quinta-feira, 9 de julho de 2015

Leandro rei da Helíria

Esta atividade com base no referencial aprender com a biblioteca, teve como resposta a adesão das docentes que lecionam a disciplina de português ao 7.º ano.
A obra recomentada para leitura integral é “Leandro rei da Helíria” de Alicie Vieira, texto dramático infantil, inspirado na narrativa popular.
Pretende-se associar a leitura, o uso das TIC, dos diferentes média e a pesquisa e trabalho com a informação, em situações de aprendizagem curriculares ou extracurriculares, num trabalho articulado entre a professora bibliotecária e as docentes da disciplina de português.
A biblioteca tem vários tablets o que nos permitia ler a obra em formato digital, tornando mais apelativo para os alunos a leitura da obra “Leandro rei da Helíria”.
Na biblioteca, com a colaboração da professora Célia Pingo, formatámos as tablets com a referida obra.
No dia 4 de maio tivemos as duas primeiras horas de leitura com os alunos do 7.ºB e 7.ºC (turma dos avançados) com a professora Célia Pingo. Por cada 2 alunos tínhamos um Tablet
No mesmo dia, já da parte da tarde, tivemos mais 2 horas, com os alunos do 7º.A, 7.ºB, 7.ºC e 7.ºD (alunos do ninho) com a professora Vânia Faria.
No dia 5 de maio tivemos mais duas horas de leitura e questionários sobre a obra com os alunos do 7.ºB e 7.ºC (turma dos intermédios) com a professora Célia Pingo.
No mesmo dia, já da parte da tarde, tivemos mais 2 horas, com os alunos 7.ºE (turma dos avançados) com a professora Célia Pingo.
No dia 8 de maio tivemos mais 2 horas de leitura e questionários sobre a obra com os alunos 7º.A, 7.ºB, 7.ºC e 7.ºD (alunos do ninho) com a professora Vânia Faria.
No mesmo dia já da parte da tarde tivemos mais 1 hora de leitura e questionários sobre a obra com os alunos 7.ºE (turma dos avançados) com a professora Célia Pingo.
No dia 11 de maio tivemos mais duas horas de leitura e questionários sobre a obra com os alunos do 7.ºB e 7.ºC (turma dos intermédios) com a professora Célia Pingo.
Já a última sessão que tivemos foi com os alunos do 7.ºA e 7.ºD (turma dos intermédios) com a professora Manuela Tomé. Estes fizeram uma dramatização de duas versões escritas por eles. Uma versão com final cómico e a outra com final feliz. 
Todos os alunos se mostraram interessados nestas atividades e o comportamento foi exemplar em todas as turmas. A interação entre as professoras e alunos foi bastante fluída, mostrando a cumplicidade entre todos na leitura da obra.

Maria José Amaral

Sem comentários: