segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Projeto euTUNE – E o Óscar vai para… Carolina! :-)

No final do ano letivo 2011/2012 os professores Ana Gonçalves e Luís Santa desafiaram-nos a participar no projeto euTUNE, cofinanciando pela União Europeia. Este projeto tinha como principal objetivo a constituição de uma comunidade de estudantes do Ensino Secundário dos estados membros da UE, países candidatos e potenciais candidatos da região Adriática, fomentando o diálogo entre os jovens através da utilização de Histórias Digitais (pequenos vídeos em que o autor transmite uma mensagem em formato de história), de modo a combater os preconceitos e estereótipos entre culturas. Durante o primeiro período, os alunos participantes, apoiados pelos professores, construíram histórias digitais que foram submetidas a concurso.

O concurso foi dividido em três categorias distintas: “Yes, that’s me”, onde o aluno teria que se apresentar, contextualizando a sua experiência de vida na herança cultural da sua localidade/país; “Stereotypes” que, como o próprio nome indica, pedia que se falasse dos estereótipos existentes no país de origem e de como eliminá-los e, por fim, “European High Hopes”, em que o tema a explorar deveria incidir sobre as vantagens e perspetivas acerca do alargamento da União Europeia.  

Após cerca de dois meses de trabalho, construção da narrativa, recolha de dados e imagens, montagem dos vídeos e muita imaginação, surgiram as três histórias das quais nos orgulhamos imenso e cujos resultados nos surpreenderam pela positiva. De entre os países participante da União Europeia, conseguimos um primeiro lugar na categoria “Stereotypes” (que será compensado com uma viagem a Roma no próximo dia 14 de Dezembro, para a cerimónia de entrega dos prémios), o segundo na categoria “European High Hopes” e o terceiro na categoria “Yes, that’s me”. Os vídeos submetidos a concursos foram os seguintes:

 - “The Forgotten Country” – Maria Carolina Carneiro (Stereotypes);

- "A Little Village near Spain" – Joana Nunes (European High Hopes);

- "The Kick of my Life" – João Azinhais (Yes, that’s me).

Foi um projeto breve, mas intenso, no qual aprendemos bastante, quer na utilização das tecnologias para produção de vídeos, quer pela pesquisa acerca da nossa cultura e passado, quer pela experiência de produzir uma história para contar aos outros. Espera-nos agora o que parece ser o desafio mais interessante: a viagem a Roma, onde iremos participar numa conferência sobre o alargamento da União Europeia e sobre as vantagens do mesmo para a nossa geração. Será certamente uma experiência enriquecedora que não iremos esquecer facilmente. 

Fica a promessa de divulgarmos neste espaço um relato da viagem e, claro está, o vídeo vencedor!

Pela equipa de projeto: Maria Carolina Carneiro


2 comentários:

Elisabete Fiel disse...

Texto muito interessante, apesar dos «ventos» sou europeista convicta...portanto os desafios dos novos alargamentos e a situação atual da europa tem que ter a garantia do futuro: jovens, empenhados e comprometidos no que se esppera um mundo melhor!!!
Adorei o video e aguardamos as fotos de Roma!!!

Altino Barradas disse...

A participação activa dos jovens é fundamental para que aconteça uma alteração comportamental da sociedade. Ao ver este teu/vosso trabalho fico a acreditar, ainda mais, que a mudança irá acontecer. E o futuro terá menos inimigos. Parabéns e obrigado