quinta-feira, 26 de abril de 2007

25 de Abril – Sugestão de leitura


Na biblioteca da nossa escola há um livrinho muito giro que se lê em quinze minutos. Chama-se “O tesouro”, tem na capa um enorme cravo vermelho e foi escrito por Manuel António Pina, são apenas quinze páginas. A edição é de 1993, da Associação 25 de Abril e teve o alto patrocínio do senhor Presidente da República Portuguesa. Recomenda-se a sua leitura a todos, principalmente àqueles que não viveram o dia histórico do 25 de Abril de 1974.
O livro fala de um país que existia antes da revolução de Abril do século XX: o País das Pessoas Tristes em que as pessoas viviam fechadas como se fosse numa prisão, onde havia polícias por toda a parte para vigiar as pessoas e impedir que elas falassem entre si. Fala da vida dos meninos no País das Pessoas Tristes, da tristeza e da amargura, num país onde era proibido quase tudo, até era proibido beber Coca-Cola. Fala de um dia em que as pessoas decidiram reconquistar o tesouro que lhes era negado: a liberdade. Fala desse dia em que se gritou com emoção, viva a liberdade!, e em que se colocaram cravos vermelhos por toda a parte, até mesmo na ponta das espingardas.
Era o dia 25 de Abril que passou a chamar-se o Dia da Liberdade num país que deixou de ser o País das Pessoas Tristes e passou a chamar-se Portugal.
Corra até à Biblioteca, mesmo num intervalo das aulas e leia este tesouro. Vai ver que vale a pena e a seguir não tenha medo de ter vontade de cantar e gritar: Viva a Liberdade!, Viva a liberdade! E, por que não, viva o 25 de Abril!

Pedro Reis

20 de Abril de 2007

Sem comentários: