segunda-feira, 6 de julho de 2009

A Tradição oral…

Provavelmente já ouviram falar na «Festa das Flores» de Campo Maior, aqui no Alentejo. Esta festa está ligada a tradições rurais, à vida do campo de outros tempos. Na oficina LerEscrever, que funciona como oferta de escola, a colega de Língua Portuguesa fez uma recolha das tradições o que resultou nas publicações «caseiras» que seguem em anexo. Além de Coordenadora da BE, tenho o estatuto de artista plástica residente, assim, fiz vários workshops sobre ilustração e pintura em aguarela. O resultado foi o trabalho que as fotografias testemunham…um serão animado pelo grupo de cantares, por uma poetisa popular, e pelo grupo de alunos.

Ainda sobre a tradição oral de Campo Maior…como terra da raia foi também um entreposto comercial de produtos não declarados às alfandegas…diz-se também terra de «contrabandistas». Recordando toda a preparação necessária em tempos menos tecnológicos, a professora de Expressão Dramática Carla Correia, escreveu uma peça de teatro sobre o quotidiano dessas gentes de outros tempos.

Elisabete Fiel

2 comentários:

Antonio Martínez disse...

Pero Elisabete, non descansas neste mes?
Que tenhas un bo verao.

Elisabete Fiel disse...

Hola Antonio! Gracias por tu visita...
Las vacaciones empiezan el 24 de Julio...Asi que todavia hay mucho para hacer. Tengo algunas ideas para el proximo año...te contaré..

Un buen verano.

Elisabete