quarta-feira, 17 de março de 2010

O GAG de Roald Dahl

Autor: Roald Dahl
Género do livro: Aventura
Ilustrador: Quentin Blake
Nº de páginas: 220
Editora: Terramar
Data da edição: Maio de 2005 (Edição Portuguesa)

Resumo do livro:
Este livro fantástico de ler trata de uma rapariga inglesa que não consegue dormir e começa-se a lembrar que já era muito tarde e essa mesma hora era chamada a "hora das bruxas" e que se ela não se dormisse o mais rápido possível, então ela iria conhecer criaturas monstruosas que comiam pessoas.
Ela vivia num colégio interno.
Pouco tempo depois ela observa um gigante que a rapta. Ele leva-a para o seu esconderijo vão conhecer-se e ficar amigos e ela descobre que ele não é assim tão mau, mas há mais gigantes, ao todo são 10.
O gigante GAG (grande amigo gigante) tinha como hábito ir "apanhar" sonhos que à noite ia soprar para as cabeças das crianças por todo o mundo (foi por isso que a rapariga o tinha visto). Esse era apenas um passatempo de muitos que ele tinha. Ele podia apanhar entre os os bliquitos (os sonhos normais), os negrãos (os pesadelos), e os jiquitos (os mais belos sonhos). Ele comia uns vegetais chamados "zumpinos" repelentes e bebia "fizuízi" delicioso.
A história trata da aventura que é vingarem-se dos outros gigantes violentos que iam comer muita gente todas as noites e avisar a rainha para o perigo que as pessoas corriam.
Transcrição do texto da obra que despertou mais interesse ou prazer na leitura:
"E foi então que ele apareceu!
Com sete metros de altura, e a capa conferindo-lhe a elegância de um nobre, avançava com imponência pelo relvado do palácio..."(pág.163)

Texto de apreciação crítica do livro:
Escolhi este livro para ler porque tenho estado a ler os livros deste autor e acho-os fantásticos, têm uma maneira de escrita que atrai muito o leitor, de "suspense", de aventura.
Gostei muito e sugiro ao meus colegas e amigos.
É também uma leitura que não se torna aborrecida, ela não se limita a contar a história. Tem pequenas "distracções" que parece que nos chamam a atenção como quando o GAG dizia mal as palavras e eu limitava-me a corrigi-lo.
Li o livro em pouco tempo porque não o consegui "largar" nas férias que passaram e continuarei a ler estes livros de que tanto gosto!
NOTA: Por muito velho que um livro seja escrito ele terá sempre o mesma atracção, basta gostar. (Este livro foi começado no ano de 1955!)

Data de início da leitura: 19/12/2009
Data de conclusão da leitura: 1/1/2010
Xavier Golaio Gonçalves, Nº 26, 7ºA

Sem comentários: