terça-feira, 27 de março de 2007

As bibliotecas escolares...


Há alguns anos atrás as Bibliotecas Escolares escondiam tesouros dentro de armários fechados. Os livros bem protegidos, eram solicitados ao funcionário da Biblioteca que pacientemente abria um, dois ou três armários para que o aluno pudesse aceder ao conhecimento.

A equipa da Rede de Bibliotecas desenvolveu um programa de incentivo à criação/reconversão de Bibliotecas Escolares, mudando o conceito tradicional, assim o espaço deve ser: atractivo, acolhedor, estimulante e de livre acesso. O programa lançado em 1996/1997 conta com 10 anos de existência e apoio a 1800 bibliotecas escolares.

Hoje, as Bibliotecas Escolares assumem um papel de destaque na escola, uma vez que constituem centros de promoção do conhecimento, da leitura e literacia contribuindo para a o aprofundamento da cultura. Existem vários estudos que demonstram a ligação entre o acesso, qualidade das bibliotecas escolares e o sucesso educativo dos alunos.

O novo conceito de Biblioteca Escolar pode chocar as visões mais tradicionalistas, uma vez que o silêncio nem sempre impera, dada a procura do espaço. Existem: revistas, jornais, Internet, computadores, CDs, filmes e jogos que cumprem a função de auxiliar os alunos, professores e elementos da comunidade educativa na tarefa de aprender ao longo da vida.

Reconhecendo a importância das Bibliotecas Escolares a Internacional Association of School Librarianship (IASL) declarou a quarta segunda-feira do mês de Outubro como o dia Internacional das Bibliotecas Escolares, desde 1999.

No Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, 23 de Outubro, a Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Campo Maior oferecemos marcadores realizados pelos alunos, divulgámos obras em vários formatos e adoçámos os nossos utilizadores com rebuçados surpresa. As Bibliotecas Escolares escondem tesouros...mas ao alcance de todos.

A Coordenadora da Biblioteca: Elisabete Fiel

Mais informação em: www.rbe.min-edu.pt e http://www.iasl-slo.org

Sem comentários: