quarta-feira, 3 de junho de 2009

Se te Perderes..


Ainda o dia da Criança… 

Se te Perderes... Moore-Mallinos, Jennifer Se te perderes... ; ilustrações [de] Marta Fàbrega ; tradução [de] Manuela Pessoa

Um dia, na Biblioteca, em conversa com a aluna Liliana Lemos, perguntei-lhe se estava a ler o livro «Se te perderes». A mesma respondeu-me vou requisitá-lo para ler com o meu irmão Daniel. Pedi-lhe para me dar uma opinião sobre o livro, pois seria uma leitura partilhada.  

A Liliana inquiriu o irmão sobre a utilidade da leitura e o mesmo respondeu que ficou a saber o que deve fazer se «Se perder» dos pais, portanto encontrar um policia e dizer-lhe que está perdido, mas o melhor é «não os largar». A experiência de se perder é assustadora e muito perigosa. Essa é a história do livro, uma menina que se perde dos pais no meio da multidão.

Após receber o relato da leitura «a par» dos manos Liliana e Daniel, fui ler o livro e descobri que pode ser um ponto de partida para pais e filhos explorarem uma experiência que pode ser evitada, oferecendo soluções preventivas e reactivas, para situações semelhantes. Fiquei contente por chegarmos ao público lá de casa…

Texto: Elisabete Fiel, sobre a opinião de Liliana Lemos e Daniel. 

Sem comentários: