domingo, 15 de abril de 2007

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

O «Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor» é comemorado no dia 23 de Abril, dia de São Jorge, por decisão da UNESCO.
A data escolhida coincide com uma velha tradição catalã, em que no dia de São Jorge ( Saint Jordi) os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha e recebiam em troca um livro. Nos dias de hoje, os catalães continuam a fazer a troca de rosas por livros, assim as livrarias aproveitam o momento para fazer novos lançamentos e promover a leitura.
Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, nomeadamente Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.
A Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior assinala a data com a selecção de 23 grandes obras de vários escritores. Destacámos ainda, Daniel Pennac e o sua obra «Como um Romance». Trata-se de um livro sobre os livros e o acto de ler, o prazer da leitura e os direitos inalienáveis conferidos ao leitor. Divertido, original e simultaneamente muito sério. Aqui fica a transcrição da página 139, para reflectir .
«Em matéria de leitura, nós, os leitores, temos todos os direitos (...)
O direito de não ler
O direito de saltar páginas
O direito de não acabar um livro
O direito de reler
O direito de ler não importa o quê
O direito de amar os heróis dos romances
O direito de ler não importa onde
O direito de saltar de livro em livro
O direito de ler em voz alta
O direito de não falar do que se leu»

Pennac, Daniel, Como um Romance, Edições ASA, 5ª edição, 1995, tradução: João Machado.


Elisabete Fiel

Sem comentários: