quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PROFFORMA: Revista online do Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano

No dia 22 de Dezembro saiu o primeiro número da Revista PROFFORMA – online do Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano. A apresentação esteve a cargo dos docentes: Francisco Simão (Director), Luísa Abreu e Silva (Coordenadora) e Manuel António Pinheiro (Conselho Editorial). O design, a cargo do docente Quim Ferreira, está moderno, mas sóbrio e o mesmo ainda é responsável pelo cartoon, que não podia estar mais apropriado à ocasião.

O facto de o lançamento ser online está explicito no editorial, escrito pela Coordenadora e não podia estar mais de acordo. Uma revista online garante público, uma vez que está tudo à distância de um simples «click», permite a partilha de conhecimento entre os vários profissionais do ensino que acumulam saberes e experiências mas, que por vezes não chega a ser partilhado e por isso não dá lugar a novo «conhecimento». Para quem goste de ler em papel, pode imprimir a revista toda ou artigo a artigo, é uma questão de opção.

«A opção pelo actual formato, digital, prende-se com a relevância que, sem dúvida, as tecnologias vêm assumindo no nosso quotidiano.
Pretendemos tornar-nos uma leitura frequente porque interessante, fácil porque acessível, necessária porque favorecedora de processos de sucesso.
Procuraremos a diversidade das opiniões e a pluralidade dos contributos.»

A Revista terá quatro números no ano de 2011 e o primeiro conta com colaboradores das escolas que integram o Centro de Formação. Parabéns e que venha o próximo número...

Elisabete Fiel

Sem comentários: