quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

iPADS...e @aprender a aprender - Projecto Apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian

No inicio do ano lectivo divulgamos o projecto @aprender a aprender, que foi apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. As tecnologias encontram-se no centro deste projecto, nomeadamente a exploração dos novos dispositivos de leitura. Assim, adquirimos o iPAD (neste caso 5) que já começou a ser utilizado em contexto de sala de aula e na biblioteca escolar para leitura. Para já avançamos com opiniões de dois alunos que já tinham lido em ecrã e agora experimentaram esta máquina e com a opinião da docente Alexandra Lopes.

Ana Betariz Carneiro, 12º A
«Mostra como a nossa Biblioteca Escolar está tenta às tecnologias é uma forma de divulgar e animar a leitura. »

João Paulo Lopes, 12º A

«Prefiro os e-books aos audiolivros. Já tinhamos participado no projecto @aler, lemos em versão digital no PC. Mas, o IPAD melhora a funcionalidade, está mais perto de nós. Adorei»

Professora Alexandra Lopes, Professora de Português
«Bichos curiosos e tentadores. Apesar de não conseguirem substituir os livros enquanto objecto artistico, são úteis: pesam 10 vezes menos do que o número de livros que habitualmente pesam na mala do fim-de-semana.

Excelente solução de partilha de um mesmo texto na sala de aula e permite aceder a obras integrais, resolvendo duas questões cruciais no ensino do português.»

O iPAD já traz a mistura preparada. Doseia o texto escrito com sons e imagens, tornando a experiência de ler mais apelativa. É um instrumento desejado por leitores experientes e iniciados.

As aulas são forças de conflluência de várias manifestações artísticas: música, cinema, pintura, literatura. Os iPAD permitem aceder a estes registos de forma siplificada. Na sala de aula, uma obra pode ser complementada com a audição atenta de um trecho musical, enriquecida pela observação directa de uma referência geográfica, esclarecida por uma consulta de obra especializada... Tudo o que que enriquece a leitura, sem a tornar um simples pretexto (!), configura-se uma mais-valia. Cabe ao professor dosear, com sábia parcimónia, os vários ícones do ecrã.

O YOUTUBE, site tão consultado pelos jovens em busca de informações sencionalistas ou fúteis, pode ser um copioso manancial de material pedagógico.

A WIKIPÉDIA ficará sempre pronta a servir e a esclarecer qualquer curiosidade.»

M
uitas são as funcionalidades a explorar, vamos dando conta deste projecto ao longo do ano lectivo.

Elisabete Fiel

Sem comentários: