segunda-feira, 31 de março de 2014

Mostra sobre a Diversidade Cultural

Nos dias 6 e 7 março, foi feita uma "Mostra sobre a Diversidade Cultural", com várias atividades da responsabilidade da socióloga Letícia Garcia, com a qual a biblioteca participou ativamente.
Antes da mostra, a biblioteca colaborou com Dr.ª Letícia na planificação de algumas atividades, ajudando os alunos na elaboração de pesquisas sobre usos e costumes de cada país; sobre a gastronomia das várias regiões; sobre as moedas e as bandeiras de cada estado. Posteriormente, foram elaborados pelos alunos, e com uma ajudinha da prof.ª bibliotecária, trabalhos escritos ou digitais e cartazes destinados à exposição.
Durante a Mostra, os alunos realizaram várias atividades na biblioteca, local onde foi projetado “As Aventuras do Cig”, um pequeno filme sobre a diversidade intercultural e o combate à discriminação. Seguiu-se a exploração e análise da obra fílmica. Cada aluno foi incentivado a partilhar o que pensava sobre os assuntos e, por fim, foi feita uma atividade que consistia na continuação, por vários grupos, do filme que tinha sido visualizado.
A "Mostra sobre a Diversidade Cultural" foi também o momento escolhido para expor o Mural da Paz, um conjunto de trabalhos feitos pelos alunos, na primeira semana de aulas do mês de janeiro, sobre a paz entre todos os seres humanos. O tema era pertinente e vinha mesmo a propósito.
Maria José Carola Amaral

Sem comentários: