam as fotos... ;-)
sexta-feira, 9 de maio de 2008
Encontros Interculturais - Málaga - dia 5
Hoje foi um dia espectacular…
O destino foi Málaga. Estávamos um pouco receosos, pois o tempo não era dos melhores, mesmo assim muitos de nós, Portugueses, fomos para a água a chover. Depois de termos almoçado “fomos de compras”… voltámos para Mollina, onde nos reunimos para ouvir os nossos colegas a representar um resumo do dia anterior (LONJA).
A noite começou com a visualização das fotos tiradas em Sevilha e, posteriormente, assistimos a um documentário para nos incentivar a ser mais solidários. Depois de termos chegado a um acordo sobre o mesmo, fomos para os nossos quartos descansar ou, pelo menos, mostrar que íamos descansar
Elody Bértolo
-------------------------------------------------------------------------------------------------O dia começou cedo, como todos os outros! O sol estava escondido atrás das nuvens que iam tornando o dia cinzento. Depois do pequeno-almoço embarcámos em autocarros para irmos visitar Málaga. Em Málaga visitámos o jardim botânico da cidade que pertenceu a um nobre casal que viajava e enviava espécies variadas para o seu jardim. O jardim tinha cerca de setenta hectares, todo ele repleto do mais variado tipo de plantas. O Jardim transmitia calma e paz a qualquer visitante – os sons da água, aves e outros animais encantavam qualquer um.
Depois do jardim botânico passámos por Málaga, ficando assim a conhecer os principais pontos atractivos da cidade. De seguida a praia… Apesar do tempo não ajudar, alguns aventureiros arriscaram a banhar-se nas águas do mediterrâneo (Fábio: a água estava fria =S).
Depois da praia seguiu-se o tempo livre. Alguns aproveitaram para passear e outros aproveitaram para fazer as suas compras… (Maria: não fiz muitas!)
O ponto de encontro foi em uma zona turística muito conhecida de Málaga e voltamos novamente para o “CEULAJ”. O dia ainda não acabou e ainda nos espera a noite de cinema!
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Encontros Interculturais - Málaga - dia 4
Depois de Sevilla ter brilhado, mais um dia passou.
Os primeiros raios de Sol penetraram a janela e, apesar do cansaço já ser visível, o “quadrado” esperava os jovens para dar início a mais um dia de actividade.
Monitores fantásticos coordenaram os grupos e fizeram da animação a palavra de ordem.
Apesar da informalidade, e depois de tanta gargalhada, estes jovens assistiram a uma espécie de aula onde o conhecimento, a partilha, a entrega e a descoberta foram os verdadeiros professores. Matéria concluída, livro de ponto preenchido e teste marcado.
Os monitores fazem a avaliação e como nota final atribuem a todos a oportunidade de debater sobre temas tais como, as diferenças na sociedade.
A brincar e a rir, reflectiu-se sobre assuntos onde a fronteira não impediu a união de pensamentos.
De tarde, também houve lugar para o tão merecido descanso e, em seguida, as tarefas prosseguiram cheias de cor e brilho.
O resumo do que se passou na quarta-feira foi feito, seguindo-se momentos onde a boa disposição reinou e onde se leram declarações repletas de carinho e amizade.
O jantar antecipou a competição entre os “chicos” e as “chicas” num jogo em que a “rivalidade” e a diversão se juntaram e originaram um fim de dia “com muito furor”.
A não esquecer!
Encontros Interculturais - Málaga - dia 3
Depois de vermos a catedral (que bonita!), recebemos um mapa e identificámos vários pontos, mas não sabíamos onde estávamos.
Perdidos na multidão não víamos nenhum horizonte, apenas e só um sentido, caminhar, com o objectivo de avistar os pontos simbólicos da cidade, Sevilha.
Divertidos e em equipa resolvemos todos os objectivos propostos e assim conhecemos os pontos mais importantes da cidade. Houve ainda tempo para fazer compras! ;-)
Depois de longas caminhadas, ao regressar ao Ceulaj, fizemos pequenos workshops, ou melhor talleres, de dança, criatividade, massagens, desportos e capoeira!
Que belo dia!
terça-feira, 6 de maio de 2008
Encontros Interculturais - Málaga - dia 2
Depois de uma noite animada, com muito poucas horas dormidas e algumas coisas menos boas, passámos mais um dia fascinante!
Tanta coisa se fez que é difícil descrever: jogos de apresentação e conhecimento do outro, jogos de grupo, torneios, gincanas, jogos populares, gritos de guerra, plantação de árvores…
Resultados? Os alunos estão mais unidos, fizeram amizades e já há novos grupos, formados por elementos de outras proveniências. Muitas das actividades são, obrigatoriamente, em cooperação com os estudantes de outras escolas.
O momento alto do dia foi, sem dúvida, a festa intercultural. Mostrámos a nossa cultura e a prestação de Campo Maior foi… EXCELENTE!
Amanhã há mais!
Gostam das fotos? Temos muitas mas não há tempo para mais, nem para selecções…
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Encontros Interculturais - Málaga - dia 1
Hoje dia 05, foi o primeiro dia. Correu tudo como previsto e os alunos estão muito animados e motivados! É a primeira vez que muitos deles passam um dia fora de casa e... vai ser uma semana.
Por outro lado, um dos objectivos do encontro é, precisamente, que conheçam outras pessoas e, por isso, os jogos e a actividade dos monitores visam a descoberta do outro, ou seja dos outros 60 jovens de diferente proveniência. Foi um dia animado, cheio e muito gratificante!
Até amanhã!











