domingo, 3 de junho de 2012

IV Encontro Comenius Regio “Bibliotecas sem Fronteiras/Bibliotecas sin Fronteras”


Nos dias 23 e 24 de Maio de 2012, realizou-se em Évora o IV e último Encontro Comenius Regio “Bibliotecas Sem Fronteiras - Bibliotecas Sin Fronteras”.
Este projecto contou com o apoio económico das Agências Nacionais de programas europeus tanto da Estremadura como de Portugal. Foi coordenado, desde 2010, entre a Direcção Regional de Educação do Alentejo e a Consejería de Educación de Extremadura, com os Agrupamentos de Escolas de Campo Maior, Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas e o Agrupamento nº 4 de Évora e com o apoio de parceiros como a Rede de Bibliotecas Escolares, Delta Cafés, Biblioteca Pública de Évora e o Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano. Este projecto, envolveu professores bibliotecários e professores de diferentes áreas curriculares e níveis de ensino, transversais à biblioteca escolar, tanto da região alentejana como estremenha. 
Estiveram presentes na Sessão de Abertura a Directora Regional de Educação do Alentejo, Maria Reina Martín, o Secretario Geral de Educação D. Cesar Díez Solís, a Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada e a Vereadora da Educação e Cultura, Cláudia Sousa Pereira.
Durante a manhã houve várias comunicações. A Coordenadora Nacional da RBE, Teresa Calçada, defendeu a importância da forma e do conteúdo da informação, como um aliado no acesso ao conhecimento. Considerou que é determinante a utilização das novas tecnologias e a sua integração na prática quotidiana da vida escolar, como uma das formas de melhoria das competências de literacia. Neste sentido, reconheceu a importância do papel do professor bibliotecário.
O Comissário Nacional do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, reiterou a importância do livro como fonte de conhecimento e saber a par das novas tecnologias, que se revelam como uma oportunidade em novos níveis de pesquisa, tanto na escrita, como na leitura. Assumiu que a dimensão de leitores em Portugal cresceu muito nos últimos anos, identificando leitores de variados níveis de interesse e géneros literários, desde as leituras fragmentadas, às leituras simples, completas e complexas, e em diferentes suportes, contribuindo desta forma, para reduzir a desigualdade social na literacia. 
Contou-se ainda com a presença do professor bibliotecário Carlos Pinheiro, coordenador inter-concelhio e formador na área da Web 2.0, com uma comunicação intitulada “As redes sociais nas bibliotecas escolares”, destacando as suas inúmeras potencialidades ao serviço dos alunos e da escola, e o uso das ferramentas digitais como parte integrante da vida escolar. 
A presença do escritor e ilustrador Pedro Seromenho, permitiu envolver todos os participantes em torno de contos e ilustrações. 
Durante a tarde foram apresentados os portefólios de todo o trabalho realizado nestes dois anos entre os Agrupamentos, os Centros e os Institutos. À noite assistiu-se ao espectáculo do grupo de teatro PIM, com a peça “O bicho papa livros” na sala de leitura da Biblioteca Pública de Évora, um espectáculo único e envolvente. No segundo dia do Encontro realizaram-se visitas guiadas às bibliotecas escolares do Agrupamento nº 4 de Évora. 
Estes Encontros também permitiram uma aproximação cultural e linguística entre ambas as regiões. Neste contexto, realizaram-se visitas guiadas à cidade de Évora, à Biblioteca Pública de Évora e ao Museu da cidade.
Finalmente, e a encerrar o Encontro, concluiu-se que todos os objectivos foram plenamente superados, reconhecendo a sustentabilidade do programa e do impacto significativo que esta parceria estabeleceu em ambas as regiões, estabelecendo laços de trabalho e de amizade.
Esta actividade foi financiada no âmbito do Projecto Comenius Regio.
Fonte: DREAlentejo - >>>

3 comentários:

Unknown disse...

Eu li o livro que requisitei na biblioteca da escola e achei muito interessante

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
beatriz disse...

eu li o livro a "melodia do adeus"que gostei muito e achei muito interessante