segunda-feira, 31 de março de 2008

”Na Corda Bamba” - Joanne Harris

A sugestão de leitura para esta edição apresenta o romance ”Na Corda Bamba”, de Joanne Harris, publicado pela Edições ASA.

Joanne Harris nasceu em Yorkshire, no Norte de Inglaterra, em 1964. Com mãe francesa e pai Inglês, sentiu-se de sempre (um pouco estrangeira).

Com o livro “Chocolate” (nomeado para um dos mais prestigiados prémios literários britânicos) conheceu o sucesso internacional, aumentado pela sua adaptação ao cinema.

“Na Corda Bamba” é outro grande sucesso literário da autora.

Obrigada pelas circunstâncias (“Tinha estado sozinha sem saber; tinha viajado, lutado, sofrido, dançado, (…), amado, odiado, ofendido e triunfando completamente só”), a actriz Juliette e a sua filha, procuraram refúgio numa antiga abadia de Saint- Marie-de-la-Mer sob a tutela de uma bondosa abadessa.

Habituada a ter uma vida agitada a actriz agora enclausurada, procura adaptar-se à nova vida.

Mas surge o assassinato de Henrique IV em que a França sofre uma mudança na qual a procura de uma nova abadessa e a ânsia pela reforma, destrói tudo o que Juliette conseguira na sua vida de clausura: contenção dos sentidos, o auto sacrifício que ela fez para ganhar a confiança dos outros.

Surge, então, Isabelle, a nova abadessa, mas uma simples criança, filha de pais nobres que vem acompanhada por um homem disfarçado de clérigo.

Esse clérigo que é um fantasma da vida de Juliette. Ela pensou ter encontrado um grande amor ao lado de Lemerle, mas com o passar do tempo, percebe que ele não é nada daquilo que ela pensou e abandona-a, sem saber que ela esperava um filho dele.

É um livro com um tema delicado, onde a religião é um refúgio para esconder a face dolorosa de algumas realidades.

Susana Velez, aluna do curso EFA

Autor: HARRIS, JOANNE

Colecção: ROMANCE N12

Editora: ASA

Ano de Edição 2003

1 comentário:

adam brown disse...

Hello I just entered before I have to leave to the airport, it's been very nice to meet you, if you want here is the site I told you about where I type some stuff and make good money (I work from home): here it is