quinta-feira, 31 de maio de 2007

A Varanda das Gardénias


A sugestão de leitura para esta edição apresenta o romance A Varanda das Gardénias, publicado pela DIFEL e destacado pela Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior durante a exposição «Cores, Sabores e Odores na Literatura» que decorre durante esta semana.
Varanda das Gardénias é da autoria de Sandra Sabanero, escritora mexicana, autora de outros dois romances La Alcaldesa e A Boda Mexicana, este último também editado pela DIFEL. Este romance narra a história da família Dominguéz, onde os laços do amor e da lealdade nunca são quebrados, nem mesmo quando os seus membros se vêem confrontados com a morte injusta do chefe de família e têm de viver afastados. Os filhos do casal Domingues seguem percursos diferentes: Ezequiel, o filho adoptivo, afasta-se para paradeiro incerto fugindo ao preconceito e à maldade que o ameaçam; Rebeca, a filha, muda-se para Lugarana, para prosseguir os seus estudos. Ela é obrigada a viver na mansão da família de seu pai, na companhia da sua déspota e ressequida tia. Aí, numa varanda repleta de gardénias, cujo odor primeiro amor de sua vida, amor logrado pelos preconceitos sociais e culturais.
Quando a família de Rebeca se volta a reunir, os seus membros estão marcados por anos de sofrimentos. É o forte amor que nutrem uns pelos outros que os ajuda a manter-se à tona. È nesse momento que Rebeca decide
travar uma pugna árdua pela justiça, pela verdade e pela reposição da honra do seu pai e da sua família. No entanto, os homens poderosos contra os quais Rebeca vai confrontar-se estão instalados numa impunidade propiciada por uma sociedade indulgente e empobrecida, de gente enfraquecida por décadas de opressão e terror. Durante essa luta, Rebeca reencontra Patrick, o seu amor perdido nos desencontros da juventude. O amor que os uniu uma vez ressurge, mas será que tem força suficiente para ultrapassar as barreiras que o limitaram no passado, ao mesmo tempo que a sua vida corre perigo?... O odor das gardénias da varanda da sua juventude paira sobre Rebeca enquanto se confronta com as decisões que tem de tomar.
Um livro para conhecer melhor a teia social mexicana, mas também para valorizar o que a vida pode dar de melhor: o amor e a família. Este livro está disponível na Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior.

Professora Carla Correia


2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Pessoal!
Eu também li o livro de Sandra Sabanero. O livro é maravilhoso. Não consegui parar até que terminar de ler a última página!!
Disfrutem a leitura dessa mexicana que sabe como escrever uma historia emocionante!