segunda-feira, 31 de março de 2014

Semana da Leitura #2014#

Semana de muitas emoções… Podemos ter gostado ou não, o que de certeza não deve ter acontecido terá sido a indiferença ou apatia pelas atividades realizadas na semana que passou.
Pela primeira vez, juntaram-se todas as bibliotecas do concelho de Campo Maior. Após várias reuniões entre todas a bibliotecárias e Ana Janeiro, responsável pelo centro documental do Sr. Comendador Rui Nabeiro, foi possível realizar esta semana da leitura em conjunto.
Assim, de 17 a 21 de março, realizaram-se, entre as 9.00h as 20.00h, bastantes atividades que seguiram as diretrizes do Plano Nacional de Leitura (PNL) e a iniciativa do comendador Rui Nabeiro que se materializou na realização da Feira do Livro Solidária, no espaço de um antigo lagar, cedido gentilmente pelo mesmo.
A abertura oficial foi no dia 17 de março, pelas 18h30. Contámos com a presença do diretor do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior, Prof. José Emílio Pernas, com o Sr. comendador Rui Nabeiro e com o Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Ricardo Pinheiro, que fizeram um pequeno discurso inaugural, após terem agradecido a presença de todos os participantes. O grupo de bombos “Rufando na Raia esteve presente para animar esta a abertura oficial.
As atividades foram muito variadas, tais como: a hora do conto, sessão de literacias do séc. XXI, apresentação de livros, espetáculos de magia, curtas-metragens, oficina de construção de papagaios de papel, música ao vivo com vários grupos, projetação de filmes, encontros com a poesia, cantares populares, etc.
Em paralelo a estas atividades, houve, durante toda a semana, leituras na Escola Secundária, dinamizadas por professoras de Português: a docente Alexandra Lopes e a docente Manuela Tomé, que pertencem à equipa da BE.
No dia 17 de março, as leituras foram feitas pela docente Manuela Tomé e os seus alunos do 10.º C, 12.º C e 12.º D. Os textos escolhidos obedeceram a gostos muito diversos: “O Príncipe feliz”; “O Quarto Anjo”, “A Senhora da Graça”, “A Sardinhinha”, “Borges no Inferno” e “Os sapatos Encantados”.
No dia 18 de março, a leitura de poemas foi levada a cabo pelos alunos do 7.º A. Ouviu-se: “Café com Pão”, “A Bela Infanta”, “O Colar de Carolina”, “O Beijo”, “Lenda de Santa Iria” e quadras de poesia popular.
No dia 20 de março, a leitura foi realizada pela docente Manuela Tomé e as alunas do 12.º D, Maria e Natacha. Repetiram alguns clássicos como “O Beijo”, “A Bela Infanta”, “Poema do Fecho Éclair” e “Nau Catrineta”, para as turmas do 9.º D, lecionada pela docente Vanessa Algarvio; e do 8.º B, lecionada pela docente Paula Fevereiro; e do 8.º A, lecionada pelo docente António Sardinha.
No dia 20 de março, a leitura foi dinamizada pela docente Alexandra Lopes. “O Fecho Éclair” foi correndo pelas turmas do 11.º A, lecionada pela docente Gina Bicho; 10.º C, lecionada pelo docente Fernando Antunes; 8.º B e 8.º C, lecionadas pela docente Inês Cesar; 7.º D, lecionada pela docente Edite Albergaria; Voc 3.º, lecionada pela docente Ana Paula Costa; 12.º A, lecionada pela docente Elza Matos; 9.º C, lecionada pela docente Célia Pingo; 7.º A, lecionada pela docente Inês Ferreira; 10.º A, lecionada pela docente Joana Afonso; e 12.º D, lecionada pela docente Ermelinda Chambel.

Se entretanto esquecemos alguém, as nossas desculpas, e a todos os que, de alguma maneira, participaram nestes eventos, um obrigado em nome da Literatura!
            Maria José Amaral

Sem comentários: