quarta-feira, 15 de abril de 2015

Pedro Belo Clara cativou Campo Maior - 3/3/2015

O jovem escritor de vinte e oito anos, Pedro Belo Clara, já vai na quinta obra publicada. No passado dia três de Março trouxe a Campo Maior o seu talento, conversando com alunos e professores sobre a temeridade de dedicar os seus dias à produção literária.Participaram as turmas do 10.ºD e E com a professora Ana Paula Costa, o 11.ºA e B com o professor Pedro Reis, o 12.º A e B com a professora Alexandra Lopes, o vocacional do 2.º ano com a professora Ludovina Rosinha, o 10.ºC com o professor Fernando Veríssimo, o 12.ºC com o professor Alexandre Henriques e o 12.ºD com a professora Maria Rodrigues. A equipa da biblioteca agradece em especial à professora Luísa Silva que teve a iniciativa deste convite e aos professores Alexandra Lopes e Pedro Reis pela sua colaboração antes e durante o evento.

A biblioteca da escola recebeu o escritor para “uma conversa de amigos”, na qual ficou a saber o percurso de vida deste autor e tomou contacto com os seus textos. Ao contrário do que seria expectável, Pedro Belo Clara não lia muito na adolescência. Não era que não gostasse de ler, apenas ainda não tinha pegado nos livros certos. Foi pela mão da professora do ensino secundário que ele chegou ao seu habitat natural: o texto poético.

Apesar se ter licenciado em gestão e marketing, a escrita tornou-se a sua paixão e hoje faz da literatura a sua principal ocupação. Os livros Jornada da loucura, Nova era e O velho sábio das montanhas estiveram em cima da mesa e deram origem a várias leituras, realizadas pelo próprio e por professores e alunos. Para breve estará a publicação da obra Cristal, um livro de poesia onde se notam ecos de Sophia e Eugénio de Andrade.

O talento e a simpatia deste jovem escritor encantaram o Agrupamento, provando que a poesia não é assunto exclusivo de seres exuberantes e inacessíveis. Vamos continuar no seu rasto.

Maria José Amaral

1 comentário:

Pedro Belo Clara disse...

Foi com um imenso prazer que respondi ao vosso convite. Muito obrigado pelas palavras e pelo carinho que me reservam. Ainda hoje recordo esse dia com um enorme sorriso.
Um forte abraço. E (certamente) até breve!