segunda-feira, 7 de julho de 2014

Clube de leitura

        O Plano Nacional de Leitura e a Rede Bibliotecas Escolares lançaram um desafio às escolas no início do ano letivo. Tratava-se de um projeto de leitura denominado os “Melhores leitores do Mundo” (MLM). Após sugestão da professora bibliotecária, a docente que leciona Português aos alunos do ensino secundário, a professora Alexandra Lopes, decidiu motivar os estudantes que prontamente aceitaram o repto.

Todos os alunos assinaram um contrato de leitura, escolheram obras a seu gosto de entre as muitas sugeridas pelo PNL e participam na “Roda de livros da biblioteca,” local onde partilharam algumas passagem e trocaram opiniões. Alguns livros trocaram logo de mão porque uns leitores iam «abrindo o apetite» aos próximos.

Já no final do segundo período, os alunos tiveram oportunidade de ver a adaptação teatral da obra “Os Maias” de Eça de Queirós, que já tinham lido e analisado previamente. A professora Alexandra, assim que recebeu o convite da Escola Secundária de Elvas, organizou a ida ao teatro na qual tive o privilégio de acompanhar os nossos alunos.

O último encontro foi especialmente animado e divertido. Todos os alunos apresentaram as obras que leram, fizeram um resumo, expuseram as razões pelas quais os amigos deveriam ler a obra por eles escolhida. Estávamos todos mais descontraídos e até houve partilha de guloseimas. Saber e sabor têm a mesma raiz etimológica…
Maria José Amaral

Sem comentários: