segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Doris Lassing, aos 88 anos o Prémio Nobel: uma tímida e dedicada voz…

Literature maps the world for us. D.L.

Há uma questão que irrompe frequentemente na minha cabeça desde 11 de Outubro e que me deixa perplexa, sem resposta. Pergunto-me que personagens de ficção conduziram Doris Lessing ao Prémio Nobel? A Martha Quest que cresceu na savana africana impondo a sua rebeldia a uma sociedade dominada pelo preconceito? Terá sido Bem Lovatt que trouxe a inquietação e a noção de horror ao seio de uma família estruturada e entendida como perfeita? A Anna Wulf que busca libertar-se do sufoco que os padrões da sociedade lhe impõem, ameaçando a sua saúde mental e que descobre na escrita o caminho da liberdade? Ou Sarah Durham que se escapule do envelhecimento do corpo e de convenções quando se apaixona aos 65 anos?

Ms Lessing tem uma vasta obra literária que abrange a ficção, o ensaio, a poesia, a ficção científica e o teatro. A sua obra tem sido objecto de inúmeros estudos académicos que convergem em alguns pontos. Percorrer as páginas de The Grass is Singing, Going Home, Particularly Cats, The Memoirs of a Survivor, ou London Observed é cruzarmo-nos com as histórias vividas pela escritora. Efectivamente se analisamos os dados biográficos intuímos que existe um paralelismo entre o que viveu e o que contou. Enquanto criança vagueou pela savana ardente africana de This was the Old Chief’s Country; na idade adulta experimentou a vertigem de se sentir ligada a um projecto político, de que A Good Terrorist é um testemunho surpreendente; aquando da chegada a Londres apaixona-se pela cidade e transporta as pessoas que espia no metropolitano para as páginas de London Observed; numa fase mais madura reflecte sobre o envelhecimento e o consequente estigma social em The Diaries of Jane Sommers. O universo literário que construiu prende-se com o que viveu e sobre essas vivências criou testemunhos na escrita. Os livros que publicou deram-lhe a oportunidade de revisitar o passado, redesenhando uma rede de afectos que se encobre numa voz despojada de sentimentalismo e que se caracteriza pela vontade de dar um testemunho do vivido e experimentado, ao mesmo tempo que encarnava as diferentes personagens dos que não possuíam voz. Essa “ small, personal voice”, como frequentemente gosta de matizar, conduz os seus leitores ao encontro das plantações africanas, a um passeio em Green Park, ao refúgio numa casa em ruínas na cidade de Peshawar, a espaços desconhecidos no universo quando o planeta se revela acanhado para propiciar a dimensão onírica que o homem deve usufruir.

Numa comunicação afirmou que a infelicidade da infância se coaduna com o perfil de escritores de ficção. Isso deve importar muito pouco aos que a reverenciam como a grande romancista que atravessou o século XX com olhar observador e espírito arguto, ganhando os prémios literários mais importantes, e que culmina em 2007 na atribuição do Prémio Nobel da Literatura. Este reconhecimento público sensibiliza os leitores que têm amado as suas páginas em privado. Doris Lessing recebeu a notícia com a tranquilidade e desprendimento que lhe é conhecido.

Quando esta voz ficar retida no mundo do silêncio, sei que a dor da partida de um familiar marcará a minha vida mas a perspectiva de algumas páginas escondidas na sua casa no norte de Londres atenuarão a mágoa. Ms Lessing tem 88 anos e continua a escrever.

Regresso de onde? Nunca parti, nem regressei. D.L.

Elisabete Frade (Professora de Inglês, na Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro – Vila Viçosa).

1 comentário:

Gaspar Matos disse...

Quando quiserem partilhar actividades sobre promoção da leitura para os 9ºs, 10ºs, 11ºs e 12ºs, ou trocarem ideias sobre promoção da leitura para adolescentes e jovens adultos, serão bem-vindos ao
http://adrianepandora.blogspot.com
Um abraço!