sexta-feira, 17 de setembro de 2010

120º Aniversário de Aghata Christie...na nossa biblioteca!

«Agatha Christie escreveu quase cem livros, mas só um assinado Agatha Christie Mallowan:

"Come, Tell Me How You Live", título da edição original deste livro. É "uma memória arqueológica" dos anos 30 nas escavações do marido, Max Mallowan.

Os editores não gostaram. Não havia trama nem crime. Era como mostrar o álbum de férias a estranhos. O que é que os leitores dela tinham a ver com aquilo?

Quase tão lida quanto a Bíblia, Mrs Mallowan não puxou dos galões.

Disse que o livro era «uma frivolidade», como se falasse de um par de sapatos.

Foi um sucesso, claro, e mais de sessenta anos depois continua em edição de bolso e politicamente incorrecto - vários turcos e pelo menos um árabe "sub-humano" saem daqui para a glória. Mas de ninguém a autora ri como de si própria, ansiosa, voluntariosa e volumosa.» Alexandra Lucas Coelho, «Prefácio»

«Esta crónica inconsequente foi iniciada antes da guerra. Depois foi posta de lado. Mas agora, após quatro anos de guerra, dei por mim a pensar cada vez mais naqueles dias passados na Síria, e por fim senti-me impelida a tirar os meus apontamentos e os meus toscos diários para fora e a completar aquilo que começara e pusera de lado.

Pois parece-me que é bom recordar que esses dias e esses lugares existiram, e que neste preciso instante a minha pequena colina de calêndulas está em flor, e que os velhos de barbas brancas que se arrastam atrás dos burros talvez nem saibam que existe uma guerra.» Agatha Christie.

www.fnac.pt

http://www.agathachristie.com/

2 comentários:

Undertaker disse...

Ora seja bem aparecida!

Essas férias foram longas!

Bom regresso!

Elisabete Fiel disse...

Olá! As férias foram longas...nas publicações, mas, já regressámos à rádio com sugestões de leitura e de música, tb! Aceitamos sugestões dos nossos seguidores...