quarta-feira, 4 de abril de 2007

Hans Christian Andersen

A Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior destaca esta semana Hans Christian Andersen aproveitando para recordar a passagem sobre o bicentenário comemorado em 2005.

Nascido na Dinamarca a 2 de Abril de 1805, em Odense, no seio de uma família pobre, dotado de uma grande capacidade criativa, além do legado dos contos deixou recortes e colagens em papel que representavam o imaginário dos seus contos. Os recortes de papel estiveram em exposição na cidade de Lisboa, a nós chegou-nos uma reprodução dos mesmos, numa edição particular de Niels Fischer, empenhado na divulgação da obra do escritor dinamarquês.

Autor de mais de uma centena de contos traduzidos em muitas línguas e adaptados ao cinema de animação, tais como: “Patinho feio”,“A sereiazinha” o “ Soldadinho de chumbo” ou o famoso “ João Pateta”. Contudo, Hans Christian Andersen recusava que os seus contos se destinassem apenas a crianças, pois considerava que: «Os contos são tanto para adultos como para crianças; porém estas compreendem apenas o acessório e como gente madura, vêem e tomam a impressão como um todo. A ingenuidade infantil é apenas uma parte».

Andersen esteve em Portugal em 1866, dedicou um livro à viagem ao nosso país que designou de: « O paraíso terreal».

Os contos são maravilhosos, traduzidos em muitas línguas, adaptados ao cinema de animação, apropriados, destinam-se a ser lidos em voz alta ou em silêncio, mas sobretudo lembrados e divulgados, pela genialidade do autor.

A Coordenadora da Biblioteca: Elisabete Fiel

Sem comentários: