quinta-feira, 14 de julho de 2011

iPAD e o projecto Aprender a Inovar com TIC...

A primeira acção de formação do nosso projecto decorreu no mês de Julho e contou com dezassete empenhados formandos. O conceito de «literacia» foi amplamente discutido e o significado de «literacia digital», «infoxicação» e excesso de informação no mundo actual. A distinção entre produtor de informação e consumidor foi amplamente confrontada, tal como o conceito de «lurker». A ética da utilização da informação e as novas ecologias da informação suscitaram um levantamento de dúvidas e possíveis soluções para o respeito pela propriedade intelectual e os direitos de autor.
A comparação entre a sociedade do conhecimento e a sociedade de informação foi discutida e a necessidade de desenvolver competências na pesquisa de informação. Foram discutidos os modelos de pesquisa e a forma de operacionalizar no contexto da sala de aula.
A missão da Biblioteca Escolar e o apoio ao currículo foram debatidos e a forma de materializar a relação entre a sala de aula e a biblioteca escolar.
As ferramentas da WEB 2.0 e tecnologias como o GPS e o iPAD foram experimentadas e pensadas na forma como se podem explorar em contexto da sala de aula, numa atitude coerente de promoção da literacia digital. A animação à leitura e a leitura digital foram exploradas no âmbito do contexto de formação.
A avaliação da acção foi francamente positiva, foi privilegiado o trabalho de pares imprimindo a reflexão conjunta sobre a temática da leitura, da sociedade do conhecimento, da literacia e das novas formas de ler, foram ainda produzidos materiais específicos no âmbito da promoção da literacia, animação da leitura e animação da biblioteca revelaram empenho e mostraram ser exequíveis.
A qualidade dos materiais e a quantidade foi excepcional! Aguardamos o inicio do ano lectivo para colocar tudo em prática!
 Elisabete Fiel

Sem comentários: